Festa linda. Desfiles de craques no Couto Pereira nesse dia 20/12/2015. Infelizmente uma noite e madrugada de sábado bastante chuvosa e uma manhã com mais chuva certamente impediram que vários coxa-brancas se deslocassem até o nosso palco sagrado de grandes conquistas.
E ainda tiveram no domingo pela manhã alguns jogos internacionais acontecendo, mas "quem foi ao Estádio Major Antônio Couto Pereira não se arrependeu".
Já no sábado, muitos dos Campeões Brasileiros de Futebol pelo Coritiba Foot Ball Club em 1985, jantávamos e as observações eram unânimes entre nós de que o "Lela"(Careta) tinha que fazer pelo menos 1 gol e Rafael, Gerson e Jairo, teriam que praticar algumas defesas acrobáticas.
E isso tudo aconteceu. De quebra teve gol do Alex(o único gol do adversário) para os campeoníssimos paranaenses de 1989 e teve gol do Lela também, abrindo o caminho da nossa vitória. E pelo menos duas grandes defesas do Gerson aconteceram e no jogo preliminar o nosso Jairão já havia praticado defesas importantes.
Antes dos 10 minutos de partida com um toque entre o zagueiro e o lateral direito deles deixei Lela em condições de assinalar o tento de abertura do jogo, mas Gerson em uma defesa sensacional evitou o nosso gol. Mas, não demorou muito para abrirmos o placar e a careta do Lela apareceu.
Depois de algum tempo Alex empatou para o time de 89. Alguns minutos depois pênalti pra nós. Aí eu, Tcheco e Aladim que havia acabado de entrar conversamos pra ver quem de nós bateria a penalidade. Por antiguidade e pela bela história de Aladim no Coritiba chegamos à conclusão que quem deveria bater seria o Gênio. E ele foi lá e bateu magistralmente no cantinho de Gerson.
Para encurtar o que aconteceu no gramado, o resultado final foi Campeões Brasileiros de 1985 (4) X (1) Campeões Paranaenses de 1989.
Pachequinho, Ademir Alcântara, Tcheco, Alex, Tostão, Osvaldo, Serginho, Vica, Carlos Alberto Dias, Berg, Mario Sergio Feijão e muitos outros atletas participaram do jogo de fundo e na preliminar(inclusive com a participação de alguns sócios do Coritiba), atletas com muita história no nosso alviverde desfilaram pelo gramado.
O "10" maior da trajetória do Coritiba no Brasileirão de 1985, Toby(Dorival Mateus da Costa) infelizmente não está mais entre nós, assim como Zé Carlos, Vicente e Gardel que também foram(e são) legítimos atletas Campeões Brasileiros de 85.
O objetivo maior desse magnífico Encontro de Gerações foram as homenagens para Toby, merecidíssimas por sinal.
Sem o "10" que mais jogou no Brasileirão de 1985, alguém teria que vestir aquela camisa. E quem acabou usando a camisa 10, com muito orgulho e honra fui eu.
Iniciamos a partida com Rafael, Tcheco(André contundido compareceu mas não atuou e foi muito bem substituído), Vavá, Heraldo e Hélcio, Almir, Marildo e Elizeu, Lela, Índio e Gil com Caxias ficando no banco de reservas.
Um a um dos atletas Campeões Paranaenses de 1989 foram sendo chamados inicialmente, nos microfones do Alto da Glória no domingo e a cada atleta que subia para o gramado, os presentes aplaudiam muito.
Depois foi a nossa vez, e um a um dos Campeões Brasileiros de 1985 também foram chamados.
Quando chegou a minha vez, entrei de mãos dadas com o filho do Toby, um dos irmãos dele e mais o sobrinho do Dorival, e um momento mágico pintou no Alto da Glória. Não porque eu estava entrando em campo, mas sim por aquele momento que simbolizou muito bem o Grande Dorival Mateus da Costa no Coritiba e para o Coritiba e senti a forte presença do Toby ali com a gente.
Vários momentos mágicos aconteceram no Estádio Major Antônio Couto Pereira no domingo, 20/12/2015 e ficará marcado para sempre, assim como o nosso título brasileiro de 1985 ficou.
Teve gol do Lela e assim pintou a careta do Reinaldo Felisbino. Teve gol do Aladim, teve defesas lindas de Gerson e de Jairo e tenho certeza absoluta que Toby esteve conosco no vestiário e nas quatro linhas.
Homenagens merecidas ao Toby, homenagens a alguém que foi um ser humano maravilhoso enquanto por aqui esteve.
Obrigado Dorival Mateus da Costa, obrigado Toby, obrigado Da Costa.
Obrigado Paulo Cesar Tiemann pelo belo serviço no cerimonial desse nosso grande e magnífico evento.
Obrigado ao trio de arbitragem que trabalhou(aliás em 2 jogos) e obrigado aos massagistas.
A Confraria dos ex-atletas do Coritiba está de parabéns pela organização desse evento. Créditos de todos nós ex-atletas do Coxa que fazem parte dessa Confraria e até os que "ainda" não fazem, para aqueles que organizaram diretamente esse magnífico evento. Obrigado moçada. Valeu.
"Quem foi ao Couto domingo não se arrependeu" e se emocionou muito.
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)