A sétima rodada será de suma importância para todas as 20 equipes que disputam o campeonato brasileiro. Após a parada em função da Copa das Confederações, já aconteceu uma rodada e esse primeiro giro após o stand by, apresentou detalhes importantes.
Equipes que se encontravam lá embaixo reagiram, casos específicos de Goiás, Santos, Ponte Preta e Atlético Mineiro. Os resultados alcançados por essas 4 equipes fizeram com que houvesse uma mudança no posicionamento de clubes em relação a Zona de Rebaixamento e agora clubes que não se encontravam lá, estão visitando a região do suplício, caso específico do nosso rival regional.
Já, na ponta de cima da tabela, também ocorreram mudanças. O nosso Coritiba que até então era o líder da competição, perdeu o posto que agora é ocupado pelo Botafogo. Foi uma pena, pois a partida Botafogo X Fluminense já se encaminhava para o seu final e estava 0 X 0 até que Seedorf desferisse um chute venenoso que acabou entrando no gol do Nense. É verdade que Diego Cavalieri colaborou e aceitou, mas esse detalhe não foi bem vindo para nós que somos coxa-branca de alma, coração, corpo e membros. Bem que a partida poderia ter como resultado final o 0 X 0. Fazer o que, não foi o que aconteceu.
Mas, o Verdão do Alto de tantas e tantas glórias é o vice líder e ainda é, após seis jogos já realizados, o único invicto do campeonato brasileiro de 2013(volto a frisar com todas as letras: "isso não é para qualquer time"). O campeonato é longo e dificílimo, mas devemos salientar que de 18 pontos disputados, o Coritiba marcou 12 pontos. É, sem dúvida nenhuma, uma excelente média, uma ótima performance, que se for mantida até o final em termos percentuais e práticos, dará ao Glorioso, na pior das hipóteses, uma vaga na Libertadores da América.
Mas e porque a sétima rodada é de suma importância? Ela é sim, de suma importância, como todas as demais serão, até o trigésimo oitavo giro, mas possui peculiaridades e características diferenciadas.
Ponto número 1 - com uma vitória do Coritiba na sétima rodada e uma derrota ou até um empate do Botafogo contra o Grêmio em Porto Alegre(hipóteses perfeitamente possíveis de acontecer), o Coxa recupera a liderança.
Ponto número 2 - com mais uma vitória coxa-branca, o Coritiba vai mostrar que o fator Couto Pereira está de volta e que dificilmente esta ou aquela equipe vai roubar pontos dentro do nosso reduto.
Ponto número 3 - com outra vitória do Verdão, a solidificação do Coritiba no campeonato fará com que todos os demais adversários passem a respeitar mais ainda o elenco coxa-branca.
Ponto número 4 - caso conquiste os 3 pontos frente ao rival regional, o moral do elenco que já está elevado, passará a ser maior ainda e auxiliará para que o grupo adquira mais confiança.
Ponto número 5 - com uma vitória na sétima rodada, a Comissão Técnica mostrará força e que possui sim competência, e todos aqueles que julgavam que Marquinhos Santos é muito novo, não possui experiência, que precisa de mais rodagem, verão sua tese cair por terra e Tcheco, como auxiliar técnico começará a ser olhado de uma outra maneira nas suas atribuições fora dos gramados e ainda mostrará que a Diretoria e a Presidência do Coritiba estava e está absolutamente correta em apostar que a oxigenação em muitos dos postos e cargos do futebol atual é necessária e bem vinda.
A "Sétima Rodada do Brasileirão 2013 é de suma importância para o Coritiba"!!!
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)