Os Deuses do futebol parecem não terem o desejo de ver o Coritiba na Segunda Divisão Nacional.
Mesmo o Coritiba perdendo para o Internacional dentro do Couto Pereira(lá se foram 7 partidas de invencibilidade no Brasileirão), os resultados da rodada foram benevolentes com o nosso alviverde.
A derrota para o Internacional poderia ter um peso maior ainda do que ela por si só já representou. Com os resultados ocorridos na 25ª rodada do Brasileirão, pouca coisa mudou em termos numéricos na tábua de classificação para o Coritiba. É claro que o Avaí se aproximou mais(por exemplo), mas continua atrás do Coxa. Se o Goiás tivesse vencido teria sido pior, pois o time goiano se afastaria de modo mais contundente da ZR. O Cruzeiro que vencia o clássico mineiro sofreu o empate e no final da partida teve um pênalti a seu favor desperdiçado por Willian e continua por ali. O Figueirense também perdeu na rodada e continua com a mesma pontuação do alviverde paranaense. E por aí vai.
Os Deuses do futebol parecem mesmo não terem o desejo de ver o Coritiba na Série B, mas o Coxa precisará de um algo mais a partir de agora para materializar esse desejo dos Deuses da bola.
O árbitro não marcou um pênalti claro a favor do Coritiba quando o defensor do Internacional esqueceu totalmente a bola e foi direto no corpo do Kleber. E olha que o árbitro estava a poucos metros do lance e não dá para ele dizer que não viu. Ele viu e muito bem sim. O porquê de ele não ter assinalado o pênalti estou me perguntando até agora.
O Cáceres brincou quando em vez de servir a algum dos companheiros, deu a bola de bandeja para o Valdívia que rapidamente serviu a Vitinho no gol do colorado gaúcho. Não sei porque mas nesse lance lembrei de um lance do Toninho Cerezzo contra a Itália em 1982.
O nome do jogo ao meu ver foi Carlinhos. Carlinhos tentou de tudo no jogo para ver se o Coritiba conseguia balançar as redes do Inter, mas infelizmente não deu.
O goleiro Wilson como sempre transmitiu a segurança necessária e por pouco não evitou o gol do adversário. Na primeira ele conseguiu rebater a bola, mas ela caprichosamente sobrou novamente nos pés de Vitinho que desta vez empurrou para as nossas redes.
Faltam 13 rodadas. O Coritiba tem 27 pontos. Estive fazendo uns cálculos, observando os jogos que cada clube tem nas rodadas restantes, e pelo andar da carruagem, acho que o 17º colocado deverá cair para a Série B com 43 pontos. Assim, com mais 5 vitórias e um empate o Coxa deve permanecer na Série A. Nesse caso hipotético, apenas ilustrativo e no campo da teoria, o Coritiba ainda poderá perder 7 jogos. É um pensamento pequeno, pois imaginem os senhores que nesse caso o Coxa não venceria nem a metade dos jogos que restam. Mas, infelizmente pelo que o Coritiba fez no Brasileirão, principalmente nas 17 rodadas iniciais, não temos como pensar "grande".
O futebol sempre está a nos pregar peças e fazer conjecturas apenas com os números nesse esporte, e ir somente para o campo das probabilidades é perigosíssimo.
Vejam o caso do Vasco por exemplo. Ganhou duas seguidas. Ainda assim não saiu da lanterna, mas agora está a 3 pontos do penúltimo colocado. O time da cruz de malta ainda tem chances matemáticas de se livrar do rebaixamento. No campo das probabilidades diriam e dizem os estudiosos que o Vasco já caiu, mas não nos esqueçamos que o Fluminense em um campeonato brasileiro não tão longínquo assim, começou a enfileirar vitórias, uma atrás da outra na parte final do Brasileirão e livrou-se do suplício. No futebol a conhecida frase, vez por outra se materializa nas quatro linhas. Estou me referindo aquela célebre frase: "no futebol tudo é possível"!
Assim, mesmo os cálculos aproximados, demonstrando, com base em tudo que já aconteceu e está acontecendo no Brasileirão, que com 44 pontos, provavelmente nenhuma equipe cai esse ano é bom colocar as barbas de molho e o Coritiba ir pontuando rodada a rodada, para não termos o dissabor e a tristeza de vermos nosso Verdão mais uma vez na Série B.
Seria tão bom se pudéssemos afirmar categoricamente que dos 13 jogos que o Coritiba tem a fazer pelo Brasileirão 2015, venceria pelo menos 9 ou 10 partidas. Esse é apenas um sonho desse torcedor aqui. Essa é apenas a vontade de alguém que ama o Coritiba desde criancinha e que teve a honra, a alegria, a felicidade e a realização de ser um dos 25 Atletas Campeões Brasileiros de Futebol pelo Coritiba em toda sua história centenária.
A realidade nua e crua, sabemos todos nós, é bem diferente da minha vontade. Mas, quem sabe a célebre frase "no futebol tudo é possível", possa se materializar no Coritiba e com o Coritiba nesse último terço do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2015.
Os Deuses do futebol não desejam que o Coritiba esteja na Série B em 2016!
Avante Coritiba!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)