No próximo final de semana, mais precisamente no domingo, 8 de dezembro de 2013, à partir das 17h00 estaremos vivendo o último capítulo do Campeonato Brasileiro do ano em curso, quando acontecerá a última rodada referente ao certame em disputa.
Será a última cartada para muitos clubes que disputam o Brasileirão e dentre essas equipes está incluso o Coritiba Foot Ball Club.
Estranha-me muito o fato da "CBF" ter escalado para o jogo São Paulo X Coritiba, na cidade de Itu, um árbitro carioca. Ele atualmente está chancelado pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo, mas já foi filiado à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, estado onde nasceu.
Com Vasco e Fluminense totalmente envoltos na briga e lutando desesperadamente para fugir do rebaixamento, jamais poderia a CBF, ao meu ver, ter escalado um árbitro carioca para apitar o jogo entre São Paulo X Coritiba, já que os dois times cariocas dependem diretamente do resultado dessa partida e torcem veementemente por uma vitória do tricolor paulista e cruzam os dedos, pernas, pés e sei lá mais o que, por uma derrota coxa-branca e obviamente não medirão esforços para que uma derrocada do Verdão paranaense ocorra.
A CBF deveria ter o mínimo de "Bom Senso" e escalar um árbitro que não tivesse nascido nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, e não tivesse vínculo com as Federações desses estados já que os times que ainda podem cair para a Segunda Divisão, são desses estados que citei. O Internacional possui remotas, remotíssimas chances de cair, mas ainda pode figurar na ZR nessa última rodada. O árbitro escalado para o jogo, como já citei, não pertence mais à Federação Carioca(mais ou menos o que já aconteceu com o paranaense Herbert Roberto Lopes que está ancorado na Federação Catarinense de Futebol), mas é nascido no estado do Rio de Janeiro e somente esse fato já coloca dúvida na cabeça de todos.
Será que o Coritiba não poderia tomar alguma medida antes da partida acontecer? Será que um simples ofício encaminhado à CBF, tendo em seu teor as razões descritas e contatos de dirigentes alvi-verdes com dirigentes da entidade maior do futebol brasileiro, colocando os fatos, já não seria suficiente para que a Confederação Brasileira de Futebol alterasse a escala de arbitragem para o jogo São Paulo X Coritiba? Penso eu que talvez uma tentativa nesse sentido pudesse ser colocada em prática e antevejo isso, caso seja feito, com bons olhos e a possibilidade de redundar em algo, digamos, mais justo para o Coritiba, seria grande.
Afora esse acontecimento, o Coritiba tem que ir para campo na próxima rodada, com o mesmo ímpeto que foi contra o Botafogo ou até mesmo um ímpeto maior ainda, com Tcheco mantendo praticamente o mesmo time e escolhendo apenas, forçosamente, um substituto para Deivid.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)