Os números podem ainda mostrar que é possível o Coritiba permanecer na Série A.
Fazendo uso dos cálculos matemáticos de modo frio, ainda dá para dizer que é possível o Coritiba permanecer na Série A.
Ocorre que no futebol sabemos que 2 + 2 nem sempre tem como resultado aquilo que a matemática nos sugere.
Até aqui foram disputadas 16 rodadas. Restam ainda 3 rodadas para que a primeira volta do Brasileirão 2015 seja completada.
Nos 16 jogos que o Coritiba disputou e que os outros 19 competidores também disputaram, do total de 48 pontos, o Coxa fez apenas 12 e é no momento o último colocado da competição, exatamente o que conhecemos no mundo da bola como "lanterna" do campeonato.
Se olharmos apenas para os números, dá perfeitamente para dizer que é ou será perfeitamente possível, o Coritiba recuperar-se e safar-se da temível Segundona Nacional.
Ocorre que como escrevemos acima, no futebol não basta dizer que ainda faltam 22 rodadas a serem disputadas e que existem 66 pontos em jogo.
A matemática do futebol é diferente e bem diferente por sinal.
Dos 66 pontos que o Coritiba tem a disputar é fácil afirmar que se o Coxa conquistar 33 poderá ainda livrar-se do "fantasma do rebaixamento"(quando escrevo a palavra fantasma me lembro da final do Paranaense 2015 onde fomos impiedosamente goleados no placar agregado).
Porém, se imaginarmos que o Coritiba não conseguiu vencer adversários do quilate de Avaí, Joinville, Ponte Preta e Goiás em pleno Couto Pereira, o que dizer por exemplo das próximas 3 rodadas quando enfrentaremos Santos(fora de casa), Palmeiras(em casa) e Vasco(fora de casa)?
Pelos números atuais do Brasileirão em transcurso, Santos e Vasco são adversários diretos na briga contra o rebaixamento.
A matemática nos mostra que é possível evitar a queda, mas o futebol apresentado pelo Coritiba até aqui nos sugere que a "queda é ou será praticamente inevitável"!
Daqui a 3 rodadas a primeira volta do Brasileirão 2015 estará completada. Com a conclusão dessa primeira parte do Campeonato Brasileiro, o Coritiba estará a 5 ou mais pontos de diferença em relação ao 16º colocado? Essa é a única dúvida que tenho.
É triste dizer isso, é melancólico e chega ser assustador o que vou escrever agora, antes mesmo da metade do Brasileirão ser concluído.
É hora do Coritiba começar a se estruturar para as disputas da Série B em 2016. Infelizmente!
Como fazer isso? Não é tão difícil.
Basta passar o vassourão e limpar o Alto da Glória. Chamar alguns jogadores para uma conversa e fazer alguns acordos no que se refere à rescisões de contratos, evitando mais problemas financeiros na continuação.
Chama os caras e diz: olha, infelizmente pela campanha que estamos fazendo, inevitavelmente nossa arrecadação vai cair estrondosamente e nós não teremos como arcar com os seus polpudos salários. Diante disso, contamos com a vossa colaboração no sentido de entender o momento que vivemos. Nossa proposta é pagar 30% do que te devemos em 5 vezes(por exemplo).
Feito isso, começar a avaliar criteriosamente quem da "base" possui condições de vestir a camisa do Coritiba. Mas essa avaliação precisa ser obrigatoriamente criteriosa e real, sem devaneios, ou sem que alguém possa ou pense em tirar vantagem da promoção do(s) garoto(s) para o time de cima.
A única saída atual que vislumbro para o nosso Coritiba, nesse triste momento, é essa.
Já que vamos cair mesmo, que se comece a estruturar o Coritiba para a Série B.
Melhor apostar na garotada que custa muito mais barato do que trazer outros bondes para tentar recuperar o que está praticamente irrecuperável, e comprometer ainda mais o caixa coxa-branca.
Aí lá por outubro, novembro, começa-se, após nova avaliação "criteriosa e real" a montar o elenco para a Série B do ano que vem, sem atropelos, sem colocar os pés pelas mãos.
Desesperar agora trará mais desespero ainda lá pra frente.
É limpar o clube adequadamente e pavimentar o caminho de volta para a Série A dentro de patamares sólidos e reais, sem sonhar, sem imaginar que existe ainda Papai Noel, Coelhinho da Páscoa ou Fada Madrinha.
Não adianta ganhar a Série B novamente, ser Campeão da Segundona Nacional e depois não ter cacife e estrutura "dentro e fora do campo", para tornar-se protagonista na Série A e não ser apenas um clube coadjuvante que participa apenas do Brasileirão com único objetivo de manter-se na Primeira Divisão, o que vem acontecendo ano após ano.
Alguém acha, alguém acredita que o Coritiba ainda conseguirá fazer pelo menos 50% dos pontos em disputa? Restam 66 pontos a serem disputados. Para pensar em não cair o Coxa terá obrigatoriamente que fazer 33. Isso se o número chave, em vez de "45" não passar a ser "47" em se tratando de mínima pontuação.
Pelos números, na matemática ainda dá, mas como já escrevi, a matemática do futebol é diferente!
Queiram os deuses que o Coritiba permaneça na Série A, mas na matemática dos homens da bola ou na matemática do futebol o resultado que se chega é "queda praticamente inevitável"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)