Quando o campeonato paranaense estava em seu início a Comissão Técnica implementou uma experiência nova. Mandou a campo um time considerado "Time B". Fiquei um tanto quanto apreensivo em função da posição adotada. Hoje dá para sentir que a iniciativa deu resultado. Alguns atletas foram testados e mostraram que estão aptos a ajudar o Coritiba no transcorrer do ano de 2013, ainda no paranaense, na Copa do Brasil ou no Brasileirão. É óbvio que alguns dos atletas que atuaram em algumas oportunidades terão que se preparar melhor para aguardarem novas oportunidades.
O Coritiba mesmo atuando em diversas partidas do campeonato paranaense com um "11" sempre diferente do jogo anterior lidera o primeiro turno e está indo para Londrina podendo jogar com a vantagem do empate. É lógico que algumas vezes, jogar pelo empate pode ser uma vantagem enganosa, mas de qualquer modo é uma vantagem. O que o Coxa tem que fazer e certamente a Comissão Técnica do Coritiba sabe disso, é entrar em campo na última rodada da primeira volta, para vencer.
Treino é treino, Amistoso é amistoso e Jogo Oficial é jogo oficial. Já vivemos esses três momentos em 2013. Até agora alguns atletas ainda não deslancharam e tenho cá, nos meus pensamentos, que um desses jogadores é o Alex que ainda deslanchará, com plena certeza, e nos dará muitas alegrias. Com Alex, mais alguns ainda tendem a subir de produção e outros como Emerson, Victor Ferraz e Botinelli, após estarem totalmente recuperados irão se preparar e também nos auxiliarão na continuidade.
Todos somos cientes de que o rendimento de um time só se eleva com o tempo, com o entrosamento chegando, com uma estratégia de jogo se apresentando como a mais correta a ser adotada em função das características dos atletas que fazem parte do elenco ou do time que entra jogando ou até do modo que o time passa a atuar após algumas substituições feitas em alguns jogos.
Mesmo o Coritiba não fazendo uso da sua força máxima até aqui, já que isso ainda levará algum tempo, em função das muitas lesões sofridas por muitos dos atletas que fazem parte do nosso elenco, a coisa vai se encaminhando para um bom horizonte.
Na última rodada, caso Deivid tivesse feito uso correto da vasta experiência que possui e não entrasse na confusão que se formou no lance que causou a contusão de Gil, não tenho dúvidas que o placar do jogo seria bem elástico a nosso favor. Não adianta ficar lamentando. Deivid está fora da decisão do primeiro turno, mas temos Julio Cesar que se estiver inspirado como esteve em Paranaguá, vai fazer o grande público londrinense, que deverá comparecer em massa no histórico Estádio do Café, chorar. Tive um técnico nas categorias de base do Coritiba que dizia assim: "antes que morra a minha mãe que morra a mãe dele"(minha mãe na prática partiu para um plano diferente a 1 ano e seis meses e está de lá, torcendo pelo nosso verdão - um abraço e um beijo, minha mãezinha querida). Sizico usava esse linguajar comentando sobre as diversas jogadas que iriam ocorrer nas muitas partidas que eu e meus companheiros, disputamos, servindo as equipes das categorias de base do Coxa. Fazendo um trocadilho com as palavras do grande Sizico que possui ao lado de Krueger, Bugrão e Carlinhos Neves e o seu Mota(que está em outro plano também e foi nosso Diretor), enorme parcela de colaboração no surgimento de grandes jogadores do Coritiba nos anos 80, com alguns inclusive integrando o elenco campeão brasileiro em 85, vou dizer o seguinte: antes que a torcida coxa-branca chore que "chore" a torcida londrinense.
Treino é treino, Amistoso é amistoso e Jogo Oficial é jogo oficial.
Aproveitando o título que utilizei para esse texto gostaria de comentar algo que está ocorrendo com um time que conhecemos.
Apesar de não termos nada com isso e com a forma como eles estão encarando o campeonato paranaense é de se pensar e até se analisar. Ontem eles venceram, num "amistoso" os "reservas" do Figueirense por 3 X 1.
Dizem alguns que o time de lá só vai usar o dito "Time A" deles em abril pela Copa do Brasil. Mas será que esse time considerado por eles, "Time A" é tão superior ao dito "Time B" que estão utilizando no campeonato paranaense? E que só não perdeu pra nós por um placar bem mais elástico, como já citei acima, pela forma que Deivid procedeu na confusão.
Não sei se foi o futebol que mudou tanto e eu estou totalmente desatualizado ou se quem está correto no que vou dizer sou eu.
Eu já estava apreensivo e até preocupado pela nossa Comissão Técnica não fazer uso de alguns atletas no "11" que vinha iniciando os jogos do paranaense. Por quê? Pelo simples fato que sei que futebol é conjunto, é entrosamento e que os jogadores para renderem satisfatoriamente precisam de Ritmo de Jogo. Ainda bem que muitos dos atletas que provavelmente estarão no "11" que iniciará a partida inicial do campeonato brasileiro e muitas outras já estão se movimentando em jogos oficiais do campeonato paranaense e assim, se preparando para as disputas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil adequadamente.
Mas e eles? O time deles que dizem ser o "A", participou de um torneio fora do país onde os adversários não tinham grande poderio e eles conquistaram o "pretenso" torneio. Será que vencer esse torneio não maquia a real situação desse "Time A" deles?
Os atletas deles estrearão de fato na Copa do Brasil, em abril, as portas do início do Brasileiro. Será que no brasileiro eles estarão rendendo a contento em jogos oficiais?
Será que os atletas do "Time A" deles estarão com bom ritmo de jogo? Ou estarão em ritmo de treino ou no máximo em ritmo de amistosos?
Nada temos com isso, mas mais uma vez digo, em alto e bom som:
"TREINO É TREINO, AMISTOSO É AMISTOSO E JOGO OFICIAL É JOGO OFICIAL"
Na última rodada do primeiro turno do campeonato paranaense nosso time vai participar de mais um "JOGO OFICIAL". Vamos pra dentro do time azul e branco. Vamos ganhar lá e começar a escrever mais um capítulo na história do campeonato paranaense e que ficará gravado nos anais e em tudo que envolve e fala de futebol no Paraná, no Brasil e no planeta. Após quase 4 décadas, no próximo final de semana, o Coritiba estará dando passos largos rumo a um novo tetra regional e de quebra se preparando "oficialmente" para a Copa do Brasil e para o Campeonato Brasileiro que em breve se iniciarão.
Dá-lhe Coxa. Vamos ao Tetra.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)