É possível o Coritiba vencer o Santos no segundo jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de Futebol de 2014?
É evidente que é possível. É óbvio que o Coritiba pode sim marcar 3 pontos na segunda rodada do Brasileirão no ano da Copa do Mundo no Brasil.
Porém, algumas coisas devem ser bem analisadas antes da partida e que devem ser colocadas em prática durante o jogo contra o Peixe.
Primeiro é preciso paciência e segundo confiança.
O Coritiba faz a sua estréia no Brasileirão em casa e terá a seu lado o fator campo e o apoio da torcida. Esses são pontos favoráveis ao Coxa.
O Coritiba, sob o comando de Celso Roth ainda não sofreu gols e isso é outro ponto positivo.
Em dois jogos, com um novo plano de jogo(que antes não existia), o Coritiba venceu o CENE pela Copa do Brasil e jogando fora de seus domínios, contra a Chapecoense, pelo Brasileirão, trouxe na bagagem, 1 pontinho. São fatos também positivos.
Mas há que se observar também, que o Coritiba hoje é um time em formação ainda, já que durante o Campeonato Paranaense, a equipe não apresentou nada que se parecesse com o que chamamos de "Plano de Jogo". Enquanto isso, do outro lado, está o Santos que atuou no Paulistão e chegou à decisão(mesmo perdendo nos pênaltis para o Ituano), praticando um bom futebol e com um padrão de jogo bem definido. Aqui, justamente nesse ponto, é que a coisa não é favorável ao Coritiba. Fazendo uma comparação entre o "time" do Coritiba e o "time" do Santos não tem como negar que hoje a solidez maior pende para o time santista.
É o primeiro time que o Coritiba vai enfrentar, sob o comando de Roth, que faz parte do grupo de clubes que são considerados, digamos, "grandes". Não que o Coritiba não seja um grande clube. O Coritiba é um grande clube sim, queiram alguns ou não. Ocorre porém que o momento coxa-branca, em função de tudo que aconteceu nesses primeiros quatro meses de 2014, não é dos melhores. Melhorou um pouco sim, mas o Coritiba ainda está buscando a tal solidez já citada acima. Não sofrer gols em dois jogos seguidos, em campeonatos diferentes, já foi um ganho, mas muita coisa precisa ser acertada desde o Goleiro Titular até o camisa "11" e o elenco em si.
Contra o CENE a vitória era previsível, frente à Chapecoense o empate não foi ruim, mas agora contra o Santos, jogando em casa, o Coritiba além de se defender bem e se possível não tomar gols, terá que ser um pouco mais ousado(com certos cuidados) no ataque, buscando fazer gols e sair com a vitória.
Não é da noite para o dia que se constrói um time sólido, em que todos os compartimentos da equipe funcionam dentro de níveis elevados, mas é preciso que haja evolução a cada jogo.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)