O Coritiba venceu os Campeonatos Paranaenses de 2010, 2011, 2012 e 2013, participou das finais da Copa do Brasil de 2011 e 2012 e consta do Guinness Book como o time mais vitorioso do mundo, façanha conseguida nos últimos tempos.
Contabilizar essas vitórias e sabendo que tudo isso já faz parte da história coxa-branca é algo amplamente positivo.
O Campeonato Paranaense já passou, é verdade, mas independentemente de como foi ou do que aconteceu, o Coritiba é o legítimo campeão e tornou-se pela segunda vez na história, Tetra-Campeão Paranaense.
Após a conquista do Tetra, pela Copa do Brasil, o Coritiba não foi bem. Após a conquista do título paranaense aconteceu um relaxamento e lógico, não serve como desculpa para o revés sofrido diante do Nacional de Manaus. O 4 X 1 contrário foi pesado. Chico expulso ainda no primeiro tempo fez com que o Coxa disputasse o segundo tempo inteiro com um homem a menos. Rafinha contundiu-se e Alex nem viajou. Esses acontecimentos também não servem como desculpas, mas tudo isso precisa sim ser observado.
Não é momento de lamentações ou críticas. O momento é de apoio. A torcida coxa-branca deve apoiar incondicionalmente mais uma vez ao Coritiba. A sinergia torcida/time deve acontecer novamente nesta quinta-feira, 23 de maio de 2013, em pleno Couto Pereira, onde o Coritiba é muito forte. Entendo que o Coxa pode figurar na terceira fase da Copa do Brasil em 2013. Não de maneira muito tranquila, a tarefa não é fácil. Construir um placar de 3 X 0 ou na pior das hipóteses, um 4 X 1, não é "bolinho". Mas não é impossível. Vamos lembrar que em ocasiões anteriores o Coxa já conseguiu resultados expressivos. Um dos exemplos que podem ser citados e que apareceu repetidas vezes através da mídia nacional e até internacional, foi aquela sonora goleada imposta pelo "time mais vitorioso do mundo" em cima do Palmeiras, onde o alvi-verde paranaense enfiou meia dúzia de gols em cima do alvi-verde paulista, conhecido como Palmeiras.
Eu acredito e como eu, com certeza, "muitos acreditam".
E em breve o Coritiba estará fazendo a sua estréia no Campeonato Brasileiro. E ela acontecerá exatamente contra o time mais forte, na minha opinião, na atualidade do futebol brasileiro. O Galo possui, sem sombra de dúvida, um elenco fortíssimo, começando por Vitor, Marcos Rocha, Réver, continuando com Pierre e Leandro Donizete e culminando com Diego Tardeli, Bernard, Jô e Ronaldinho Gaúcho. Isso sem citar os demais componentes da equipe e o qualificado banco de reservas do Atlético Mineiro.
E mesmo enfrentando esse elenco qualificadíssimo do time mineiro, entendo que o Coritiba pode conseguir um bom resultado. Nesse caso até um empate, mesmo dentro de casa, pode ser considerado um bom resultado.
Que o Coritiba precisa de mais alguns atletas para fortalecer o elenco para o Campeonato Brasileiro, não precisamos enfatizar mais uma vez. Necessitamos urgentemente de alguém para ocupar a Lateral Esquerda ou a Ala Esquerda. E mais um zagueiro, um volante, um meia e "pelo menos" mais um atacante seria uma boa pedida. Émerson e Keirrison começarão a participar efetivamente do elenco após a Copa das Confederações e Botinelli talvez, já reúna condições de participar progressivamente a partir da terceira ou quarta rodada do Brasileirão e é óbvio que esses três atletas darão uma sustentação maior à nossa equipe, mas como o Campeonato Brasileiro é longo, rechear um pouco mais nosso elenco, não é "loucura".
Vamos torcer para que o Coxa vença o próximo "desafio" contra o Nacional de Manaus pela Copa do Brasil do modo que queremos, e que possa iniciar o Brasileiro com o "pé direito".
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)