No último domingo todos nós coxa-brancas nos decepcionamos com o que aconteceu em campo. Uma pelo resultado adverso e outra pelo que o nosso time rendeu.
Tentei pinçar mais algum atleta que poderia destacar e que teve boa atuação além de Alex, mas infelizmente não consegui. Somente o nosso "menino de ouro" Alex apareceu. E diga-se de passagem apareceu muito bem. Fez dois golaços de cabeça como um verdadeiro centro-avante. Confesso que fiquei surpreso com tanto gol de cabeça que Alex vem fazendo no campeonato paranaense. Os dois gols feitos por ele no domingo não foram os únicos de cabeça. E as faltas cobradas por ele? Quem sabe sabe. O que é bom já vem do ovo. Do alto de seus 35 anos de idade ele se sobressai no elenco coxa-branca não só pela história que construiu no futebol até hoje, mas sim no atual momento. Mais uma vez, parabéns Alex.
Alex não joga contra o Nacional em Rolândia. Será poupado. Confesso que fico com a pulga atrás da orelha com esse posicionamento de poupar Alex. Por um lado, acho ótimo, pois o nosso Gênio não correrá riscos quanto à contusões. Um jogo como esse contra o Nacional, último colocado do campeonato e que não ganhou nenhum jogo até o momento, acho eu, não precisa mesmo das grandes investidas do nosso "craque". Só que Alex perderá a oportunidade de fazer mais alguns gols e se isolar na artilharia do regional. Já por outro lado, fico aqui pensando. Um atleta para manter ou melhorar o seu ritmo de jogo precisa atuar. Será que essa parada proposital nas atuações não comprometerá essa sequência positiva de Alex?
Não dá para criticar a tomada de posição quanto a não utilização de Alex nessa partida contra o Nacional. Mas que fico pensando aqui, cá com meus botões, fico. Vejo que Alex é daqueles atletas que gosta de jogar, que vibra, que sente o jogo e acho que se perguntar a ele se ele está gostando de ficar de fora dessa partida, tenho certeza que ele vai responder com um sonoro "NÃO".
Mas "Não" é a palavra adequada para utilizarmos em nossa caminhada até aqui em 2013. O Coritiba venceu invicto o primeiro turno e está na final do campeonato paranaense em atual disputa. Fez experiências com muitos atletas e penso que a Comissão Técnica já sabe com quem deve ou "NÃO" contar para o Brasileirão. O rendimento da equipe chegou a 1/3 do que queremos em 2013, em apenas 1 ou 2 jogos e sinceramente, mesmo o Coxa estando garantidíssimo na final do regional, tenho certeza que nenhum torcedor coxa-branca está contente. Ganhar o campeonato paranaense pelo que vem acontecendo é tido como até uma obrigação. Obviamente que ganhar campeonato não é obrigação de nenhum time do mundo. Todos os times entram no campeonato buscando o melhor, mas não dá para afirmar categoricamente que esse ou aquele time tem obrigação de ganhar qualquer campeonato. O Futebol é repleto de variações, de surpresas e o inesperado, vez por outra, acontece(vide o nosso último jogo).
Na realidade nossas preocupações maiores estão alicerçadas no Campeonato Brasileiro. A Copa do Brasil também é vislumbrada mais uma vez, mas pelas duas últimas finais que disputamos e infelizmente, sem ter êxito, a coisa esfriou um pouco quanto a isso. É lógico que se der para chegar em mais uma final da Copa do Brasil pela terceira vez consecutiva ninguém vai reclamar, mas o que queremos é ver o Coxa no Campeonato Brasileiro de 2013 como protagonista e não apenas como coadjuvante, como em 2012, quando nos safamos do abismo totalmente, apenas na penúltima rodada.
Com o rendimento atual da nossa equipe, podemos dizer hoje de peito aberto e com plena exatidão de que o CORITIBA FOOT BALL CLUB será protagonista no Brasileirão 2013? Minha vontade era responder dizendo "SIM", mas infelizmente minha razão puxa para o "NÃO" como resposta. Com o rendimento atual, e com extrema irregularidade nas atuações da nossa equipe, não posso ser irresponsável e dizer apenas movido pela emoção, pela paixão, que o Coxa será um dos protagonistas do próximo brasileirão. Pelo panorama atual não vislumbro isso.
"NÃO" quer dizer que isso "NÃO" possa se modificar. Temos 8 jogos a realizar pelo Campeonato Paranaense de 2013 e nessas 8 partidas a coisa pode "SIM" ser ajustada e entrarmos no brasileirão com padrão de jogo, com entrosamento e principalmente com um rendimento melhor, muito melhor do que a produtividade atual.
"O início do Brasileirão está cada vez mais próximo".
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)