Já foram realizadas 28 rodadas do Campeonato Brasileiro de Futebol 2014. Restam apenas 10 rodadas. Cada equipe possui 30 pontos para disputar.
No caso específico do Coritiba, obrigatoriamente, terão que ser conquistados no mínimo 16 pontos para o Coxa chegar aos 45 pontos que podem livrar o glorioso do rebaixamento.
Dos 10 jogos que ainda realizará, o Coritiba tem que vencer 5 e empatar 1(no mínimo). E contra Bahia e Botafogo, jogando em casa, e frente à adversários diretos na luta contra o rebaixamento, a vitória é o único caminho.
O prazo está se esgotando e a coisa está afunilando cada vez mais. Algumas equipes que estavam lá embaixo na tábua de classificação começaram a reagir e respiram mais aliviados. Flamengo e Palmeiras são dois dos clubes que estão, rodada a rodada, somando pontos e livrando-se do perigo.
E o Coritiba após vencer duas partidas seguidas, caiu diante do Goiás, levando um 3 X 0 que não possibilita argumentações ou desculpas.
Daqui para frente ou o Coritiba vence os jogos ou a Série B se materializará em poucas rodadas. A continuar da forma que está, mais 3 ou 4 rodadas e o nosso Coxa poderá não ter mais chances matemáticas de buscar a fuga do rebaixamento.
Venho escrevendo que ao Coritiba não existe outro caminho a não ser jogar ofensivamente, buscando incessantemente chegar ao gol adversário, pois caso contrário o filme de Goiás 3 X 0 Coritiba irá se repetir nas próximas rodadas.
Quando o Coritiba entra em campo com apenas 1 volante, escalando atletas com perfil mais ofensivo no meio de campo, a coisa tem se apresentado um pouco melhor. Não é aquela maravilha, mas apresenta sim indícios de que pode balançar a rede adversária a qualquer momento. Já, quando o Coritiba se preocupa em demasia com o sistema defensivo, mandando a campo jogadores com perfil mais defensivo, o adversário se aproveita e oportunidades de ouro surgem para os oponentes.
Se isso já ficou comprovado, ficou constatado, daqui para frente, que se escale um time ofensivo. Primeiro, pela produtividade que é um pouco melhor e segundo, pela necessidade premente de vitórias e dos 3 pontos que precisam ser buscados a cada rodada.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)