Na primeira partida do primeiro turno do campeonato paranaense o adversário foi o Operário lá em Ponta Grossa. O resultado final do jogo apontou um empate. O Coxa poderia ter saído com a vitória caso RuiDíaz tivesse convertido uma penalidade máxima assinalada pelo árbitro corretamente e que foi sofrida por Djair, que aliás, pelo que demonstrou nas partidas em que atuou, merece ter mais oportunidades no time no segundo turno que terá início no próximo final de semana.
O adversário será novamente o Operário nessa abertura de turno. Só que agora o jogo acontecerá em Curitiba, mais precisamente no Estádio Major Antonio Couto Pereira. Dentro de casa não dá para pensar em outro resultado que não seja a vitória. Com todo respeito ao time que possui sede na simpática cidade de Ponta Grossa, local aliás em que já residi por um período, quando tive a honra de vestir a camisa do próprio Operário, e depois disso, o Operário de Ponta Grossa passou a ser uma espécie de segundo time em meu coração esportivo, mas mesmo assim, afirmo que a vitória do Coritiba, no próximo domingo, deve e precisa acontecer.
Não importa muito o número de gols, mas desde que a vitória aconteça com o Coritiba demonstrando futebol de time grande, ficaremos satisfeitos.
Mas o que é metaforicamente falando, o Coritiba jogar um futebol de time grande. O Coritiba por si só é um "time grande", mas precisa demonstrar isso quando atua. É necessário que o futebol jogado não deixe dúvidas de que o merecedor do resultado de vitória foi o Coritiba e é preciso a partir do início dessa segunda metade do campeonato paranaense que o Coxa desenvolva um bom padrão de jogo e agora já com um determinado entrosamento, com algumas jogadas ensaiadas aparecendo e que se faça presente também uma troca rápida de passes e deslocamento constante de atletas de posição para posição, que irão confundir o adversário e tornar o jogo mais movimentado e que mostrará a quem está assistindo que o Coritiba além de ser um time grande, está praticando um futebol também de time grande.
Li em vários instrumentos da mídia paranaense que o técnico do Operário de Ponta Grosa está escondendo o time que mandará a campo. Não sei se isso é produto de dúvidas em função do próprio rendimento de cada atleta ou se é com o objetivo de tentar confundir o Coritiba. Penso que a primeira hipótese é a que está contando para Paulo Turra, pois se for a segunda, sinto em alertar o comandante operariano que isso não terá qualquer efeito pois quem dará as cartas nessa partida, diferentemente da estréia no regional, será o Coritiba e de forma bem natural, muito natural aliás e ele querer fazer uso de uma artimanha dessas com o objetivo de causar qualquer empecilho ao nosso Coxa, seria uma ingenuidade sem tamanho.
O Coritiba é superior e em assim sendo deve se impor. O Coxa deve mostrar suas garras logo de pronto, assim que o árbitro da partida permitir que o jogo comece através do apito inicial e ir logo oferecendo ao time dos Campos Gerais os primeiros indícios de como a coisa irá funcionar no transcorrer do confronto.
Mais uma vez, com os meus mais sinceros respeitos ao querido e simpático Operário de Ponta Grossa, não passa pela minha cabeça, qualquer tipo de dificuldade para o Coritiba, no sentido de vencer o primeiro adversário nessa segunda volta do paranaense que terá início.
Independentemente de quem serão os gladiadores que estarão em campo pelo lado coxa-branca e isso cabe, com certeza a Comissão Técnica do Coritiba definir, nosso time tem que empurrar o adversário para o seu campo e ir trocando passes certeiros, construindo jogadas a todo instante e fazer a defensiva oponente ficar em polvorosa com a quantidade e "qualidade" de lances a nosso favor.
No mais, não tem muito o que falar, o que dizer ou o que escrever sobre esse próximo jogo, o primeiro dos 11 que farão parte do segundo turno do campeonato paranaense de 2013.
O Coritiba é super híper favorito sim senhor. Aliás, o Coritiba não é somente favorito no próximo domingo, mas o Coxa é favoritíssimo a conquista "invicta" do segundo turno do regional atual.
Ou será que alguém duvida disso?
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)