Desde os meus 4 anos de idade, quando vesti uma meia, um calção e uma camisa do Coritiba, tudo ganho de presente de um dos meus tios, me tornei Coxa-Branca.
A partir disso comecei a torcer para o Coritiba e depois, na continuação, passei a sonhar em jogar um dia no Coritiba Foot Ball Club.
Mais tarde pude realizar esse sonho e sou grato e realizado por isso.
Cheguei ao Coritiba em 1977 e meu primeiro treino comandado por Dirceu Krueguer(o Flecha Loira, quem um dia tinha visto jogar no Coritiba - e jogava muito), foi no campo do Vasco, na Vila Nori. Joguei alguns anos nas categorias de base do Coxa, e fui, juntamente com meus companheiros, Campeão, Bi-Campeão e Tri-Campeão da Copa Tribuna. Integrei a Seleção Paranaense de Júnior e subi para o profissional. Aliás vários foram os atletas que ascenderam ao profissional oriundos das nossas equipes da base coxa-branca naquela época. Vou citar alguns: Gerson, Bacon, André, Vavá, Tarantini, Mauro, Helcio, Netinho, Juresco, Marcio Batatinha, Amaral, Divino, Adilson, Toby, Leomir, Tico, Juresko, Gil, Reinaldo Xavier, Luisinho, Edison Borges, Rodinaldo, Luiz Henrique, Gilsinho e muitos outros. Vários desses, mais tarde tornariam-se Campeões Brasileiros de Futebol, em 1985, pelo Coritiba. São eles: Gerson, André, Vavá, Helcio, Toby, Elizeu, Gil e Luisinho que integraram aquele elenco Campeoníssimo em 85, naquela inesquecível conquista.
E agora fiquei sabendo através de um integrante do grupo Helênicos do Coritiba e por meio de uma Professora de Filosofia da UFPR que um primo meu foi Presidente do nosso glorioso Coritiba Foot Ball Club em 1948. Trata-se de Tércio Rolim de Moura que nasceu na cidade onde nasci: Piraí do Sul, no interior do estado do Paraná. Tércio é filho de Pedro Rolim de Moura que é irmão de Matias Rolim de Moura(meu bisavô, avô do meu pai Osni Rolim de Moura). E Tércio foi um dos melhores amigos do meu outro avô, Antonio Calvetti, conhecido por Peri(pai da minha querida mãezinha que já está em outro plano: Mirtes Dione Calvetti de Moura). Tem até uma rua com o nome do Pai do Tércio, Rua Pedro Rolim de Moura que se inicia justamente no Estádio Major Antonio Couto Pereira.
Tanto o integrante do grupo Helênicos(Flávio) como a Professora da UFPR entraram em contato comigo para buscar dados sobre o meu primo Tércio e aí é que fiquei sabendo que um primo meu tinha sido Presidente do Coritiba Foot Ball Club em 1948. Ambos entraram em contato comigo porque existe um trabalho(tese) sendo desenvolvido na UFPR sobre o Coxa.
A minha simpatia, a minha ligação com o Coritiba vai bem mais além do que imaginei. A coisa está no sangue. Será que tinha ou tem algum modo da minha predileção pelo Coritiba Foot Ball Club ser apenas ficção? Com absoluta certeza, não! Realmente, posso dizer que tenho e que faço parte da história do nosso amado e querido Coritiba.
Essa eu tinha que compartilhar com todos vocês. Comecei nas categorias de base do Coritiba, integrei o elenco Campeão Brasileiro e tenho um primo que foi Presidente do Verdão. Sou realmente um privilegiado. Obrigado Coritiba!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)