Conseguimos há 3 décadas atrás(31/07/1985 - 01/08/1985 naquela noite madrugada) trazer para o Estado do Paraná pela primeira vez na história o título do Campeonato Brasileiro de Futebol.
Um feito inédito e que na época 99% do Brasil não acreditava que fosse possível o Coritiba ser Campeão Brasileiro de Futebol. Pois foi. A final no Maracanã frente ao Bangu, vez ou outra é mostrada na TV, em intervalos de jogos ou em alguns programas esportivos, mas para chegar até ela vencemos adversários qualificadíssimos.
O Coritiba Foot Ball Club foi Campeão Brasileiro em 1985 com todos os méritos. Vencemos confrontos dificílimos, ganhamos de verdadeiras seleções. Quem tiver curiosidade pesquise os elencos do Flamengo, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Santos, Fluminense, Atlético Mineiro e outros daquele ano. Vejam os nomes que compunham os elencos enxutos de 25, 26 ou no máximo 28 jogadores dos clubes brasileiros que disputaram o Brasileirão em 85. E aí, quem não era nascido ainda ou tinha 1, 2 ou 3 anos de idade vai entender a enorme dificuldade e os grandes obstáculos que tivemos que ultrapassar para levantar o caneco.
Ser Campeão Brasileiro de Futebol, seja na década de 70, 80, 90 e até nos dias de hoje não foi, não é e jamais será fácil!
O Atlético Mineiro por exemplo, ganhou o Brasileirão em 1971 e depois, conseguiu chegar ao Bi? Já lá se vão 44 anos. E o Galo é considerado um time pequeno ou um clube pequeno por isso?
O Coritiba é Grande gente! Basta mexer com as peças do tabuleiro espertamente, com certas peculiaridades sendo respeitadas, com algumas características inerentes ao futebol sendo delineadas dia após dia. Não se faz futebol em um estalar de dedos.
O futebol mudou e se modificou bastante realmente, principalmente na esfera financeira. Pesquisem por exemplo quanto o maior ídolo do futebol brasileiro na década de 80(a década em que abocanhamos com muita luta, garra e união o título do Brasileirão), o Zico, recebia mensalmente. Hoje, alguns garotos que explodem no futebol para o Brasil e para o mundo em 2 ou 3 anos, passam a receber 100 ou 200 vezes mais do que Zico ganhava. Alguma coisa está errada nisso tudo.
O futebol é um dos poucos esportes(se não for o único) em que o pobre pode sobrepujar o rico. Não se faz futebol apenas com dinheiro. Alguns sussurros no ouvido de alguns garotos feitos com propriedade, consciência e profissionalismo podem render muitos frutos dentro das quatro linhas. Um papo descontraído com os atletas falando sobre diversos assuntos e que não envolvem futebol podem ajudar a desenvolver o que chamamos de espírito de grupo. Não dizem que nenhum clube ganha campeonato brasileiro se não tiver grupo. É isso mesmo. O passo número 1 para se chegar ao título de um Campeonato Brasileiro é a "união". É lógico que não é só isso. É preciso colocar em campo um time coeso, aguerrido, bem distribuído no gramado e aproveitar bem as características de cada atleta para implantar qual será o esquema adotado pela equipe na "maioria" dos jogos do Campeonato Brasileiro. E por aí vai.
É perfeitamente possível, um dia, o Coritiba tornar-se Bi-Campeão Brasileiro de Futebol. Fácil não foi, não é e jamais será, mas é possível sim. Onde está escrito que um clube com uma folha de pagamento de R$ 800.000,00 mensais não pode ganhar de outro com folha de pagamento de R$ 5.000.000,00 mensais? Em nenhuma cartilha do futebol isso pode ser afirmado categoricamente. Com certeza é bem mais fácil montar um elenco forte com dinheiro, mas é possível e bem possível, montar um elenco forte sem injetar tanta grana. Basta garimpar direito. Basta observar atletas que jogam em times de menor porte com olhos de lince. E claro, óbvio, desenvolver um trabalho efetivo e certeiro nas categorias de base para colher frutos, com os garotos no elenco profissional. Em 85 o elenco teve, além de jogadores vindos de outros clubes, 8(oito) pratas da casa(Gerson, André, Vavá, Hélcio, Toby, Elizeu, Gil e Luisinho).
O Coritiba venceu o rival por 2 X 0 no último domingo. Poderia, se não tivesse diminuído o ritmo após ter feito os 2 X 0, ter enfiado uma goleada histórica no rubro-negro, mas me pareceu que os atletas, pensando na continuidade do campeonato, no desenvolvimento do ano de 2015, resolveram dar uma respirada e começaram a tocar a bola. E no segundo tempo, por conta disso, acabamos tomando alguns sustos.
O Coritiba é grande gente! O Coritiba pode sim vir a ser Campeão Brasileiro de Futebol novamente, desde que, como escrevi, adotem-se medidas coerentes, que o caminho da estrada, principalmente nas curvas, seja feito com perspicácia, e até com certa malandragem temperada com o bom coração, com parceria(não é a parceria comercial, marketing, etc... que estou me referindo) nas coisas das quatro linhas. Técnico nenhum, Coordenador nenhum, seja das categorias de base, seja do "profissional", deve fazer seu trabalho apenas dentro de 4 paredes, de um escritório ou coisa que o valha. A coisa começa nas concentrações, nos vestiários, nas viagens, na chegada e na saída dos atletas para os treinamentos, e obviamente dentro das "quatro linhas". É nesse ambiente que o Diretor de Futebol, que o Coordenador, que o Técnico e sua Comissão precisam arregaçar as mangas, agir com a cabeça e até com o coração(em determinadas ocasiões) e aí quem sabe possamos ver o Coritiba Bi-Campeão Brasileiro de Futebol.
Resolvi escrever isso porque tenho ouvido muito, várias pessoas falarem que o Coritiba jamais será Campeão Brasileiro de Futebol novamente. O futebol é um dos únicos(se não for o único) esporte em que o pobre pode ganhar do rico. Falta de dinheiro dificulta sim, mas mesmo com a grana curta dá para montar um elenco competitivo.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)