Um Coxa forte.
No próximo final de semana estará se iniciando mais um campeonato paranaense. Já frisei em textos anteriores que entendo que o regional é importante. Mas é óbvio que o Campeonato Brasileiro é mais importante.
O Campeonato Paranaense atual é disputado em níveis bem inferiores do que no passado e somente esse fato já nos sugere que o Coritiba precisa conquistar o tetra-campeonato vencendo do início ao fim.
E na continuidade vem o Campeonato Brasileiro.
Já lá se vão algumas décadas que o Coritiba não conquista um tetra-campeonato paranaense. E em breve estaremos completando 3 décadas da única conquista do Campeonato Brasileiro.
O torcedor quer ver sempre seu time vencendo, conquistando títulos.
Vencer o campeonato paranaense não é tarefa tão difícil assim. Já, chegar a um novo título do campeonato brasileiro é tarefa árdua e dificílima.
Para se pensar, se imaginar ou se sonhar com um novo título do campeonato brasileiro, é necessário que o Coritiba monte um elenco fortíssimo. Nenhuma equipe jamais ganhou um campeonato brasileiro com apenas um time forte. É preciso um elenco forte.
O Coritiba chegar ao Bi-Campeonato Brasileiro não é apenas devaneio. Difícil é, mas não é impossível.
Alguns se contentam com uma vaga na Libertadores da América. Eu entendo que já passou do momento de começarmos a pensar grande. No meu pensamento chegou a hora de brigar por um novo título do campeonato brasileiro sim. Ou será que em 2015 comemoraremos 3 décadas, 30 anos da conquista do nosso único título brasileiro, sem chegarmos ao segundo?
Quem pensa como eu sabe que o Campeonato Paranaense é fundamental. Pelo atual nível do regional é obrigatório que o Coritiba conquiste o título paranaense de 2013. Mas esse fato pode acontecer com o pensamento no campeonato brasileiro.
Em cada rodada, a cada jogo vai se observando quem são os atletas que reunem condições de permanecer no elenco para o brasileiro e quais são ou serão as posições que necessitam que novos atletas sejam contratados.
O entrosamento, o conjunto é o ponto inicial para se ter um time forte em campo. Quando se tem um time entrosado, os jogadores que vão entrando na equipe, possuem mais oportunidades de renderem, pelo menos, a contento.
Se entrar no brasileiro com um time desentrosado, sem conjunto, que ainda está em formação, para se buscar isso durante o campeonato, ficará difícil imaginar que se possa brigar por um novo título brasileiro.
Será que vale a pena iniciar o campeonato paranaense com um "11" e daqui a algumas rodadas o time que entrará em campo ser totalmente diferente? Tenho minhas dúvidas.
Pode ser que eu esteja enganado, pois no futebol a verdade absoluta não existe, mas não vejo com bons olhos essa estratégia de começar com um time e no decorrer do campeonato modificá-lo totalmente. Será que com essa estratégia, teremos no início do campeonato brasileiro um time entrosado?
Isso é perigoso até para o técnico, pois caso resultados positivos não sejam alcançados a cada rodada, as cobranças virão.
Nós como torcedores queremos um Coritiba forte e chegou o momento de pensarmos grande. Vencer um campeonato brasileiro não é fácil, mas até quando seremos apenas coadjuvantes. Chega de ser apenas mais um. É o momento do Coritiba ser o número 1.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)