Decisões.
O Coritiba venceu o Flamengo com certa folga. Quem viu o time do Flamengo jogar lá pelos idos de 1980, 1982, 1985 e à alguns anos atrás, não acredita ser este o mesmo Flamengo.
Não podemos nos iludir e achar que tudo está nos conformes, em função da vitória frente ao Mengo. É preciso ter a consciência que a caminhada é longa e será árdua.
Lá pela décima segunda rodada, teremos aquela série impiedosa do primeiro turno que irá se repetir agora no segundo turno, porém com mandos invertidos. Grêmio, Fluminense, Atlético Mineiro são os três primeiros colocados e brigarão, seguramente até o fim pelo título e vão querer abocanhar os três pontos nos jogos contra o Coritiba a qualquer custo. Na sequência ainda terão Vasco, Corinthians e Cruzeiro que sempre são batalhas campais e com certeza teremos dificuldades. Na última rodada nos defrontaremos contra um concorrente direto que busca fugir da ZR e está rodada a rodada somando pontos. É bem verdade que o jogo contra o Figueirense será aqui, mas tomara até lá, estejamos livres dessa coisa de jogar com a corda no pescoço.
A próxima rodada será chave. Caso o Coritiba vença o Atlético(GO) lá, estará afundado vez por todas o time da região centro-oeste. Além de sepultar os anseios do adversário, irá dar um passo importante rumo a se livrar das proximidades da ZR.
Depois vem o Santos. Lembrando que o Santos joga hoje à tarde contra o São Paulo. Nossa torcida será pela vitória do SP. Caso isso ocorra, 1 pontinho apenas continuará separando Coxa e Peixe.
E logo após o Santos, será a vez do Sport, outro adversário que briga diretamente com o Coritiba. Uma vitória frente ao time pernambucano seria o ideal, mas até o empate, pelas circunstâncias atuais não seria ruim.
Na minha opinião, essas três próximas rodadas definirão os rumos do Coritiba no Campeonato Brasileiro.
Não podemos baixar a guarda e se empolgar muito com a vitória conseguida frente ao Flamengo, que como disse, hoje é uma caricatura de time. Se o Flamengo continuar assim, seguramente será um dos rebaixados em 2012.
É óbvio que devemos comemorar os três pontos. Os 3 pontos foram importantíssimos nesse momento. Mas vem osso duro pela frente, principalmente nessas três próximas rodadas e as comemorações, agora nesse instante, devem passar pela área de precaução. Os jogos do Coritiba, nas 3 rodadas que se sucederão, talvez seja o último suspiro para Atlético(GO) e Sport. E o Santos se perder o clássico para o São Paulo, pode se complicar e ficar no rebolo da ZR também, engrossando o número de equipes que lutarão até o fim para se manter na Elite do Futebol Brasileiro.
Atlético(GO), Sport, Figueirense, Palmeiras, Bahia, Coritiba, Santos e Flamengo são os oito times que, na minha opinião, brigarão para não cair. Náutico, Ponte Preta e Portuguesa que teoricamente seriam equipes que hipoteticamente estariam nessas condições, estão, rodada a rodada se distanciando decisivamente do buraco negro e clareando as coisas para as suas cores.
Atenção Coritiba, pés no chão, concentração. O sucesso nas próximas três rodadas pode ser o caminho para a tranquilidade e pode fazer com que a série impiedosa que teremos mais a frente, seja menos penosa.
Dá-lhe Coxa!
Avante Coritiba!
Saudações Alvi-Verdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)