Eu sei, você sabe, todos sabemos, que o momento do Coritiba dentro das quatro linhas, não é nada bom.
Nenhum time, nenhum elenco, nenhum clube tem garantia perene de que disputará todos os campeonatos tendo sucesso. Sempre existiram oscilações de produtividade de todos os clubes nos mais diversos campeonatos. Em algumas épocas o São Paulo conseguiu ficar com a hegemonia durante alguns anos seguidos, mas depois caiu de produção e perdeu essa hegemonia. Em outras épocas, um pouco mais longínqua, lá pela década de 80 o Flamengo ficou com certa hegemonia no futebol nacional sendo campeão mundial.O Fluminense também teve certa hegemonia. O Internacional e o Grêmio, igualmente, tiveram seus momentos de comando e agora quem parece estar simbolizando essa hegemonia é o Cruzeiro. E o Coritiba também teve o seu momento de grande glória e trouxe para o Alto da Glória, para Curitiba e para o estado do Paraná o título de Campeão Brasileiro de Futebol em 1985.
Corinthians, Vasco, Fluminense, Palmeiras e o próprio Coritiba, clubes que já foram Campeões Brasileiros, já circularam pela Segunda Divisão do Futebol Brasileiro.
Como dissemos, nenhum time, nenhum elenco, nenhum clube, consegue se manter bem todos os anos e em todos os campeonatos que disputa. Vez por outra os insucessos, os momentos ruins se fazem presentes nas campanhas das equipes. O Coritiba vem passando por um momento ruim já à alguns anos em se tratando de Campeonato Brasileiro.
O Coritiba, não faz muito tempo, chegou à duas finais da Copa do Brasil. Não sagrou-se Campeão, mas ninguém pode dizer que as Campanhas nas Copas do Brasil em que o alvi-verde chegou às finais foi ruim. Não faz muito tempo também que o Coritiba tornou-se o Clube mais vitorioso do "mundo" e consta do Guiness com essa façanha. São momentos que podem ser considerados muito bons. Só que para o torcedor isso é pouco. O torcedor quer títulos e tem razão, plena razão em querer e até exigir esses títulos. Mas, os momentos ruins de equipes, de elencos, de clubes, existem e sempre existirão. Isso não é desculpa para o péssimo momento coxa-branca no Brasileirão atual.
Mas por que eu estaria fazendo essas colocações em um momento desses, antes de um Atletiba importantíssimo e exatamente nesse momento péssimo do Coritiba no Campeonato Brasileiro de Futebol?
Justamente porque entendo que esse é e será um momento especialíssimo. Um sonho antigo da maioria esmagadora de todos os coxa-brancas de verdade está e estará se realizando. Estou falando da inauguração, grande inauguração de um espaço muito lindo que está sendo denominado Setor Pró-Tork. Quem não quer ou não queria ver aquela faixa do Estádio fechada, concluída?
Nós como torcedores alvi-verdes temos que passar por cima desse momento que nos incomoda quanto ao rendimento da equipe em campo e reverenciar o Setor Pró-Tork, viver esse lindo e importante momento. O Estádio Major Antonio Couto Pereira está mais bonito e pela primeira vez(exatamente em um Atletiba, o maior jogo do estado do Paraná), o novo setor será ocupado pela Nação Coxa-Branca.
Festividades e inauguração à parte, seria ótimo, coroar a realização desse sonho antigo com uma grande vitória do Coritiba sobre o rival.
Tomara a inauguração oficial do Setor Pró-Tork contagie os atletas em campo e uma grande vitória verde e branca aconteça.
O Coritiba não tem outra alternativa a não ser atacar, atacar e atacar. Assim, precisa entrar com um time ofensivo. Lógico que precisa tomar cuidado com os contra-ataques do adversário, mas a tônica deve estar voltada mais para a construção de jogadas e finalizações com grande margem de acerto, valorizando o passe, possibilitando que o alvi-verde tenha um percentual alto quanto à posse de bola.
Presenciei Marquinhos cobrando do atacante Joel, dentre outras cobranças, para que ele fustigue a defesa rubro-negra, quando eles pensarem em sair jogando e obviamente que isso precisará ocorrer também com os demais atletas do Coritiba.
Avante Coritiba. Toda a torcida coxa-branca merece esse presente de inaugurar o novo setor do Estádio, sonho antigo da Nação Coxa-Branca, com uma grande vitória alvi-verde no clássico.
Para finalizar gostaria de cumprimentar e parabenizar a torcida Império Alvi-Verde pelos 37 anos de existência. Aliás a fundação da IAV aconteceu no ano de 1977, ano em que também ocorreu a minha chegada nas categorias de base do nosso glorioso e querido Coritiba Foot Ball Club. Aproveito para abraçar o Luizão Stellfeld, um dos mais antigos componentes da torcida Império Alvi-Verde, simbolizando o meu abraço a cada componente da IAV. Parabéns!
Vamos lá Coritiba. Vamos dar a volta por cima.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)