Não sou adepto e não gosto de contar com resultados alheios para comemorar.
Mas convenhamos, a fase atual do Coritiba nos leva a comemorar resultados favoráveis para o Coxa, e que acontecem em outras partidas do brasileirão atual.
Graças à Vasco 0 X 2 Goiás o Coritiba não habita("ainda") a Zona de Rebaixamento.
Esse Valter do Goiás joga muito. Contrariando todos os prognósticos, teses e teorias sobre o futebol, ele demonstra à todos, em campo, como se deve jogar futebol.
Gordinho, e bem gordinho, diga-se de passagem, totalmente fora do peso que um atleta profissional de futebol precisa ter, ele se movimenta, aparece para o jogo, chama o jogo e com uma habilidade bem acima da média para os patamares atuais(digo patamares atuais porque no passado existiam jogadores habilidosíssimos e com técnica de sobra e muitos não eram sequer titulares em suas equipes), realiza lances lindíssimos e que já não vemos mais em profusão como no passado. E graças a esse gordinho chamado Valter e com colaboração de todos os seus companheiros, o Goiás fritou o Vasco no Moacirzão.
Por enquanto o Coritiba ainda não depende de outros resultados e pode se safar da ida para a ZR com suas próprias forças, mas nessa rodada que passou, dependeu da vitória do Goiás sobre o Vasco e da derrota do Criciúma, para não ir para a Zona do Suplício.
Agora, é preciso que se diga que os resultados não irão ser favoráveis sempre, em todas as rodadas para o Coritiba. É necessário que o Coritiba faça a sua parte. O problema é que o Coritiba não vem fazendo a sua parte. Ou o Coxa começa a fazer a sua parte ou o resultado final será catastrófico, mais uma vez.
Uma pena, um time que arrancou de forma excelente no Campeonato Brasileiro de 2013, liderou o certame em algumas rodadas e mesmo não jogando um magnífico futebol, pontuava, e agora, estar jogando assim da forma que presenciamos, rodada após rodada, realmente é uma pena. A equipe não consegue reeditar aquele futebol mediano do início. E mesmo com aquele futebol mediano o Coritiba garantia posto no pelotão de frente. Nenhuma equipe, na minha opinião, no Brasileirão 2013 está a apresentar um futebol assim tão mais elevado que as demais equipes. O Cruzeiro, com uma equipe equilibrada, vai comandando as coisas mas não dá para dizer que a Raposa possui um super time.
Assim, se o Coritiba se empregar na partida diante da Raposa, se doar no jogo, como diziam alguns técnicos que tive, é possível sim o Coxa pontuar no domingo, jogando em casa. É claro que fácil não será. O Coritiba enfrentará o líder do Campeonato Brasileiro de Futebol 2013 e não é por acaso que o alvi-celeste mineiro se encontra nessa posição.
O Coritiba precisa mais do que nunca pontuar.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)