O "11" provável.
Vanderlei, Patric, Luccas Claro, Leandro Almeida e Chico, Willian, Gil, Robinho e Alex, Arthur e Julio Cesar.
Essa deverá ser a provável escalação do Coritiba para a próxima rodada.
Como vemos, o Coxa deverá ter um novo jogador estreando: Leandro Almeida.
Leandro Almeida veio precedido de enorme cartaz. Muita gente falando maravilhas do zagueirão. Vamos torcer para que ele possa confirmar tudo o que estão dizendo, dentro das quatro linhas. A não ser que Marquinhos Santos opte em começar o jogo com o Pereira. Pereira está sem ritmo de jogo, um tanto quanto pesado ainda, e no quesito de falta de ritmo de jogo o mesmo ocorre com Leandro Almeida que está a um bom tempo sem jogar. Eu começaria a partida com Leandro Almeida.
Ao meu ver o próximo compromisso do Coritiba no campeonato paranaense será um dos mais difíceis. Jamais foi fácil bater o Arapongas em seu reduto. E desta feita não deverá ser diferente. Mas, obviamente que o Coritiba é mais time. Mesmo ainda não estando em seu rendimento ideal e não atuando com o time considerado totalmente titular, o Coxa, com todas as dificuldades que irá encontrar nessa rodada, deve vencer a partida.
Não estamos nem no meio do segundo mês do ano e tendo realizado apenas 6 partidas oficiais, a quantidade de atletas contundidos é de chamar a atenção. Victor Ferraz, Raphael Lucas, Bonfim, Denis, Eltinho, Rafinha, Botinelli e Escudero. Isso sem contar com Emerson, Jackson e Sergio Manoel que estão começando a fazer um trabalho de recuperação mais apurado para poderem retornar em condições ideais aos treinamentos normais.
Por essas e outras que tenho insistido na tecla de que o Coritiba ainda necessita de mais 3 ou até 4 valores de bom nível para compor o elenco. Se esses valores virão da base ou através de novas contratações, não sei, mas penso que para o campeonato brasileiro será preciso sim mais alguns atletas para fechar o elenco. A posição que precisa com mais urgência é a nossa Ala Esquerda. Não é necessário e nem se deve contratar este ou aquele jogador a toque de caixa, mas com algumas observações pontuais e ponderadíssimas, pode-se ir verificando onde estão esses valores que poderiam ser aproveitados no elenco coxa-branca de 2013.
Alguns podem fazer a seguinte pergunta: mas e no momento que todos aqueles que estão no Departamento Médico se recuperarem, o número de atletas, com mais valores ainda no elenco, não ficará excessivamente alto?
Os atletas estão expostos diariamente e podem se contundir a qualquer momento. Temos exemplos anteriores, como em 2012, e outros recentíssimos. Botinelli, só para ilustrar, contundiu-se em um treinamento. Isso sem entrarmos no mérito das suspensões por cartões amarelos ou vermelhos, ou até mesmo gripes fortes ou problemas estomacais.
Com tudo isso, principalmente no campeonato brasileiro, o clube que não possuir um elenco além de qualificado, mas também quantificado, irá sofrer. O Brasileirão é um campeonato extenso, são 38 jogos e muita água passa debaixo da ponte e tudo é possível acontecer. Assim é preciso estar preparado.
Até aqui, mesmo não atuando com uma equipe totalmente titular e não tendo o rendimento que todos queremos, o Coritiba é o líder isolado do campeonato paranaense com 4 vitórias e 2 empates, portanto, invicto. Por enquanto, da forma que o Coxa vem entrando no gramado, com escalações diversas a cada partida, não dá para cobrar entrosamento e muito menos padrão de jogo. Dentro desse panorama, é perfeitamente compreensível que o rendimento e a produtividade atual não estejam nem próximos dos 40% do que se almeja.
O importante é que o Coritiba caminha a passos largos para a conquista do primeiro turno, o que seria uma aproximação ao tetra-campeonato paranaense que não acontece a quase quatro décadas. É lógico que a preocupação não está assentada somente na conquista do regional 2013, existem outros objetivos que podemos dizer que são muito mais importantes, mas parece que tudo está indo mais ou menos dentro do que foi planejado.
Vitória em Arapongas. Manutenção da liderança isolada, com o olhar no futuro não tão distante.
Dá-lhe "COXA". Pra Frente "VERDÃO".
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)