Será que dá?
Aprendi que no futebol ninguém é campeão antes de ser campeão e ninguém está fora, desclassificado, antes de estar fora, antes de estar realmente desclassificado.
Existem times bons nessa Sul-Americana? Claro que existem, mas o Coritiba foi tetra-campeão paranaense, arrancou muito bem no brasileirão 2013, e depois caiu de produção. O Coritiba não tem qualquer chance na Sul-Americana? Alguns dizem isso. Eu, um tanto quanto calejado, em função de tudo que vivi no futebol, posso dizer que o Coxa tem sim chance na Sul-Americana. Não dá para apostar que o Campeão será o Coxa, mas qual time pode ser apontado como virtual Campeão da Sul-Americana?
Não é fácil disputar 2 campeonatos ao mesmo tempo. É preciso ter elenco. E é necessário ter "culião", claro, mas não dá para jogar a toalha antes de entrar em campo.
O brasileirão está equilibradíssimo e no atual momento, uma vitória coloca um time muitas posições a frente na classificação e uma derrota coloca uma equipe degraus e degraus abaixo na classificação.
O Cruzeiro que vinha de 8 vitórias consecutivas e interrompeu a série ao empatar com o Corinthians foi beneficiado pela derrota do Botafogo perante o Bahia e em vez de 7 pontos de diferença do segundo colocado, passou a ter agora, 8 pontos de gordura.
Algumas equipes que estavam ameaçadas em ficar muito próximas da ZR venceram ou empataram e assim respiram 5, 6 ou 7 pontos longe da zona da degola.
Esse é o Campeonato Brasileiro.
Esse é o panorama atual do brasileirão. Jà a Sul-Americana possui um outro formato, uma fórmula de disputa totalmente oposta à fórmula do Campeonato Brasileiro.
O Coritiba irá com força total na Sul-Americana na próxima terça-feira, e inclusive, Alex, poupado do jogo com o Fluminense, estará em campo.
Quando o Coritiba estava no "G4" eu entendia que deveria ser dada prioridade ao brasileirão. Agora, na atual conjuntura, em função da dinâmica do futebol, o panorama se modificou e a Sul-Americana pode significar a porta de entrada na Libertadores. Fácil não é e fácil não será, mas existe alguma esperança. Força Coritiba. Vamos lá. Vamos mostrar para aqueles que não acreditam em mais nada em 2013 que o futebol é realmente dinâmico e pode virar páginas de um dia para outro, com muita rapidez, desde que a gana, a vontade de vencer, a raça, se faça presente jogo a jogo.
Em campeonatos com fórmula de disputa como é a Sul-Americana não dá para deixar para depois. É agora e agora. É já e pronto. No brasileirão dá para respirar após derrotas, e se imaginar que pode virar o disco, mudando as coisas nas rodadas subsequentes. Já na Sul-Americana uma cochilada pode significar a eliminação.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)