Vencer a Ponte.
O único caminho agora é vencer a Ponte Preta.
Um empate contra o São Paulo jamais pode ser considerado ruim. É óbvio e é lógico que queríamos os 3 pontos. E os 3 pontos estavam muito próximos. Com 1 X 0 naquela altura do jogo e com um homem a mais, os 3 pontos estavam e ficaram mesmo bem perto.
Mas, o São Paulo tem Lucas(que aliás já poderia ter feito 2 gols no primeiro tempo). E além de Lucas, o São Paulo tem Osvaldo, tem Casemiro, tem Cícero, Cortez e isso que não jogou o Luiz Fabiano. Então olhando pela oportunidade que tivemos de ficar com os 3 pontos, o resultado não foi tão bom, mas analisando com quem o Coritiba empatou, não podemos dizer que foi um resultado tão ruim assim.
Considerando ainda que o Sport tomou 3 cocos do Corinthians, aumentamos a diferença de pontuação para a ZR. Antes da rodada apenas 1 pontinho nos separava da Zona da Degola. Agora, estamos à 2 pontos do suplício.
Com certeza, a situação não é cômoda, muito pelo contrário, é sem sombra de dúvida, incômoda. Mas, nesses momentos não se pode entrar em desespero e já sair apontando pra todo lado e dizendo com todas as letras: o Coritiba já está na Segunda Divisão em 2013.
Nosso time, nosso elenco, nosso grupo, enfim, nossos representantes em campo, precisam ter uma certa estabilidade emocional e entrar em campo com alguma confiança e pensando que é possível vencer. Se nós torcedores ficarmos azarando e afirmando a todo instante que o time está pronto para a Segunda Divisão em 2013, será que estaremos ajudando ao Coritiba, no sentido dele se desvencilhar dessa posição incômoda, indigesta, preocupante e inospta. Eu entendo que se agirmos de maneira que dá a entender que o Coxa cairá ou afirmarmos categoricamente que isso acontecerá, estaremos remando contra a maré, ou seja, estaremos trabalhando contra o Glorioso.
Concordo que houveram erros e que ainda existem muitos erros, mas se ficarmos agora, nesse momento, apontando falhas, só criticando, o castelo terá mais chance de ruir, a areia movediça nos engolirá. Pelo menos, eu penso assim.
Faz tempo que flertamos com a "ZR", mas ainda não estamos lá. Será que é impossível o Coritiba vencer Ponte Preta, Náutico e Bahia e quem sabe não perder para o Palmeiras(ou quem sabe vencer também). Eu não acho impossível. Difícil com certeza é. Nenhum jogo do Campeonato Brasileiro é fácil. Uma partida pelo brasileirão pode se tornar fácil, mas dizer antes de jogar com qualquer adversário que a parada será fácil ou que será dificílima, a tal ponto de não termos nenhuma chance de vencer, acho no mínimo, insensatez.
Nosso elenco não é a nona maravilha do mundo e nem tampouco a décima, mas temos que pensar que estamos na briga. Como dizia Vicente Mateus quem está na chuva é pra se queimar, ou quem sabe, quem mexe com fogo pode se molhar.
Empatamos com o São Paulo, não empatamos com um timinho de bairro que se reúne no sábado pra bater uma bolinha.
Está certo que vencíamos por 1 X 0 e com um homem a mais, mas temos que lembrar que no primeiro tempo o Lucas por pouco não balançou nossas redes. Querer que o Coxa ganhe todo torcedor quer e não poderia ser diferente. Mas, não é porque não ganhou do São Paulo que tem que entrar em desespero e sair falando por aí ou escrevendo aos quatro cantos que o Coritiba está pronto para a Segunda Divisão em 2013. Não concordo com esse posicionamento. Também não digo que tudo está dentro de padrões aceitáveis. Existem coisas erradas sim e que não são poucas. Só que agora o Coritiba vai para as últimas "11" rodadas com o que tem. E o que tem está aí. Temos que agora, nesse momento, sermos comedidos. Como disse, e quero deixar bem claro, não está bom. Quem vai dizer que está bom com o time à apenas 2 pontos da ZR. Lógico que bom não está. Mas, se agirmos nesse momento, somente criticando a tudo e à todos, aí sim é que vamos para o brejo.
O pensamento agora deve estar voltado para o próximo adversário. Será o jogo mais decisivo de todo campeonato até aqui. Os 3 pontos nesse jogo são e serão fundamentais para o futuro do Coritiba no brasileirão 2012.
O pensamento é único: vitória contra a Ponte Preta e nada mais.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)