Modificações.
Comissão Técnica comandada por Marcelo Oliveira se foi.
Chegou Marquinhos Santos que será assessorado por Tcheco.
Futebol é Resultado.
Sempre foi, é e será resultado.
E em nossa trajetória de vida não é muito diferente disso. Para termos sucesso no futebol e na vida é preciso muito mais do que apenas contar com capacidade, competência, discernimento ou algo parecido com isso.
Muitas vezes, em nossas vidas, em nosso dia a dia empreendemos muitas coisas, fazemos o possível para chegar lá e as coisas não fluem como imaginamos ou pelo menos como queríamos.
O Coritiba ter participado de duas finais da Copa do Brasil, ter conseguido 24 vitórias consecutivas e ter passado a integrar as páginas do Livro dos Record por essa façanha e ter repetido o intento de ser Tri-Campeão Paranaense após muitos anos, não foi suficiente para que Marcelo Oliveira e sua assessoria continuasse comandando tecnicamente o CORITIBA FOOT BALL CLUB.
Futebol é Resultado.
O Coritiba não atravessa bom momento no Campeonato Brasileiro e entendeu a Presidência do Clube e sua Diretoria que não havia mais clima para que a Comissão Técnica continuasse sendo a mesma.
A Presidência e a Diretoria do Coritiba optou em apostar em alguém que vem tendo sucesso nas categorias de base e que já conquistou espaço significativo nesse nivel.
Boa parte da torcida coxa-branca clamou pela substituição da Comissão Técnica e uma parte queria que Marcelo Oliveira e sua assessoria continuasse até a derradeira rodada do brasileirão 2012.
Agora, somente o tempo vai dizer se a alternativa utilizada pela Presidência do Coritiba e sua Diretoria foi ou terá sido a posição mais viável para o momento, e se a boa parte da torcida alvi-verde está ou estava mesmo com a razão.
Afirmar no futebol quem tinha ou quem tem razão é algo dificílimo. Não é simplesmente dizer: vamos fazer isso e tudo se resolve. Não é bem assim. Isso não está escrito nas estrelas.
Marquinhos Santos é um bom profissional? Com certeza, é. A única dúvida que fica é se Marquinhos Santos vai conseguir implantar a filosofia que sempre aplicou nas categorias de base, com algumas ou "MUITAS" adaptações no âmbito que vai atuar a partir de agora.
É um técnico novo. Talvez seja o técnico mais novo que irá comandar o Coritiba em todos os tempos. Me corrijam se eu estiver enganado. Mas, não me lembro do Coritiba ter tido um técnico com apenas 33 anos de vida. Se bobear o Lincoln tem mais primaveras do que Marquinhos Santos.
Trabalhar com a garotada é prazeroso e obviamente também tem os seus fardos, mas o fardo é bem menor do que lidar com as "COBRAS CRIADAS" como se diz no linguajar popular do futebol.
Se alguns dizem aos quatro cantos e aos quatro ventos que Marcelo Oliveira havia perdido o controle das coisas, sendo ele alguém já calejado no futebol, que atuou dentro das quatro linhas como atleta profissional de futebol durante muitos anos e com um certo sucesso e que alcançou também certo sucesso no Coritiba, terá Marquinhos Santos, maturidade suficiente para lidar com as coisas que envolvem o dia a dia coxa-branca com cobras criadas, olhando dentro do olho dele e por vezes sussurando algo no ouvido dele? Terá Marquinhos Santos estrutura para escutar vez por outra, reclamações intensas da torcida e ser cobrado veementemente pelo trabalho desenvolvido dentro e fora das quatro linhas pela Nação Coxa-Branca? Qual será o posicionamento de Marquinhos Santos frente à Diretoria e à Presidência? Terá ele peito para mandar a campo o "11" que ele individualmente(assessorado por Tcheco), decidir?
O Coritiba agora, nesse momento, precisa disso e muito mais. Quem pensa que é fácil pegar um clube de tradição, com mais de 100 anos e com um título brasileiro já conquistado e fazer acontecer, engana-se. E engana-se redondamente. Não é assim tão fácil e tão simples não, temos todos, certeza disso.
Desejo à Marquinhos Santos e à Tcheco, ambos com novas funções, boa sorte.
Atuar como Atleta Profissional de Futebol é uma coisa. E continuar atuando envolvido com as coisas do futebol, mas fora das quatro linhas, na função que Tcheco está ocupando agora, é outra. Ainda mais nesse momento crucial que o Coritiba atravessa.
Atuar como Técnico de Futebol em Categorias de Base é uma coisa. E incorporar a atividade de Técnico de Futebol Profissional atuando em uma equipe com mais de 1 século que faz parte da Elite do Futebol Brasileiro e que ali quer permanecer, é outra e outra bem diferente, muito diferente.
Lidar com a garotada é uma coisa e trocar figurinha(se é que essa seria a expressão mais acertada) com COBRAS CRIADAS é outra.
Qual a imagem que nós coxa-brancas fazemos nesse momento de Marquinhos Santos como Técnico de Futebol Profissional? Como Técnico de Futebol Profissional do Coritiba?
Marquinhos Santos trabalharia parecido com Luxemburgo, com Leão, com Dorival Júnior, com Felipão ou com MARCELO OLIVEIRA?
Todos temos consciência disso? A torcida tem consciência disso? A Presidência e a Diretoria do Coritiba têm consciência disso?
Não estamos brincando de participar de um Campeonato Brasileiro. Estamos em plena disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional.
Tomara, essas transformações que foram feitas no CORITIBA FOOT BALL CLUB nesses últimos dias surtam efeito. Em pouquíssimos dias tudo mudou. E mudou muito.
Não existe tempo para testes, para experiências. É ganhar e ganhar. Vencer ou vencer.
Junto-me a todos aqueles coritibanos de quatro costados para apoiar, mas confesso que não tenho certeza se essa é a melhor entre todas as alternativas que existiam. Só que agora não existe tempo para sequer pensar nisso. É fazer e fazer.
E já vem a primeira decisão. A primeira decisão é contra o Flamengo. O Flamengo está meio capengando no brasileirão 2012. Mas se o Flamengo está meio que capengando no brasileirão 2012 e está a frente do Coritiba na classificação, como estará o Coritiba?
Nas últimas rodadas o Coritiba já chegou a ficar a 6 pontos da ZR. Agora está à apenas 2 pontinhos. Não podemos pensar sequer em um empate em casa ou nem pensar ainda em uma derrota. Resultados como esses encaminharão o CORITIBA FOOT BALL CLUB para a zona do suplício, para o buraco negro, caso o Palmeiras vença seu próximo compromisso. E se o Coxa for prá lá agora, nesse feriadão, reunirá forças para de lá sair?
O que nos resta agora é apoiar e torcer, torcer muito para que o Coritiba passe por cima do Flamengo como um rolo compressor.
Deivid e La Pulga devem debutar no Coritiba. Ambos estão sem Ritmo de Jogo. Mas, isso agora tem que ser esquecido e eles e os seus novos companheiros tem que entrar em campo com sede de bola, com fome de campo, ocupando todos os espaços, respirando no cangote dos oponentes e superar todos os ingredientes negativos, empurrando sei lá de que modo o Mengo para o seu campo e enfiando a bola nas redes adversárias, a qualquer custo.
O que o Coritiba e todos nós precisamos agora é disso. Aliás, só disso e nada mais. Precisamos mais do que nunca da Vitória.
,
Dá-lhe Coxa! Avante Verdão! Vamos em busca de melhores posições no Campeonato Brasileiro de 2012!
Minhas sinceras Saudações Alvi-Verdes!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)