Zé Love subiu muito de produção nos últimos jogos, driblou, armou jogadas, tentou triangulações, fez cruzamentos e gols, mas decididamente não tem cacoete para jogar como o que chamamos de atacante referência, o famoso 9 de verdade. Zé Love é um excelente atleta, mas a posição real dele e onde ele poderá render até mais do que vem rendendo é, no futebol moderno, o que chamamos de Segundo Atacante, aquele que vem com a bola dominada, deixa a defesa adversária preocupada, se desloca prá cá e prá lá e possui características ótimas para executar essa função que é a dele.
Keirrison é um menino que todos nós coxa-brancas simpatizamos, e vez por outra ele tem deixado a sua marca na rede adversária. Infelizmente, o K9 depois das várias contusões sofridas, cirurgias, etc, ele não é aquele atleta que um dia, em um jogo só, fez 4 gols no Santos. Quem sabe, entrando aos poucos em cada partida, com 15 ou 20 minutos do segundo tempo, vá adquirindo mais confiança e possa mais à frente voltar a ser o Keirrison que um dia aplaudíamos veementemente a cada jogo e que já nos deu muitas alegrias. Torço para que ele fortaleça a musculatura o quanto antes, que ele volte a ter aquela movimentação característica de tempos atrás e que aparecia no vazio inteligentemente. Habilidade, técnica e outros requisitos necessários para atuar como atacante ele tem, mas no momento falta-lhe força, aquele último arranque para chegar na bola antes do adversário. Como disse, torço muito pela plena e total recuperação do K9, mas por enquanto não dá para exigir muito dele e no momento não é um atleta para atuar 90 minutos. Se colocar ele para jogar os 90 minutos agora, corre-se grandes riscos de encerramento da carreira do menino. Como disse, tem que ir colocando ele aos poucos, em doses homeopáticas.
Julio Cesar, Anderson Aquino e outros também não são atacantes de referência, o "9" de fato, eles não são e não poderão ser, pois as características deles não se encaixam nesse padrão.
Diante desse quadro eu apostaria no garoto Douglas. Acho que chegou o momento de colocar ele no time e ver o que dá. Sem essa de que vai queimar o garoto, que ele é muito novo, que ainda está verde. Quem é bom já vem do ovo. Precisamos ver se ele tem a clara e a gema condensadas...coloca o garoto e posiciona o Zé Love onde ele gosta de jogar e vai render mais, como segundo atacante.
E enquanto isso, em função de que contratar um "9" de peso, já pronto e conhecido de todos, está muito caro, será que na Série B não tem um "9" que saiba empurrar a bola para dentro. Não precisa ser craque, mas que fique ali na zona do agrião, só esperando o momento exato de dar o bote e empurrar a nega pra dentro. Gol de canela, gol de bico, de joelho, vale tanto quanto um gol de três dedos. Um gol do fantástico não vale mais do que um gol de canela ou de bico. Acho que o Coritiba está precisando é disso.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)