A Realidade.
No futebol ninguém é dono da verdade. Cada um possui uma visão, um entendimento, uma análise. E isso precisa ser respeitado. Eu tenho a minha forma de analisar, a minha visão e o meu entendimento, e coloco vez por outra, isso por aqui. Mas, da mesma forma que coloco o que penso, preciso respeitar o pensamento de cada coxa-branca, a visão e o entendimento que cada um possui.
O futebol possui variações e que não são poucas. E por isso e por muito mais, em diversas ocasiões, os pensamentos, as análises, a forma de ver a coisa se diversifica e as variações são muitas, muitíssimas. Várias são as vezes em que clubes montam verdadeiras seleções, qualificando elencos e à princípio se imagina que venceriam o Campeonato Brasileiro, por exemplo. Mas, no momento que a bola rola a coisa pode não funcionar tão bem assim como se imagina, e o título acaba ficando com outras agremiações que não possuíam inicialmente, nomes tão fortes no elenco, no papel. Isso já aconteceu em Copas do Mundo também. Seleções menos cotadas antes de se iniciar a Copa do Mundo, acabam abocanhando o título no final. É bem verdade que em algumas ocasiões o título ficou realmente com a melhor Seleção. O Brasil não é o maior detentor de títulos da Copa do Mundo à toa.
Completando o raciocínio, uma equipe não consegue manter o mesmo rendimento por muito tempo. Nos últimos tempos, talvez o São Paulo foi o clube que conseguiu vencer títulos consecutivos por mais tempo. Mas, no momento é o único time que me vem a mente. E lógico o Santos de Pelé, mas lá naquela época longínqua. Uma outra coisa que demonstra essa variação no futebol é que vários times terminaram o primeiro turno em brasileiros anteriores como líderes e algumas vezes com certa folga, e encerraram o brasileirão em sexto, sétimo e até em oitavo lugar, assim como algumas equipes que estavam prestes a cair para a Segundona tiveram fortíssimo poder de reação e não foram para o abismo.
Mas, aí alguns podem perguntar o que isso tem a ver com o momento do Coxa. Eu diria que tudo.
Vejamos primeiro alguns números.
Reparem na pontuação das equipes abaixo. Listarei apenas à partir do décimo primeiro colocado no brasileirão 2012.
Equipes(Pontos conquistados até aqui)
Ponte Preta(33)
Náutico(31)
Bahia(31)
Portuguesa(29)
Coritiba(28)
Flamengo(28)
Sport(24)
Figueirense(22)
Palmeiras(20)
Atlético-GO(20)
Se formos analisar apenas os números friamente, com a pontuação conseguida pelos times até a vigésima quinta rodada, afirmaríamos categoricamente que Atlético(GO) e Palmeiras já estariam, com certeza na Segundona em 2013. Mas, a coisa não é bem assim.
Para exemplificar um pouco mais vou apresentar também os riscos em percentuais que cada time corre de figurar na Segundona ano que vem.
Atlético-GO(92%)
Palmeiras(92%)
Figueirense(82%)
Sport(73%)
Flamengo(15%)
Coritiba(17%)
Bahia(7%)
Náutico(4%)
Ponte Preta(3%)
Santos(1%)
Cruzeiro(1%)
Como vemos, os percentuais das "4" equipes que se encontram na ZR, são enormes, enquanto os que estão fora de lá ficam bem distantes das equipes que estão na zona da degola.
Convém observar que mesmo o Coritiba estando uma posição acima do Flamengo na classificação em função dos critérios técnicos, em termos percentuais, o Mengo aparece com 15%, enquanto o Coxa aparece com 17%. Isso ocorre porque o Flamengo tem um jogo a menos que o Coritiba.
Só que nesse simples detalhe já dá para tirar alguma conclusão, logicamente sempre pensando em favorecer nosso clube, pelo menos analisando os números que expressam a realidade, até aqui, o "Panorama Atual". O jogo a menos que o Flamengo tem a realizar é contra o Atlético Mineiro que é um fortíssimo concorrente ao título e que possui um dos elencos mais fortes do atual campeonato brasileiro.
