Jogar 8 partidas em um Campeonato Brasileiro e não conhecer derrota, é algo que coloca o Coritiba como sério candidato a um segundo título nacional via brasileirão.
No jogo contra o Santos, após o time da Vila Belmiro ter feito 2 X 1 no placar, com certeza, muitos pensaram: lá se foi a invencibilidade.
No primeiro tempo, uma bola na trave, onde Alex ficou cara a cara com o goleiro e no rebote, Deivid ainda teve uma segunda chance, deu mostras ao Peixe que o Coxa tinha bala na agulha para vencer. Na minha concepção, se nesse lance, a bola tivesse ido para o gol, através de Alex ou por intermédio de Deivid, o Coritiba teria saído como vencedor do confronto. Seria 1 X 0 a favor do alvi-verde que mandava no jogo.
No segundo tempo, quando o placar apontava a igualdade no marcador(1 X 1), Chico cabeceou na trave(de novo, a bola, teimosa, foi de encontro ao poste). Se o segundo gol saísse, naquela altura, favoravelmente ao Glorioso, acho que o Coxa seria o vitorioso do confronto.
Infelizmente tanto no primeiro tempo, quanto no segundo tempo, a trave salvou o time santista, que conseguiu se manter a frente do placar em duas ocasiões. E nas duas ocasiões o Coritiba teve forças para chegar ao empate. Entendo que se o Coxa saísse na frente com o 1 X 0 ou no 2 X 1, o Santos não teria forças para buscar o empate e o desenho do jogo seria outro.
Mesmo assim, o pontinho trazido de Santos, manteve o Coritiba como único invicto do certame e com a mesma pontuação do Botafogo, que fica, momentaneamente, na liderança, em função dos critérios de desempate.
Na próxima rodada, o Botafogo tem um clássico pela frente. O adversário será o Flamengo que vendeu caro a derrota, nessa oitava rodada, para o Internacional, que apareceu apenas nos acréscimos da partida. O Flamengo melhorou consideravelmente em relação às primeiras rodadas e pode vencer o Botafogo, pois clássico é clássico e tudo pode acontecer.
Até com um empate entre Botafogo X Flamengo e uma vitória do Coritiba dentro do Couto Pereira, na próxima rodada, frente ao Vitória, a liderança voltará ser alvi-verde.
No momento em que Botinelli estiver jogando com ritmo de jogo, Émerson e Keirrison ídem, poderá o Coxa jogar em um 3 X 5 X 2 e quem sabe, começar a vencer partidas fora de casa, o que até agora ainda não aconteceu.
Foram 4 vitórias dentro de casa e 4 empates fora. Imagine como estaria o Coritiba caso tivesse conseguido, por exemplo, 2 vitórias fora de seus domínios nessas 8 rodadas iniciais?
Não dá para reclamar da performance alvi-verde até aqui, pois é o único invicto do brasileirão 2013, possuindo o mesmo número de pontos do atual líder, ocupando a vice-liderança, em função dos critérios.
Se o Coritiba quiser chegar ao Bi-Campeonato Brasileiro, terá, sem dúvida nenhuma que beliscar algumas vitórias fora de casa também. Acredito, que com mais alguns ajustes na equipe e quando alguns atletas já estiverem adquirido o chamado ritmo de jogo, as vitórias acontecerão, também além do Couto Pereira.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)