Pela pontuação que as 9 equipes que ainda brigam para não acabar o Campeonato Brasileiro nas 4 últimas posições, vem conseguindo, e que é baixíssima, penso que é possível que o time que chegar a 45 pontos se livre do descenso.
Com base nessa realidade e verificando os adversários que o Coritiba enfrentará, tanto dentro como fora de casa, dá para buscar prever algo em termos de números.
Vamos listar um a um os adversários que o Coxa terá pela frente e projetar a pontuação que deverá ser atingida pelo Ccritiba a cada rodada.
Cruzeiro(c) 1, Internacional(f) 0, Atlético Paranaaense(n) 3, Criciúma(c) 3, Goiás(f) 1, Figueirense(f) 1, Botafogo(c) 3, Grêmio(c) 1, Corinthians(f) 0, Fluminense(c) 1, Flamengo(f) 1, Vitória(f) 1, Palmeiras(c) 3, Atlético Mineiro(f) 0, Bahia(c) 3.
Nessa projeção considerando jogos em casa e fora, e dependendo do poderio dos adversários, em algumas rodadas vamos partir do princípio que o Coritiba perca a partida, casos de Internacional, Corinthians e Atlético Mineiro.
Considerando o clássico como um jogo diferente de todos os demais(dá para escrever que é um jogo em campo neutro),o Coritiba precisa vencer e marcar 3 pontos.
Caminhando por um raciocínio realista, vamos considerar que mesmo os jogos sendo em casa, contra Cruzeiro, Grêmio e Fluminense, o Coritiba empate essas partidas.
E na briga com equipes que o Coritiba trave confronto direto na questão de ir ou não ir para a Série B, os jogos em casa o Coritiba precisa vencer, casos de Criciúma, Botafogo, Palmeiras e Bahia.
Já com os demais adversários diretos na briga contra o rebaixamento, a derrota, mesmo os jogos sendo fora de casa, não pode acontecer em hipótese alguma, casos de Figueirense, Flamengo e Vitória, e até o próprio Goiás.
Nessa projeção o Coritiba marcaria nas 15 últimas rodadas, 22 pontos, que somados aos 23 pontos já marcados, teria como resultado final 45 pontos. Penso eu que pela pontuação até aqui marcada pelas equipes que lutam para permanecer na Série A, com 45 não cai.
Segundo estudiosos, o número que garante a permanência na Série A é 47 e aí o Coritiba terá que conseguir mais 2 pontos, vencendo talvez o Vitória ou o Figueirense fora de casa.
Ainda dá, mas é preciso ter consciência de que determinação, raça, vontade e inteligência terão que se fazer presentes nas batalhas que restam.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)