Final é Final!
Nenhum jogo se compara a uma partida de Final de qualquer Campeonato.
O Clima de uma final é outro. A expectativa é outra. E muitos ingredientes colaboram para que uma Final seja um jogo diferente.
Numa final nem sempre vence o melhor. Mas aí alguns poderão pensar e dizer: mas em qualquer jogo de futebol nem sempre vence o melhor.
O Futebol é um esporte diferenciado. No basquete por exemplo, a probabilidade de um time inferior ganhar de um time tecnicamente superior praticamente não existe.
Mas, numa final de qualquer campeonato de futebol, o ânimo se transforma, a perspectiva é diferente, e antes da bola rolar, a ansiedade toma conta de todos. Torcedores, diretores e atletas ficam ansiosos. Todos querem, de algum modo, participar da ocasião. E isso fica comprovado pela velocidade que os ingressos para a primeira partida da Final da Copa do Brasil que cabiam ao Coritiba, se esgotaram.
Obviamente que essa ansiedade não pode ir para dentro de campo no momento em que a bola começar a rolar. Caso isso ocorra, com certeza pode atrapalhar. Quando a bola rola numa final, aquele friozinho na barriga de cada atleta se faz presente durante os primeiros minutos. Mas, passado esse momento inicial, a tensão do jogo, a vontade de ganhar, a concentração e muitas outras particularidades e características fazem com que o friozinho na barriga vá, aos poucos, desaparecendo.
Numa final nem sempre a equipe que possui mais volume de jogo vence. Bom, isso pode acontecer em qualquer jogo de futebol. Muitas vezes um time tem 60 ou 70% de posse de bola e acaba tomando gols. Pois é...
A equipe que quer realmente ser campeã, não pode, em nenhum momento se descuidar. É atenção, concentração, o tempo todo.
Ter maior volume de jogo não é garantia de vitória. Num jogo normal ter maior volume de jogo não garante Vitória, que dirá numa FINAL DE COPA DO BRASIL.
O Palmeiras possui em seu elenco grandes jogadores: Barcos, Valdívia, Daniel Carvalho, Juninho, Maikon Leite, Henrique(que fica de fora no primeiro jogo - aliás feito no Verde daqui) e vai por aí afora.
Um descuido e será fatal.
Mas, com certeza o Felipão e seu exército, também estão preocupados com Rafinha, Éverton Costa, Éverton Ribeiro, Émerson e Pereira(nas bolas alçadas).
E deve passar um filme na cabeça do Felipão e dos jogadores que por aqui estiveram naquela lambada de "6"("SEIS") - 6 - ISSO MESMO. Um resultado como aquele do ano passado é difícil se repetir, mas conforme o resultado do primeiro jogo, quem pode afirmar que uma SEIZADA não pode acontecer novamente. Ué...mas não é jogo de truco...SEIS PAPUDO(rsrsrs...)!!!
É...mas a coisa é séria. Vamos deixar o truco de lado e vamos ao que interessa.
Mas que o SEIS de 2011 deve estar ardendo na orelhona do Felipão...e dos atletas que participaram daquele episódio...ah...isso deve. E isso pode ser explorado psicologicamente.
Com todo esse clima, com toda essa expectativa, com tudo o que envolve a final da Copa do Brasil de 2012, ninguém pode afirmar categoricamente que são favas contadas. O São Paulo quis assim pensar e ficou fora da final.
Obviamente que ninguém pode prever resultados do futebol com plena exatidão. Ainda mais em se tratando de uma Final de Copa do Brasil. Mas e quais são ou quais serão os prováveis resultados que podem acontecer na primeira partida da Grande Final da Copa do Brasil...de um lado Felipão e seu exército...e do outro, Marcelo Oliveira e seus Coronéis, Tenentes e Soldados.
Façam suas apostas!!!
A minha aposta para o primeiro jogo da GRANDE FINAL DA COPA DO BRASIL 2012 é:
Palmeiras 0 X 2 CORITIBA
Qual é a sua aposta...
Dá-lhe COXA!!!
Força Verdão!!!
Você é Campeão!!!
Saudações Alvi-Verdes!!!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)