O Coritiba começou a partida jogando de igual para igual com o Grêmio. Era um ataque para cada lado. Em alguns momentos o Grêmio até teve uma certa posse de bola maior, mas nada estrondoso. Até que aos 30 minutos do primeiro tempo Leandro Almeida cabeceou muito bem e concluiu para as redes aparando um belo levantamento de bola do "craque" Alex.
A partir daí o que se viu foi um jogo de ataque contra defesa. Inexplicavelmente o Coritiba recuou excessivamente. E no segundo tempo então foi um verdadeiro bombardeio gremista no campo do Coxa. Vanderlei teve que intervir algumas vezes com defesas importantes e uma bola só não entrou por milagre indo de encontro ao travessão em uma cabeçada de um dos zagueiros do time gaúcho. Era só uma questão de tempo para o gol do tricolor dos pampas acontecer. O gol de empate surgiu, como já era previsto, de uma falta desnecessária. A bola foi mais uma vez(dentre muitas no jogo) levantada na área coxa-branca e desta vez balançou nossas redes.
O segundo tempo inteiro, o Coritiba jogou com 11 homens no seu campo. O velho ditado acabou se materializando: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".
A probabilidade de se tomar gol, trazendo o adversário para cima, é muito maior do que quando se tenta manter a bola no campo adversário.
O Coritiba até poderia ter tomado gol, como tomou, mas se tivesse buscado mais o ataque, da maneira que estava o jogo até os 30 minutos do primeiro tempo, tenho certeza que teria feito mais 1 ou até mais 2 gols e vencido a partida. Venceria por 2 X 1, 3 X 1 ou até 3 X 2. O Coritiba preferiu abdicar do ataque e marcou apenas 1 pontinho na rodada retornando para a Zona de Rebaixamento em função do Vitória ter ido para cima do Criciúma(diferentemente do Coritiba contra o Grêmio) e vencido, com direito até a gol de placa do Edno.
"Só se defender não e não"!
Obviamente que todos os times precisam ter cuidados defensivos, mas cuidados excessivos com o sistema defensivo, esquecendo-se de atacar, é um verdadeiro suicídio.
Inclusive depois de tomar o gol de empate e sair um pouco para o jogo nos últimos 5 minutos de partida, o Coritiba teve duas chances claríssimas de gol. Isso materializa o que estou colocando. Tivesse procurado o ataque um pouco mais, após ter aberto o placar, o Coritiba, com certeza teria outras oportunidades para fazer o segundo e quem sabe até o terceiro gol.
Agora a coisa ficou mais complicada, mas ainda dá, desde que o Coritiba jogue para frente, ofensivamente, buscando o gol e a vitória, e não se acovarde, querendo apenas garantir resultados magros.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)