Bi-Campeão Brasileiro
Em 1985 fomos Campeões Brasileiros de Futebol. Faz tempo. Vinte e Sete anos se passaram.
Tínhamos naquele elenco oito jogadores feitos na base do Coritiba e mais dois que foram feitos na base do Colorado e que vieram nos ajudar.
Mas aquele elenco de 85 começou a ser montado em 80. Pois é, cinco anos antes daquela memorável conquista.
Jogadores da base começaram a ascender ao profissional por volta de 79/80. Toby, Eu(Elizeu), Vavá e Gerson fomos os primeiros. Depois seguindo a sequência, subiram aos poucos, André, Gil, Helcio e Luisinho.
Esses oito jogadores da base serviram de base para a montagem do elenco campeão brasileiro de futebol.
Em 83, chegaram Lela trocado por Leomir(também da base e que se sagrou campeão brasileiro pelo Flu em 84) e Jairo(que retornou).
E depois foram incorporados Marco Aurélio(em 84) e mais Rafael, Zé Carlos, Gomes, Caxias, Gardel, Heraldo, Dida, Marildo, Almir, Aragonês, Paulinho, Vicente, Índio e Edson.
O Flamengo campeão várias vezes foi assim com Júnior, Tita, Zico, Andrade e Adílio. O São Paulo de Muller, Silas e Sidnei também foi assim. A base serviu de base para montagem de elencos campeões.
Já pensou se Rafinha(Ala Direito), Miranda, Henrique e Adriano tivéssem ficado por aqui um pouco mais de tempo...
Entendo e vejo que o único caminho para o Coritiba tornar-se Bi-Campeão Brasileiro de Futebol é esse.
Revelar jogadores de qualidade e mantê-los por aqui por um certo tempo, por 3 anos, por 4 ou por 5 anos, sei lá.
Tenho certeza que assim podemos vencer estruturas gigantescas montadas por clubes do eixo Rio-São Paulo e de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
As vultuosas cifras que esses times recebem acabam tornando quase que impossível vermos o Coritiba Bi-Campeão Brasileiro.
Mas tenho o caminho, o único caminho: revelar jogadores, mantê-los por aqui. O caminho é esse, aliás só esse.
Eles serviriam de base para montagens de elencos campeões. Obviamente que não somente os meninos. Fariam-se contratações pontuais.
Alguns podem dizer: o futebol hoje é diferente, é mais dinâmico, é marketing e torna-se impossível manter jogadores por muito tempo no clube.
Se queremos e quisermos ver o Coritiba Bi-Campeão Brasileiro de Futebol o caminho é esse e somente esse.
Como concorrermos com clubes do eixo Rio-São Paulo e mais Minas Gerais e Rio Grande do Sul em igualdade de condições. Em igualdade de condições financeiras...nunca.
Assim, para sobrepujarmos a estrutura faraônica desses clubes é preciso surpreendê-los.
É apostar na gurizada. É revelar jogadores de qualidade, um a um e mantê-los por aqui com sacrifício. Só assim seremos Bi-Campeões Brasileiros de Futebol. Só assim poderemos surpreendê-los.
Quem quiser me chamar de louco ou de desatualizado que chame, mas o caminho é esse mesmo. E é só esse o caminho. Não existe outro.
Saudações Alvi-verdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)