Quem é coxa-branca de verdade não se omite nos momentos ruins.
Então vamos aos fatos.
Responsabilizar somente Marquinhos Santos pela queda de produção da equipe no Campeonato Brasileiro não é o mais correto. Alguns equívocos ele andou cometendo sim, mas qual é o técnico que não erra ou que nunca errou?
E pra falar a verdade não sei se o momento era mesmo de se demitir o técnico Marquinhos Santos.
Muita coisa vem acontecendo no Coritiba e não é de hoje.
Eu sou solidário a dispensa do Felipe Ximenes e acho até que ele deveria ter saído antes.
Quanto ao Verardi, sinceramente não posso opinar, pois ninguém sabe até o momento quais são os reais motivos de sua saída do Marketing.
Éverton Ribeiro foi para o Cruzeiro(e olha que o Cruzeiro acenou também para que Rafinha e Emerson também fossem para a Raposa), Rafinha para fora do país e Emerson para o Atlético Mineiro. Os mineiros não são nada bobos. Será que Marcelo Oliveira e Cleocir dos Santos, o Tico, tem algo a ver com isso?
Jogadores chaves em determinados momentos não podem deixar de fazer parte de um elenco. Com relação a esses 3 atletas citados em particular, era o momento de Felipe Ximenes, como Gerente ou Superintendente de Futebol bater na mesa e se pronunciar dizendo que esses 3 jogadores permaneceriam no Coritiba em 2013. Tá certo que tem a coisa da "grana", mas às vezes entra dinheiro no caixa e se perde muito mais com a saída de jogadores chaves.
Para não se alongar vou deixar somente esse fato citado no parágrafo anterior quanto ao porque de eu achar que o Ximenes já deveria ter saído antes do Coritiba.
Mas não é só isso.
Contusões acontecem no futebol e quem conhece um pouquinho de bola, sabe que as lesões, fazem parte do dia a dia de qualquer equipe. Ocorre que as contusões no Coritiba acontecem em profusão. E isso não é de hoje, só em 2013. Nos anos de 2011 e 2012 as coisas também se apresentaram mais ou menos assim. Mas em 2013 o nível, o número de contusões, superou de longe os 2 últimos anos. Outros clubes que disputam a Série A ou até mesmo a Série B sofrem com alguns desfalques em virtude de contusões leves ou mais graves, mas sem sombra de dúvida, e sem medo de errar, entre os 40 clubes que disputam Séries A e B, o Coritiba é o que apresenta disparado a maior lista de contundidos.
Não é do meu feitio procurar culpados, apontar que a culpa é desse ou daquele profissional, mas se queremos fazer uma análise limpa, sem determinados melindres, não tem como fechar os olhos a isso. O mais leigo entre todos, detecta facilmente que existe sim algo de errado nessa frequência exagerada de atletas alvi-verdes no Departamento Médico.
Tem algo a ver com a Fisiologia? Tem algo a ver com a Preparação Física? E dá até para desconfiar da alimentação. Hoje, a maioria dos clubes possuem nutricionistas e o Coritiba não é diferente.
Nesse caso específico, o técnico ou a Comissão Técnica fica isento.
Só para citar um dos muitos fatos envolvendo contusões e não nos alongando muito para não ficar chato, monótono ou enfadonho, vou citar apenas 1 fato entre os muitos e muitos, ou seriam vários e vários...envolvendo contusões.
Em um dos jogos, Keirrison voltou para o segundo tempo da partida e com 5 minutos teve que deixar o gramado, contundido é claro. Em seu lugar foi para o jogo Anderson Aquino que também permaneceu poucos minutos em campo e saiu contundido. No lugar de Anderson Aquino entrou Geraldo que também acabou contundindo-se.
Será que esses 3 atletas tinham mesmo condições clínicas de atuar naquela partida? Bom, aqui também entra o Departamento Médico. Mas vamos supor que os 3 tivessem totais condições clínicas de atuar. Eles estavam com condições físicas em níveis aceitáveis para participar de uma partida? Será que o Departamento Médico não deveria chegar no ouvido do Marquinhos Santos e sussurrar, "o Keirrison possui condições de atuar apenas meio tempo" ou o Anderson Aquino ainda não está em condições de compor o banco de reservas e nem tampouco o angolano.
Vamos parar por aqui, apenas esse exemplo caracterizou muito bem os fatos que acontecem no Coritiba em relação a essa infinidade exagerada de contusões.
Como disse, longe de mim, apontar culpados e dizer a culpa é do(s) médico(s) tal ou a culpa é do Preparador Físico, ou do Fisiologista ou até mesmo do(a) Nutricionista.
Não posso opinar, pois em nenhuma dessas áreas tenho conhecimento para afirmar categoricamente, que as contusões estão ocorrendo em profusão, por isso ou por aquilo, mas penso que algo precisa ser modificado também, pois como disse, contusões no futebol ou até em outros esportes acontecem, são normais, mas a forma que elas ocorrem no Coritiba, e o grande número de atletas sem condições físicas ou clínicas de atuar, nos levam a imaginar que isso tudo não é tão "normal" assim.
E essas contusões em exagero no Coritiba, não contribuíram para o decréscimo de produção da equipe e da queda na classificação do brasileirão?
Pois bem, o Coritiba vinha numa balada ótima no Campeonato Brasileiro. Alguns poderiam dizer que foi no começo, mas 11 ou 12 rodadas figurando no G4, já é mais que apenas início. Começo é 4, 5, 6 ou exagerando 8 rodadas. Agora, 12 rodadas consecutivas figurando no pelotão de frente e em algumas delas como líder. O que aconteceu?
