Em 2013, o Vitória conquistou o campeonato baiano, vencendo o seu maior rival nas finais: o Bahia, aplicando em um dos jogos, uma sonora goleada de 7 X 3. Quer dizer, ganhou o estadual sem deixar qualquer dúvida e está em 5º lugar na tábua de classificação do campeonato brasileiro, com 14 pontos, um posto a frente do seu competidor direto a nível regional que ocupa a 6ª colocação.
Esses fatos, por si só, já demonstram que o Vitória não é uma equipe tão fácil de ser batida. Estar em 5º lugar na classificação atual do brasileirão 2013 e ter ganho com merecimento o campeonato baiano, qualificam o Vitória como um time que deve ter algo de bom no momento.
Para termos uma ideia mais aproximada do rendimento do Vitória no campeonato brasileiro em andamento, vamos listar abaixo, os jogos já realizados pela equipe baiana com os seus respectivos resultados e a posição na tabela de cada um dos seus adversários.
Vitória 2 X 2 Internacional(1º)
Náutico(20º) 0 X 3 Vitória
Vitória 2 X 0 Vasco(11º)
Grêmio(12º) 1 X 0 Vitória
Vitória 3 X 2 CAP(18º)
Goiás(9º) 1 X 0 Vitória
Vitória 3 X 2 São Paulo(16º)
Vitória 0 X 0 Bahia(6º)
Como vemos, o Vitória possui 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.
Uma das vitórias ocorreu na casa do adversário.
Três vitórias aconteceram dentro de casa.
Dois empates ocorreram quando a equipe baiana tinha o mando de campo a seu favor.
E as duas derrotas, ambas, aconteceram fora dos seus domínios.
Dentro de casa, o Vitória se mantém invicto. O próximo adversário do Coritiba já realizou 5 jogos em casa e na somatória de pontos, nessas ocasiões, totalizou 11 pontos.
Fora de casa, o time baiano realizou três jogos, vencendo um, contra o lanterna do campeonato e perdendo duas vezes, porém pelo placar mínimo.
Fez 13 gols até aqui, sendo que desses 13 gols assinalados, 10 deles foram dentro de casa e 3 na casa do adversário.
Tomou até o momento, 8 gols, e 6 desses gols tomados foram dentro de casa e somente 2, quando jogou fora de casa.
O Vitória já venceu fora de casa, mas a vitória aconteceu somente contra o último colocado do brasileirão.
E curiosamente, os 3 gols assinalados pela equipe baiana, longe dos seus domínios, também foram somente, quando ela se defrontou contra o último colocado.
Supostamente, a equipe que ocupa a última posição na tabela seria o time mais fraco.
Nas duas outras ocasiões contra o Grêmio e frente ao Goiás, o Vitória não fez gols, porém, jogando fora de seus domínios, tomou apenas 2 gols e as duas derrotas aconteceram pelo placar mínimo.
O único time que o Vitória enfrentou até aqui e que está a frente dele na classificação foi o Internacional que é, com um jogo a mais que quase todos os demais competidores, o líder da competição e naquela ocasião o resultado foi de empate em 2 X 2 com mando da equipe baiana.
São alguns fatos que podem ser observados pela Comissão Técnica alvi-verde e números que podem nos dizer algo, se forem estudados profundamente.
Um dos itens que chama a atenção é de que o Vitória, nas 2 derrotas sofridas, perdeu apenas por 1 X 0 e fora de casa. Isso pode nos dar a entender que o Vitória, quando joga fora de seus domínios, deve entrar fechadinho, e assim o Coritiba, indo por esse raciocínio, deve tentar abrir o jogo, explorando os lados do campo.
Como vemos, com base nos números, teoricamente, dá para vencer o Vitória, mas será preciso jogar com certa dose de paciência e calma. Lógico que paciência e calma, não é sinônimo de morosidade. É preciso jogar com objetividade e deslocamentos constantes para abrir a defesa adversária.
Com uma boa dose de inteligência, estratégia ousada, esquema definido para atacar, sem contudo, desguarnecer a cozinha, evitando contra-ataques e indo para o campo de jogo com muita raça e união, antevejo mais uma vitória do Coritiba na nona rodada do Campeonato Brasileiro.
Isso sem falar no Fator Couto Pereira. E para que o Fator Couto Pereira impulsione o Coritiba para a vitória, mais uma vez, a nação coxa-branca precisa comparecer em grande número, se possível, lotando o Estádio, fazendo o Vitória tremer na base, quando ver e sentir dentro de campo, a força da torcida alvi-verde.
É óbvio que o Vitória hoje não é um time tão fácil assim de ser batido, mas o Coritiba usando determinadas armas já utilizadas contra Atlético Mineiro e Fluminense, pode perfeitamente conquistar mais 3 pontos, e dependendo de outros resultados, a liderança pode voltar já nessa nona rodada e o Coxa com mais uma vitória, continuar como único invicto no campeonato.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)