Ao contrário de 2013, quando no começo o Coritiba permaneceu invicto durante 10 rodadas e em algumas delas liderou o Brasileirão, vencendo algumas partidas; em 2014, após a realização de 6 rodadas, o Coxa se encontra na Zona de Rebaixamento e ainda não venceu sequer um único jogo.
Em 2013, mesmo arrancando bem no Brasileirão, o Coritiba acabou tendo dificuldades nas rodadas de finalização e brigou até o final para se safar do rebaixamento.
Esse ano a coisa está russa. De 18 pontos já disputados o Coritiba marcou apenas míseros "4" pontos. Terá o Coritiba forças para reverter esse quadro e continuar integrando a Elite do Futebol Brasileiro em 2015?
Os horizontes, a julgar pela fraca pontuação auferida até aqui não são nada bons.
Não vou nem entrar no mérito se o Coritiba jogou bem algumas partidas ou se em outras, apresentou-se razoavelmente ou em outras ainda não teve boa performance.
O que fica, o que vale, o que conta, são os pontos marcados. E em campeonatos por pontos corridos, a perda de pontos seguidos, desestabiliza o grupo, e a não ocorrência de vitórias vai minando o ambiente, e o clima, muitas vezes, começa a ficar insustentável. Por mais que se queira ter firmeza, buscar confiança, acreditar que a vitória acontecerá, sabemos, as coisas não se apresentam de modo fácil.
Se no ano passado a largada do Campeonato Brasileiro, em termos de pontuação foi ótima, esse ano, a baixíssima pontuação começa a trazer preocupações em níveis elevadíssimos.
Não dá para ficar pregando coisas como: ah...ainda estamos no começo, no início e a roda vai girar muito, os pneus de algumas outras equipes irão furar e nós trocaremos os pneus nas próximas paradas. Em breve, após mais 3 rodadas, ocorrerá uma parada extensa. Mas quem garante que a parada em função das disputas da Copa do Mundo será benéfica para o Coritiba? Não dá para ficar trabalhando apenas no campo das hipóteses.
O Campeonato Brasileiro que é por pontos corridos é longo sim, mas antes da parada da Copa do Mundo já terão sido disputados 27 pontos, algo próximo de 25% do total. Não é tão pouco assim, principalmente porque todas as 20 equipes terão o mesmo período para novos preparativos. No ritmo de pontuação atual do Coritiba com um índice pouca coisa além dos 20%, o negócio ficará extremamente complicado para se tentar reverter o panorama lá na frente.
50% dos pontos disputados até aqui, ou seja, a metade, 9 pontos, foram dentro do Couto Pereira. 3 jogos no Estádio Major Antônio Couto Pereira, 3 partidas aconteceram no antigo Belfort Duarte e em nenhuma delas o Coritiba saiu vencedor. Ao contrário disso, em uma das ocasiões o Coritiba foi o perdedor do confronto.
Assim não existe nada de animador. O quadro é desalentador.
O Internacional iniciou a partida sem 7 jogadores considerados titulares e durante a partida ainda perdeu mais 2 atletas. Esse poderia ser teoricamente, um item que daria, imaginariamente, certa vantagem ao Coritiba. Mas em se tratando de Campeonato Brasileiro, nenhuma equipe, nenhum clube sagra-se Campeão Brasileiro de Futebol apenas com um time, com 11 jogadores. Quem quer ou quiser ser Campeão Brasileiro precisa ter elenco. Quem quer ou quiser permanecer na Elite do Futebol Brasileiro, fazendo parte da Série A, precisa ter elenco. O Internacional provou que vai brigar pelo título brasileiro de 2014. E o Coritiba? O Coritiba se, pelo padrão atual, sabe-se não brigará por título, terá condições de lutar em igualdade de condições com as demais equipes pela permanência na Divisão de Elite do Futebol Brasileiro? Tenho cá comigo minhas dúvidas, e muitas dúvidas, se isso será realmente possível?
O Campeonato Brasileiro de Futebol não é um campeonato em que com um simples estalar de dedos se consegue dar uma guinada de pelo menos 180º, já que 360º no momento atual é praticamente impossível. O Campeonato Brasileiro de Futebol não apresenta o panorama propício para trocar apenas 2 ou 3 peças e tudo passar a funcionar a contento. Nunca foi assim, não é e jamais será. Analisando as particularidades, as características e as peculiaridades presentes no Campeonato Brasileiro de Futebol, confesso que estou preocupadíssimo.
A minha preocupação não vai mudar o estado de coisas que estão acontecendo com o Coritiba dentro de campo. Não vou nem citar as ocorrências além das quatro linhas, e se elas estão ou não afetando o rendimento da equipe, mas no campo de jogo, o Coxa não consegue vencer sequer uma única partida.
Algo já deveria ter sido feito. O Coritiba fez alguma coisa sim. Trouxe uma Comissão Técnica que custa caro. Tem hoje o Preparador Físico da Seleção Brasileira. Possui o Preparador de Goleiros também da Seleção Brasileira. E inclusive o chefe da delegação que buscará o Hexa Mundial é do Coritiba. Mas e o time? O Elenco? Alguns tem dito que o time é forte, que o elenco é bom, mas que a coisa não se encaixou ainda para se encontrar o caminho das vitórias e que isso é uma questão de tempo apenas. Não sei se é bem assim. Fato é que até aqui nada se materializou em termos efetivos. A bola balançou pouquíssimas vezes as redes adversárias e as redes alviverdes já foram balançadas algumas vezes nesse Brasileiro e isso levou o Coritiba a contabilizar no Brasileirão em transcurso, com parada para a Copa do Mundo e tudo, 4 empates e 2 derrotas.
18(Dezoito) pontos foram disputados até aqui. O Coritiba marcou apenas "4" e "14" foram para as cucuias.
O que precisa ser feito? Algo precisa ser feito e rápido. Não dá para ficar esperando o natal chegar, pois se assim for, 2015 muito provavelmente iniciará com uma tristeza enorme e 2014 terá um desfecho decepcionante para a Nação Coxa-Branca.
A verdade nua e crua é essa, é uma só e não tem como colocar panos quentes na coisa. O futebol é um sonho, algumas vezes. O menino de 7, 8, 10, 12 anos de idade sonha em ser jogador de futebol. Eu e muitos de vocês sonhamos com isso um dia e muito, mas apenas alguns conseguiram realizar esse sonho. O Coritiba não pode viver apenas nesse mundo de sonhos, pois a realidade do futebol existe e o que está acontecendo agora é o Campeonato Brasileiro de Futebol. O Campeonato Paranaense de 2014 morreu na casca. E o Brasileirão 2014 vai acabar como?
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)