Reparem que o Sport, nosso próximo adversário, está com 73% de risco de cair para a Segunda Divisão. Já imaginou para onde vai saltar esse percentual do Sport, se o nosso Coxa for lá em Pernambuco e vencer o Leão. Estamos à 4 pontos do Sport, o primeiro da zona da degola. Caso o Coritiba vença essa diferença aumentará para 7 pontos.
Isso são números.
Mas, do mesmo modo que "nós" aqui estamos pensando na vitória coxa-branca, "eles" lá sabem que esse jogo pode significar a derrocada quase final deles ou a possibilidade de recuperação. Caso o Sport vença a diferença do Leão para o Coxa ficará em apenas "1" mísero pontinho e aí o nosso percentual de risco de rebaixamento aumentará significativamente, substancialmente.
O Coritiba nunca venceu o Sport em Pernambuco. É um tabu que se arrasta por longos anos. Já está na hora desse tabu passar a não existir mais.
Vencer o Sport lá nunca foi fácil, tanto é que esse fato jamais ocorreu.
Mas, chega um momento que o tabu acaba. E nada melhor que esse tabu chegue ao fim na vigésima sexta rodada do brasileirão 2012.
Os números são favoráveis quanto ao não rebaixamento do Coritiba. Mas, se futebol fosse "somente" números seria fácil. Colocaria o número 1000 de meia esquerda, o 999 como goleiro e tudo se resolveria. Ou poderia medir um passe utilizando o 2 + 2. Saberíamos que daria "4". Mas, não é bem assim.
Um time para conquistar vitórias precisa ter bom rendimento. Vez por outra o futebol apronta das suas nesse quesito também. Uma equipe joga bem, domina o jogo, chuta 40 bolas no gol, perde chances incríveis, enquanto a outra passa os 90 minutos só se defendendo, sem esboçar reação e sem chegar próximo ao gol adversário. Mas lá pelas tantas, num contra-ataque rápido, um jogador vai cruzar a bola na área e ela vai parar lá onde o vento encosta o cisco. Tem dessas também. Mas isso acontece em uma partida, não vai acontecer em 13 jogos seguidos, que é o número de rodadas que faltam para o campeonato brasileiro de 2012 ser concluído.
O que quero dizer é que se o Coritiba quiser ganhar do Sport lá, terá que ter um rendimento bom. E esse rendimento tem que ser recheado com aproveitamento também. Não adianta criar 4, 5 ou 6 oportunidades claras de gol e não colocar a bola lá onde o vento encosta o cisco nenhuma vez. É preciso bom rendimento e aproveitamento. É necessário comprometimento. Tem que ter gana de ganhar e muita gana. Se assim não for, o Sport agradecerá, porque eles sabem que essa, talvez, seja a chance de recuperação. O Coritiba precisa acertar a defesa. Tomar gol de bobeira, jamais. Tomar gol numa bola alçada na área é contribuir para com a tarefa do Sport.
Lógico que esse é o Primeiro Round, existirão mais doze pela proa ainda. O Coritiba foi lá em Goiás e venceu o Atlético, afundando com suas pretensões. O Atlético(GO) obteve um excelente resultado na rodada que passou, venceu o Fluminense, fora de casa, tarefa não muito fácil no "Panorama Atual", mas entendo que foi somente um lampejo. Assim como fez o Coritiba frente ao time de Goiás é preciso fazer novamente, agora contra o time de Pernambuco.
Eu acho que o Figueirense vai continuar sua recuperação no campeonato. E seria bom, seria ótimo mesmo se isso acontecesse.
Seria bom para o futebol brasileiro. Seria bom para que a moralização aparecesse via classificação das 20 equipes que disputam o campeonato brasileiro 2012. Já pensou cair Flamengo e Palmeiras na mesma competição, no mesmo ano...
Pois continuo dizendo que Urubu, Leão, Porco e Dragão figurarão na Segunda Divisão em 2013.
Abraços
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)