Características.
Entendo que o esquema a ser adotado por uma equipe depende muito de quem são os atletas que fazem parte do elenco.
Conforme as características de cada atleta, pode-se adotar esse ou aquele esquema de jogo.
Não resolve muito, por exemplo, adotar um esquema para jogar no contra-ataque se não se tiver a mão atacantes rápidos(ou pelo menos 1 atacante rápido) e meias(na pior das hipóteses 1) que possuam boa técnica para saber enfiar a bola de forma ágil e certeira. É lógico que um ala, dependendo da jogada pode ser tanto aquele que vai ao ataque rapidamente como o jogador que irá enfiar a bola para o atacante, mas isso depende da jogada, das variações dos lances na partida e por aí vai.
O que os atletas que ocupam as muitas posições em campo precisam ter como pré-requisito?
Goleiro - ter boa colocação embaixo dos três paus, ter fundamentos mínimos para sair jogando e a saída do gol é algo de suma importância(aliás, poucos goleiros brasileiros possuem essa condição), além de possuir reflexos rápidos;
Alas - bom poder de marcação, ter certa técnica para apoiar, saber cruzar e ter até um tino de conclusão bom, pois vez por outra os alas acabam saindo na cara do goleiro adversário;
Zagueiros - excelente impulsão, boa colocação e posicionamento, e um senso de cobertura apuradíssimo , tudo isso aliado a uma certa velocidade e agilidade;
Volantes - forte poder de marcação, senso de cobertura considerável e uma certa técnica que possibilite um bom passe no sentido de servir bem ao companheiro;
Meias - excelente técnica para desvencilhar-se da marcação adversária, rapidez, agilidade, visão de jogo e bom poder de criação e conclusão;
Atacantes(pelos lados do campo) - velocidade, excelente drible, ótimo cruzamento e bom poder de conclusão;
Atacantes de referência - excelente posicionamento, bom domínio de bola, ótimo cabeceio, agilidade e faro de gol.
Aí estão elencados alguns requisitos que os jogadores que ocupam determinadas posições em campo precisam ter. Lógico que isso é o mínimo por posição. É preciso muito mais do que isso, além de garra, motivação elevada e vontade de vencer.
Na atual fase em que nos encontramos, os mais variados clubes do Brasil se movimentam no sentido de formar o elenco para o próximo ano. Os responsáveis pela contratação dos futuros atletas precisam ter a noção de que para efetivar e concluir a negociação, os atletas devem no mínimo atender os pré-requisitos para desempenhar determinada atividade e executar as funções que lhes cabem, de modo, pelo menos, satisfatório.
Até aqui, nada de novo. Quem está acostumado com as coisas da bola sabe que isso que foi colocado acima é o mínimo do mínimo para um atleta poder entrar para o campo de jogo.
Outras coisas contam, como a socialização do atleta, as questões de relacionamento(relacionamento inter-pessoal), como ele reage a situações em que a pressão se faz presente, qual é a performance dele fora das quatro linhas e até no convívio com a sociedade. Se o atleta sabe trabalhar em grupo e consegue se relacionar com os companheiros de forma saudável, é um bom requisito também.
Uma série de fatores devem ser analisados para realmente contratar um atleta. Alguns pensam que o atleta tem que resolver dentro do campo e o que acontece fora dos gramados não deve ser levado em conta. E no próprio Coritiba em anos anteriores, em décadas anteriores, alguns jogadores não tinham uma vida regrada fora das quatro linhas, mas quando a bola rolava faziam gols, serviam aos companheiros com maestria e tudo mais.
Naquela época o preparo físico não era tão primordial assim. Será que esses atletas(sem citar nomes, mas vocês provavelmente já fazem a ligação no pensamento) que atuaram no passado, alguns num longínquo passado e outros nem tanto, teriam condições de executar hoje o que conseguiam naquela época? Os atletas atualmente possuem uma preparação física fora do comum e quem não se cuidar, no pensamento de alguns, não pega na bola. Aqui está um campo em que a discussão fica bem apimentada, pois enquanto uns pensam que um atleta altamente técnico não precisa de tanto preparo físico, outros entendem ao contrário.
A formação de um novo elenco com condições melhores que o elenco de 2012, para 2013, é agora o principal e tudo precisa ser analisado criteriosamente.
Vamos torcer que em 2013 tenhamos um elenco qualificado e que possa conquistar títulos além da fronteira de nosso Estado.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)