O Coritiba mesmo sofrendo um revés diante do Paysandu avançou na Copa do Brasil. Existem determinados momentos em que não interessa se o time jogou mal, jogou bem ou teve atuação razoável. O que vale é o resultado. Após dois confrontos entre Coxa e Papão da Curuzu o placar agregado apontou Coritiba 3 X 2 Paysandu. Só não entendo os critérios utilizados para compor o bloco dos times que participarão da Sul-Americana. Quem é eliminado da Copa do Brasil recebe o direito de classificar-se para a dita Copa e quem vence, avança na Copa do Brasil, é automaticamente alijado de participação naquele torneio. Isso é no mínimo estranho, para não caminharmos por questões de raciocínio outras, que certamente redundam ou redundariam em campos até obscuros.
Copa do Brasil, Copa Sul-Americana à parte, na próxima rodada do Brasileirão acontecerá uma super decisão. Essa super decisão reunirá uma equipe do Rio de Janeiro e outra do Paraná: Coritiba X Flamengo. Notem que estou fazendo questão de citar os estados em que cada clube está sediado. Tomara isso não venha influenciar no resultado final da partida através de incursões outras.
Questões fora das quatro linhas à parte, esse é o jogo da vida(ou seria o jogo da morte?) para Coritiba e Flamengo. Quem vencer vai respirar um pouco melhor e ganhará novo gás para a luta cruel e difícil com vistas a se safar da Zona de Rebaixamento. Quem perder vai para uma escuridão maior ainda.
No início do texto citei que em determinados momentos não interessa muito se a equipe jogou mal, bem ou se apresentou razoavelmente. O que vale mesmo é o resultado final. Nessa super decisão, nesse duelo entre Coritiba e Flamengo será mais ou menos assim. As duas equipes buscarão incessantemente a vitória. Como ela acontecerá não interessa(desde que ocorrências do além não interfiram no resultado).
Mais do que nunca o Coritiba terá que, durante os 90 minutos e mais os acréscimos, imprimir um jogo de luta forte, com a garra e a raça se fazendo presente em todos os jogadores, em todos os lances, a cada milésimo de segundo da partida. Vencer o jogo é imperioso, necessário e obrigatório. E sem Alex em campo, que ficará de fora em função de lesão, aquele toque de classe, aquela genialidade, dificilmente aparecerá. Sendo assim, mais ainda, o coração de cada atleta terá que pulsar mais forte, e com esse ímpeto impulsionar o time para a vitória.
O Coritiba possui 12 pontos na tábua de classificação, é o último colocado entre os 20 competidores. O Flamengo está com 13 pontos, 1 pontinho a mais. Caso a vitória seja do time rubro-negro essa diferença aumentará para 4 pontos e a lanterna continuará a ser segurada pelo nosso time alvi-verde. Nenhum torcedor quer essa condição, até porque será um passo muito forte rumo à Segundona. Uma vitória coxa-branca fará com que as coisas se invertam. O Coritiba ficará 2 pontos acima do time carioca.
Esse é um jogo de 6 pontos e que psicologicamente poderá influir tanto positivamente quanto negativamente na caminhada das 2 equipes na sequência do Campeonato Brasileiro de Futebol 2014.
Dessa vez vou encerrar a explanação sem as efetivas e normais saudações em função do momento delicado que todos nós coxa-brancas estamos vivendo.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)