Derrota anormal pelo placar.
A derrota pelo placar elástico de 5 X 1 não pode ser encarada como normal. Perder para o Corinthians lá em São Paulo, atualmente seria um resultado normal. O problema é perder com "5" no lombo.
É bem verdade que o primeiro gol surgiu de um pênalti que na realidade foi uma falta que se transformou em penal.
Só que isso não pode ser desculpa para levar 5 balaços do timão.
Por um lado isso é bom, pois todos já começam a colocar as barbas de molho e notar que o caminho para 2013 precisa ser modificado no que se refere ao novo elenco que nos representará dentro das quatro linhas no próximo ano.
Alex, Deivid, Victor Ferraz, Willian, Éverton Ribeiro, Lucas Claro, Primão e Rafinha precisam de companheiros mais efetivos no novo elenco que será montado.
Não dá para ficar se enganando porque a exibição contra o Fluminense foi boa, que o resultado frente ao Grêmio em Porto Alegre foi satisfatório ou a vitória em cima do Galo Mineiro foi a coqueluche maior e que tudo está pronto para 2013.
Nada disso.
Se o Coritiba quer ter, no(s) próximo(s) ano(s) um elenco capaz de alçar vôos mais altos é preciso ficar e estar atento para os detalhes que fazem um time forte, a partir de um grupo comprometido e realmente qualificado, que pode chegar, pelo menos, a ocupar lugar no pódium.
Alguns podem dizer: não perdemos para qualquer time. Isso pode até ser verdade, pois o Corinthians possui sim um elenco realmente forte e qualificado e que possui plenas condições de ser o próximo campeão do mundo.
A derrota como disse seria e é normal, mas não se pode perder da forma que perdeu.
Mas dizendo isso me lembro que em 1984 tomamos 5 X 0 daquele timaço do Fluminense com Romerito, Delei, Washington, Assis, Tato, Leomir, Paulo Vitor, Ricardo Gomes, Duílio e companhia. Naquele tempo a fórmula do brasileiro era outra e se não tivéssemos pego o Flu logo na abertura das partidas que eliminavam um time e davam oportunidade de continuidade ao vencedor, fatalmente teríamos terminado o brasileirão em terceiro ou quarto lugar, mas mesmo assim terminamos em uma posição honrosa, ou seja, oitavo lugar.
A partir daquele jogo, algumas coisas que se encaminhavam para ser de um jeito, foram modificadas ou digamos "reforçadas" e o nosso elenco foi fortalecido e aí todos já sabem o desfecho: em 1985 o Coritiba foi Campeão Brasileiro de Futebol.
Quem sabe essa derrota pelo placar elástico de 5 X 1, que não deixa de ser um "fiasco", sirva para algo que contribua de algum modo para o próximo ano.
Não dá para achar que tudo está certo, mas também não dá para dizer que tudo está errado.
É preciso adotar o tal "jogo de cintura", porém deve se fazer presente a conhecida "mão forte", o olhar determinado, a atitude firme, para que os resultados em 2013, 2014 e 2015 mostrem ao Brasil e ao mundo quem é o "CORITIBA FOOT BALL CLUB".
Dá-lhe Coxa.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)