E se Everton Ribeiro estivesse por aqui ainda? Será que em vez de 12 não seriam 23, 24, 25 ou 38 rodadas naquela balada excelente? E o Rafinha? Saiu com o brasileirão bombando, em pleno andamento. Será que o Emerson a umas 4 ou 5 rodadas atrás, pelo menos, já não estaria em condições de envergar a camiseta "3" do Coritiba no Campeonato Brasileiro? Ao meu ver, Emerson, nos últimos anos, foi o melhor zagueiro que o Coritiba teve. É normal um atleta permanecer sem pisar no gramado por 1 ano em função de contusões em dedos do pé? E a negociação do Willian com o Grêmio que em nada acabou. Como será que ficou a cabeça do Willian com esse "vai não vai", com o Brasileirão rodando?
É exatamente aqui que situo a condição do Superintendente de Futebol se posicionar contrário às saídas de Everton Ribeiro, de Rafinha e de Emerson. E ele ainda deveria abafar o interesse do Grêmio no Willian. E ele fez isso? Que nada. Poder-se-ia até deixar tudo certo financeiramente, tudo amarrado, para que esses 4 jogadores fossem para novos horizontes, mas isso no final do ano, após o brasileirão 2013 ter se encerrado. Eu penso assim. Se eu estiver enganado alguém pode me corrigir, mesmo porque não sou o "dono da verdade". Na vida a gente sempre aprende.
Será que isso tudo não influiu na queda de produção da equipe do Coritiba no Brasileirão 2013?
Ano passado alguns pediram a cabeça de Marcelo Oliveira e de Tico. E elas vieram servida na bandeja, não sei se frias ou quentes. Em que lugar mesmo está o Cruzeiro no Brasileirão? Quantos pontos de vantagem possui a Raposa em relação ao segundo colocado que até aqui é o Botafogo(aliás o time do RJ já começou a perder terreno e não sei se termina o Brasileirão no "G4")? Marcelo Oliveira e Tico são bobos em querer levar justamente 3 jogadores que foram chaves no Coritiba em 2012? Levou só 1, o Everton Ribeiro que é titularíssimo por lá e está fazendo gols, criando jogadas de gols, prendendo a bola nos momentos certos e por aí vai. E vejam o elenco do Cruzeiro. Julio Batista e Dagoberto por exemplo tem entrado no segundo tempo, enquanto Everton Ribeiro dá as cartas na meiuca do time alvi-celeste mineiro.
Aí alguns poderão dizer. Fica fácil comandar um elenco como o do Cruzeiro. Mas e o elenco do Internacional? É fraco? E o próprio elenco do São Paulo? É tão fraco assim?
Obviamente que no tempo do Marcelo Oliveira nem tudo foram flores, mas como disse, qual ou quais técnicos que nunca erram?
O Coritiba hoje faz parte do Livro dos Record. Estamos falando de algo mundial, internacional, não estamos citando algo nacional ou até regional. É mundial gente. Em que época o Coritiba conseguiu essa façanha? Tá certo, o pessoal fica bronqueado porque o Coxa perdeu 2 finais de Copa do Brasil. É fácil figurar em finais de Copa do Brasil? Fora essas 2 ocasiões, quando o Coritiba foi finalista da Copa do Brasil? O Coritiba é Tetra-Campeão Paranaense. Para ganhar pela quarta vez consecutiva, fato que não acontecia à muitos anos, o Coxa teve que faturar 1, 2 e 3 campeonatos regionais seguidos. Aí alguns dizem: o Campeonato Paranaense nada vale. Se o regional é fraco, se o paranaense não vale nada, então que não se dispute. Pra que disputar algo que nada vale?
Vou parar por aqui porque já escrevi demais. Mas tinha que fazer um "breve" relato do Coritiba dos últimos anos.
Lógico que não está bom. Quem gosta de figurar no pelotão de frente durante rodadas e rodadas, ver seu time brilhando no brasileirão e depois, rodada a rodada, assistir a queda da equipe em campo e a desabalada carreira abaixo na classificação. Ninguém gosta. Eu também não gosto, mas precisamos procurar analisar os fatos, as coisas, com o mínimo de justiça.
Não dá para jogar a culpa única e exclusiva no Marcelo Oliveira por exemplo. Não dá para jogar a culpa única e exclusiva no Marquinhos Santos. Felipe Ximenes esse sim pisou na bola e começou a fazer isso à meses atrás. Culpar o Vilson também não dá. O Vilson é o Presidente, não é o profissional que trabalha dentro do campo ou nos entornos das quatro linhas como Ximenes. O Ximenes foi pago e muito bem pago diga-se de passagem para executar durante anos, as atividades que realizou. No começo até que foi bem, mas nesses últimos meses, deixou sim a desejar. Essa é a minha opinião e ninguém é obrigado a concordar com ela. Mas é assim que penso e assim que vejo as coisas em se tratando de Coritiba Foot Ball Club. Eu já assisti o Coritiba Campeão Brasileiro do banco de reservas porque figurei nele em algumas oportunidades em 1985, já participei de alguns jogos quando o Coxa conquistou o troféu máximo nacional via Brasileirão, entrando desde o início em algumas partidas ou no transcorrer delas, mas ainda não consegui ver esse time que amo, Campeão Brasileiro de Futebol das arquibancadas. Será que vai demorar muito para isso acontecer? E será que um dia isso vai ocorrer?
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)