É realmente um real e grande prazer ser coxa-branca.
Vou contar uma história que me emocionou muito hoje, logo após o almoço.
Me ligou de Paranaguá o coxa-branca de quatro, cinco ou seis costados, Nilton Lemos Abrantes.
Infelizmente eu ainda não conheço o Nilton mas faço questão de conhecer esse grande coxa-branca.
Inicialmente me pediu desculpas por ter ligado sem me conhecer pessoalmente e foi logo agradecendo a mim e a todos os atletas que foram Campeões Brasileiros de Futebol pelo Coritiba em 1985.
Percebi na voz do Nilton que ele estava realmente muito emocionado em falar comigo por telefone, o que foi, a medida que ele pronunciava cada palavra, me emocionando fortemente.
Ele me relatou que o pai dele, Sr. Manoel Abrantes era palmeirense quando veio de Sorocaba para Paranaguá. Chegando em Paranaguá, seu Manoel foi logo se afeiçoando ao verde e branco coxa-branca e passou a torcer fortemente para o Coritiba.
Infelizmente seu Manoel veio a falecer em 1974, 2 anos após ter se aposentado(trabalhou 35 anos no Porto de Paranaguá) e não viu o Coxa tornar-se Campeão Brasileiro de Futebol. Mas Nilton, certamente o seu Manoel vibrou lá de cima quando nos sagramos Campeões Brasileiros.
Nilton Lemos Abrantes chegou a atuar como atleta no amador do Rio Branco de Paranaguá, mas me relatou que mesmo antes disso acontecer ele já era coxa-branca.
Ele me disse ao telefone que em Paranaguá ele é o "maior torcedor do Coritiba" e que muita gente por lá não sabe nem o seu nome, pois todos o chamam de "Coxa".
Disse o Nilton que o Coritiba é o maior time, o maior clube do mundo!
E ele chorou por diversas vezes nesse Brasileiro nas derrotas alviverdes, com a bandeira coxa-branca no rosto.
Mas ele também me falou que agora ultimamente está chorando de alegria nas vitórias alviverdes.
Conversamos sobre as pífias campanhas do Coritiba nos últimos Campeonatos Brasileiros e que já passou da hora disso acabar.
Nilton me relatou que quando conquistamos o título brasileiro, se emocionou, vibrou e olhou para os céus e disse: tá aí pai o título que você queria.
Obrigado Nilton Lemos Abrantes por ser esse grande torcedor coxa-branca. Nós coxas quando torcemos, torcemos de verdade, com o coração e com a alma e nos entregamos totalmente a esse lindo e gostoso sentimento.
E obrigado pelas palavras que proferiu em relação ao que fizemos, o grupo todo, naquele título até hoje inédito que conquistamos.
Ontem à noite também nos emocionamos muito no Jantar de encerramento do ano da Confraria dos ex-atletas do Coritiba. Foi muito bom e gostoso rever e conversar com atletas da estirpe de Célio Maciel, Hidalgo, Tião Abatiá, Oberdan e tantos outros ex-atletas do nosso querido alviverde do Alto da Glória.
Mais uma vez sentimos que a humildade permeia o caminho dos ex-atletas do Coritiba.
O lucro auferido no jantar foi destinado à família do nosso amigo, parceiro e irmão Toby que foi o maior homenageado da noite. Foi também homenageado o nosso querido Reynaldinho e algumas palavras também foram proferidas quanto ao projeto de se erguer uma estátua do interminável Dirceu Krueguer no Couto Pereira.
Estiveram presentes, dessa vez, no jantar de encerramento do ano da Confraria os seguintes ex-atletas alviverdes: Toby(de lá onde está certamente participou conosco), Vavá, Marildo, Heraldo, Jairo, Caxias, Gil, Elizeu, Célio Maciel, Tião Abatiá, Oberdan, Claudio Marques, Hidalgo, Krueguer, Reynaldinho, Sidney, Ademir Alcântara, Ribamar, Jetson, Rodinaldo, Aladim, Edson Borges, Mario Sergio Feijão, Osíris, Serginho Prestes e Tostão.
Gostaria de agradecer também ao grande torcedor do Coritiba, Flávio(dos Helênicos) que disponibilizou a nós, atletas Campeões Brasileiros pelo Coritiba, um DVD do filme Heróis do Maracanã.
Agradeço ainda o carinho e a presença dos torcedores alviverdes que compareceram ao jantar da Confraria de ex-atletas coxa-brancas ontem à noite.
Foi uma noite maravilhosa.
Obrigado Nilton, Flávio, Confraria de ex-atletas do Coritiba, Nação Coxa-Branca, ao próprio Coritiba e à Tia Lourdes pelo apoio mais uma vez em um de nossos eventos e um muito obrigado ao Toby por tudo que fez pelo nosso querido e amado alviverde do Alto da Glória.
E que domingo o Coritiba conquiste mais uma vitória no Brasileirão 2015 frente ao Vasco.
"O real e grande prazer de ser coxa-branca" é indescritível e não existem palavras que denotem a dimensão disso.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)