O Santos começou o campeonato brasileiro um tanto quanto maleixo, mas já está se recuperando, chegando no bloco de cima. Coritiba e Santos se equivalem na questão revelação de bons atletas. Citaríamos mais de uma centena de atletas revelados pelas duas equipes que tiveram sucesso no futebol.
Mais uma vez, a ascendência santista acontece com a utilização de atletas revelados na base. Sempre insisto que os bons times sempre tiveram alicerce nessa filosofia. Atletas feitos no clube vão para campo com a alma e transmitem isso aos demais atletas oriundos de outros centros. É óbvio que somente um time de piás, também não dá, mas o melhor caminho, é sem dúvida nenhuma, a "mescla". Um exemplo típico da boa utilização de jogadores feitos em casa é o Flamengo de Zico, Júnior e cia. Outro exemplo é o Coritiba, campeão brasileiro de 1985. Oito jogadores do elenco foram formados na base: Gerson, André, Vavá, Helcio, Toby, Elizeu, Gil e Luisinho. E mais dois que vieram do Colorado: Dida e Marildo(não foram formados no Coritiba mas eram e são gente forjada no estado do Paraná). São 10 atletas do grupo total de 25. Esses 10 somados a jogadores da estirpe de um Lela(que foi trocado por um jogador feito no Coxa e que foi campeão brasileiro pelo Fluminense em 84: Leomir), Edson, Índio, Heraldo, Gomes, Marco Aurélio, Caxias, Almir, Rafael, Jairo, Aragonés, Vicente, Zé Carlos, Paulinho e o grande Gardel(que humildade, que alegria, que parceiro) - ele, Zé Carlos e o seu Ênio já não estão mais nesse plano - o Coxa era um grupo unido e determinado que foi comandado inicialmente pelo competente Dino Sani, pelo predestinado Dirceu Krueger e por fim, pelo grande Ênio Andrade.
Santos X Coritiba é um jogo que já está chamando a atenção de todos no Brasil. O pessoal já está perguntando pelos quatro cantos, quem é esse time do Coritiba, e já estão pensando: será que esse elenco terá força suficiente para ir até o final na parte de cima da tabela? Desde o início do campeonato e até antes dele, venho dizendo que sentia que em 2013, o Coxa poderia brigar por um Bi Campeonato Nacional via Campeonato Brasileiro. Parece que não me enganei. Já se foram 7 jogos e o Coritiba é o primeiro entre os 20 competidores. E além de estar comandando o campeonato é o único invicto, tendo a segunda melhor defesa.
É óbvio, é lógico que não chegamos ainda nem na conclusão do primeiro terço do campeonato brasileiro de 2013, mas convenhamos, após sete rodadas, o Coritiba ainda não ter conhecido sequer uma derrota, é algo que realmente chama a atenção.
O Coritiba precisa se encorpar mais ainda. Rafinha já se foi. Na minha opinião, jamais deveriam ter deixado Rafinha sair do grupo. Agora falam na saída de Willian. Willian, pelas contusões, perdeu o posto titular, mas ele, com certeza será útil no decorrer do campeonato brasileiro. Não deixem esse rapaz feito por aqui sair do grupo. Ele é o símbolo da alma que já citei no texto. Se o Coritiba quiser chegar ao segundo título nacional via campeonato brasileiro não é hora de nenhum jogador deixar o clube. Ao contrário, se o Coxa puder trazer mais alguém, reforçar o elenco com qualidade, seria de bom grado, e é isso que precisa ser feito. Nem sempre alguns tostões a mais agora, serão a solução. É preciso se virar com os tostões auferidos com o Rafinha. Caso o Coxa chegue ao Bi-Campeonato, milhões e milhões aterrisarão no Alto da Glória. É nisso que precisa se pensar. Mesmo que o Coxa não seja o campeão, mas que consiga uma vaga na Libertadores, com certeza, alguns milhões a mais virão. Agora, se começar a se desfazer de atletas chave no grupo, o enfraquecimento fatalmente ocorrerá e alguns tostões ganhos com isso, podem significar a abdicação de milhões a posteriori.
É preciso pensar grande. É necessário agir grande. Chega de se pensar e se agir com certo receio. É abrir o peito e encarar.
O Santos é hoje um bom time e vem crescendo no campeonato. O Santos é um time que tem tradição e conquistou isso desde a era Pelé. Mas e o Coritiba de hoje? Alguém pode afirmar categoricamente que o Coritiba atual não é um bom time? Se o Coritiba de hoje não fosse um bom time estaria invicto, como líder absoluto e tendo a segunda melhor defesa?
Fácil não será. Aliás, nenhum jogo do campeonato brasileiro é ou será fácil. As batalhas, todas elas, serão dificílimas. Mas quem entra em uma guerra, precisa entrar e estar preparado.
Antes do brasileirão se iniciar, as bolsas de apostas apontariam para uma vitória do Santos sobre o Coritiba no reduto santista. Hoje, com certeza, o panorama é outro. O Peixe pode até vencer e o Coxa conhecer a sua primeira derrota, mas é uma partida que o empate ou até uma vitória coxa-branca também são resultados naturais, em função do que o contexto atual apresenta. Eu acredito em mais uma vitória do Verdão do Alto de Tantas e Tantas Glórias. Mas, por favor, não se desfaçam do Willian.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)