Alguns dizem que técnico não ganha jogo, enquanto outros afirmam categoricamente que um técnico, pode sim, influir direta e decisivamente em uma partida, tanto positiva quanto negativamente.
Em 2014, especificamente no Campeonato Brasileiro, tivemos alguns exemplos claros, tanto de um lado como de outro.
O Flamengo por exemplo. O Mengo não tinha um elenco tão forte assim. Não conseguiu vaga na Libertadores, mas Luxemburgo passou o campeonato todo afirmando que o negócio do time da gávea era fugir da confusão. O Flamengo não só fugiu da confusão, como ficou em uma boa posição na tábua de classificação final. Várias rodadas antes da derradeira, o rubro negro carioca já não estava mais ameaçado pelo fantasma do rebaixamento. Vanderlei Luxemburgo teve influência direta nisso?
O Coritiba é outro exemplo. Com Roth colecionava insucessos e mais insucessos a cada rodada que comandava o Coxa. Com aquele aproveitamento, com Celso no comando, o Coritiba rumava a passos largos para a Série B. Eu particularmente não sou partidário de times que jogam defensivamente ao extremo. Equipes que atuam defendendo-se demasiadamente, praticamente abdicando do ataque, chamam o adversário para a zona perigosa. Deu no que deu. Roth despediu-se, ou melhor, foi despedido e o Coritiba ficou em maus lençóis.
Com a chegada("retorno") de Marquinhos Santos, o Coritiba passou a entrar com uma postura diferente e o Coritiba conseguiu, na penúltima rodada, se livrar do temido rebaixamento. Será que Marquinhos Santos teve influência nisso?
O Vitória caiu e na última rodada com uma simples resultado de 1 X 0 a favor, não teria ido para a Série B, pois o Palmeiras apenas empatou. Só que em vez de 1 X 0 a favor, o time baiano acabou o jogo contra o Peixe com um triste 1 X 0 contra. Nei Franco é um mal técnico? Todos sabemos que não e inclusive ele deu mostras disso quando dirigiu o Coritiba. Nei Franco teve influência na queda do Vitória?
Um elenco mediano dirigido por um bom técnico pode conseguir bons resultados? Um elenco fraco com um excelente técnico pode surpreender positivamente? Um excelente elenco com um péssimo técnico pode não conseguir os resultados que se esperam?
Marquinhos Santos não é mais técnico do Coritiba. Está de malas prontas para o Vasco.
O Coritiba não precisa arrombar o cofre para ter um novo técnico. Com um certo leque de opções no mercado e dentro de determinados critérios, com inteligência, é possível ocupar a lacuna deixada por Marquinhos Santos sem fazer loucura.
Quem custou mais caro para o Coritiba? Celso Roth ou Marquinhos Santos?
O técnico é importante? Claro, óbvio que é, mas o Coritiba precisa montar um bom elenco para 2015 e sem fazer loucuras em termos financeiros.
Hoje não se pode pensar ou imaginar que em 2015 o Coxa será novamente Campeão Brasileiro. O ano de 2015 deve servir para uma reestruturação, mas com consciência e inteligência. Existem atletas de um quilate aceitável no mercado, mesmo não sendo craques, que não custam caro. É preciso iniciar, na próxima semana, um trabalho realmente profissional, visando 2015. Foi o tempo em que "nome" ganhava jogo e até campeonatos. O futebol hoje vive uma outra atmosfera.
Mas afinal, técnico ganha jogo?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)