O mês de agosto não foi e não está sendo bom para o Coritiba. Ainda bem que a próxima partida válida pelo Campeonato Brasileiro a ser disputada já será setembro.
Contusões são previstas em um Campeonato como o Brasileiro. Mas, as lesões extrapolaram até o previsto. Elas aconteceram em profusão e o número de atletas entregues ao Departamento Médico alvi-verde é além do normal.
Com a não atuação de atletas importantes na campanha inicial que o Coritiba fazia, os resultados já não foram os mesmos e o decréscimo de produção da equipe se fez presente de tal modo que não precisa ser um "expert" na análise do futebol para perceber isso.
Os rumores dão conta de que Chico já estará a postos diante do Vitória pela Sul-Americana e que Alex, Robinho e Lincoln poderão participar da primeira partida que o Coritiba fará em setembro.
Isto acontecendo na prática, já dará ao Coritiba uma outra roupagem. É óbvio que os atletas que retornarão ao campo de jogo, não renderão tudo o que vinham rendendo antes de se contundirem, mas funciona como uma espécie de alento, diante do quadro que pintou, após a enormidade de contusões, em um curtíssimo espaço de tempo.
É notório que o rendimento do Coritiba não é e não foi o mesmo das 10, 11 ou 12 rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro. É fácil concluir que o decréscimo na produção, dentro do gramado, aconteceu em função da não utilização de atletas da linha de um "Alex", do Deivid, do Robinho e do Lincoln, por exemplo.
Todos contamos com a possibilidade forte do Coritiba voltar a atuar com pelo menos algo próximo de 70 ou 80% da produtividade que o Coxa vinha tendo no início do Brasileirão. O cumprimento da metade do Campeonato Brasileiro se aproxima e o Coritiba terá adversários de bom poderio, casos de Internacional e de Botafogo, antes desse ciclo fechar.
O Coritiba habitou durante rodadas e rodadas no "G4" e agora já saiu do pelotão de frente e está posicionado em sexto na tábua de classificação. Isso ainda, em virtude de que alguns competidores não conseguiram pontuar na média que normalmente times que se situam entre os 10 primeiros na classificação, pontuam.
Não vou nem entrar no mérito de fazer uma análise mais profunda a respeito dessa partida contra o Vitória pela Sul-Americana, em que, segundo comentários, o Coritiba já terá o retorno de Chico, pois se levarmos em conta o rendimento da equipe, nas últimas rodadas, dificilmente o alvi-verde avança.
Assim, com o retorno de atletas não somente "importantes", mas "importantíssimos", no jogo frente ao Internacional, esperamos que o Coritiba volte a apresentar aquele futebol que o qualificou até como um dos candidatos ao título do brasileirão 2013. Como temos que buscar uma análise sensata, e o modo como tudo acontece em Campeonatos Brasileiros, parece que a corrida atrás de mais um título nacional ficou complicada.
Mas, com o retorno de atletas chaves, ainda dá para sonhar com uma vaga na Libertadores da América, desde é claro, que o rendimento da equipe não seja o apresentado nessas 4 ou 5 últimas rodadas.
Saudações Alvi-verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)