Após a realização de seis rodadas do campeonato brasileiro de 2013, o Coritiba é o único invicto entre os 20 clubes que disputam o brasileirão. Isso mostra que o Coxa está no caminho certo. Em um campeonato brasileiro, que é um dos mais difíceis do planeta, manter-se invicto, sem perder um jogo sequer em seis disputados, não é para qualquer elenco. Cito elenco porque em um campeonato longo, ter um time só não basta. É preciso ter vários atletas, além dos 11 que entram jogando as partidas, em condições de desempenhar bem o papel dentro de campo, quando são convocados para isso.
No último sábado pudemos ter uma pequena amostra disso. Éverton Costa entrou e foi muito bem, dando maior poder de fogo ao time, que reagiu e chegou ao empate, após estar perdendo por 2 X 0, graças a Vanderlei, que defendeu bolas dificílimas, inclusive um pênalti. Chico saiu contundido e quem entrou no lugar dele foi Emerson, que assim que retomar sua condição física e técnica ideal, poderá perfeitamente ser um dos titulares da equipe.
Isso já passou. É preciso pensar na próxima batalha. O próximo adversário faz com que a partida, o confronto, o jogo, tenha um contorno um pouco diferente dos demais. O oponente será o nosso rival regional.
Para a sétima rodada, o Coritiba já terá a disposição, novamente, Geraldo, que acertou a renovação de contrato por mais 2 anos e caso Iberbia passe a constar no BID, também será mais um que ficará a disposição da Comissão Técnica.
Assim, o Coritiba vai se encorpando melhor para o campeonato brasileiro que é longo e exige muito de cada atleta. Fatalmente muitas contusões acontecerão, suspensões provavelmente ocorrerão, em função de cartões amarelos e vermelhos e ter atletas em profusão, com condições de atuar é imprescindível.
O próximo adversário ainda não venceu nenhum jogo quando o mando foi seu e conseguiu ganhar apenas uma partida das seis disputadas. E a única vitória aconteceu no apagar das luzes. E notem que nessa única partida vencida pelo rival, eles tomaram 3 gols. Parece que a defesa deles está com algum(ns) problema(s). Se o Coxa explorar esse fato pode tirar proveito disso e marcar mais 3 pontos importantíssimos na tábua de classificação.
A preparação para o clássico já começou. Ela precisa ser feita com cuidado, atenção e dedicação. Aliás, esses 3 fatores, somados a muita garra e inteligência, devem obrigatoriamente se fazer presentes quando a bola rolar nessa que será a sétima partida do Verdão no campeonato brasileiro.
Obviamente que jamais se pode menosprezar qualquer adversário e seja ele quem for, é preciso respeitar. Não é porque o adversário é o VICE-LANTERNA do campeonato brasileiro até aqui, que o jogo está ganho. Nenhuma partida possui vencedor na véspera ou antes da bola rolar.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)