Apoio já.
Apoiar uma equipe quando ela está colecionando vitórias e mais vitórias, uma após outra, é fácil, muito fácil.
Quero ver realmente quem ama o clube, a equipe, o time, nos momentos em que as vitórias acontecem lá de vez em quando.
Um atleta consciente nunca entra em um jogo para perder a partida.
Nenhum técnico arma o esquema da sua equipe imaginando que aquele esquema não terá resultado positivo.
Nenhum Diretor de Futebol que atua profissionalmente, de modo consciente, reforça o grupo trazendo jogadores, imaginando que esses jogadores não se encaixarão na forma de jogar da equipe ou que não renderão o que deles se espera.
E nenhuma torcida se dirige ao estádio imaginando que a equipe por qual torce perderá a partida.
Esses são ingredientes presentes antes de um jogo, antes de se iniciar um campeonato ou antes até de se montar um grupo para disputar torneios e campeonatos ao mesmo tempo.
Em 2011, o grupo do Coritiba, o elenco do Coxa encaixou mais e em alguns momentos parecia que jogava por música. Tanto é que conseguiu até a passar a fazer parte do Livro dos Record. E mesmo assim, com tudo isso, não conseguiu conquistar um torneio, a Copa do Brasil, e não conseguiu vaga para a Libertadores da América através do Campeonato Brasileiro. Faltou pouco, muito pouco mesmo, mas o sonho da Libertadores e um novo título nacional teve que esperar.
Em 2012, um novo grupo foi formado e sabemos todos, que o rendimento do elenco em 2012 não foi o mesmo do grupo de 2011. Mas, mesmo assim um novo título paranaense pintou e uma nova decisão de um torneio, a Copa do Brasil, aconteceu mais uma vez. E mais uma vez, infelizmente, o Coritiba não conseguiu reviver o sonho de um novo título nacional.
Só que bem diferente de 2011, em 2012, além da não conquista de um novo título brasileiro, agora o clube, o grupo, o elenco, o time está vivendo uma situação não muito cômoda no campeonato brasileiro.
Atualmente, por inúmeras situações, dificilmente entra em campo o mesmo onze em sequência. Isso dificulta um aproveitamento melhor.
Várias contusões(algumas que forçam a ausência de jogadores importantes durante um tempo considerável), cartões amarelos e expulsões fizeram com que a cada jogo um novo onze iniciasse as partidas.
Essa é a realidade da equipe Coxa-Branca desde o início do ano até o presente momento.
Willian, Émerson e Rafinha, por exemplo, sem citar outros nomes que também desfalcaram a equipe alvi-verde em diversas ocasiões, desfalcaram e desfalcam o time coxa-branca, muitas vezes e inclusive para o jogo de hoje, contra o atual Campeão da Libertadores da América.
Todos nós que gostamos do Coritiba temos que ter essa consciência.
Não podemos exigir resultados de forma aleatória. Tem que ganhar e pronto.
O Futebol nunca foi assim, nunca será e atualmente, mais do que nunca, é assim.
É preciso que todos tenham esse discernimento.
Cobrar, cobrar e cobrar resultados, a qualquer custo, também não é o caminho.
É óbvio, é lógico que queremos ver nosso time sempre entre os primeiros colocados em qualquer torneio ou campeonato de nível nacional.
Mas, concorrendo com equipes que possuem um poderio econômico muito maior do que o do Coritiba, as coisas não acontecem assim, de modo tão fácil.
Sejamos conscientes, reflitamos e analisemos antes de tomarmos qualquer atitude que em vez de ajudar, somente irão atrapalhar.
Dizem que quem não ajuda não atrapalha.
Respeito o pensamento de todos e a vontade de todos, mas peço que "TODOS" tenham consciência, que ajam com discernimento e que analisem se o que aqui escrevi não é uma verdade.
Penso que agora, nesse exato momento, o Coritiba precisa de maciço apoio da sua torcida. Entendo que agora, nesse exato momento, os jogadores precisam sentir esse apoio ao pisar no gramado. Imagino que Comissão Técnica e Diretoria estão fazendo o que é possível, dentro do panorama econômico que o clube pode hoje, e não pode ser alvo de críticas simplesmente "IRRESPONSÁVEIS". O futebol não é assim gente.
O Coritiba precisa de apoio da galera. Agora, nesse momento difícil e penoso é que precisamos, todos, unirmos forças para fazer com que o Coritiba, pelo menos, permaneça na Elite do Futebol Brasileiro.
Criticar este ou aquele jogador agora...será que vai resolver. Criticar nossa Comissão Técnica agora vai resolver. Ou criticar a Diretoria atual que trouxe o Coritiba para o lugar onde ele merece e deve ficar, ou seja, na Elite do Futebol Brasileiro, agora, nesse exato momento de dificuldades, vai resolver.
Torcedor Coxa-Branca, mesmo não estando contente com os resultados obtidos em 2012, apoie o Coritiba.
Agora é que o Coritiba está precisando de cada um de nós.
SAUDAÇÕES ALVI-VERDES.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)