Contusões.
O Coritiba está sofrendo com a ausência de alguns jogadores. E a coisa vai se estender, em alguns casos, por mais algumas rodadas e em outros por pelo menos mais uma rodada.
Primão e Lucas Mendes já fizeram exames de ressonância e ficou constatado que ambos ficarão de fora das partidas do Coxa por pelo menos mais duas semanas. Provavelmente acabe levando mais tempo ainda, pois eles terão que recuperar a forma física depois que se recuperarem clinicamente.
Roberto fica de fora contra o Internacional.
Émerson já está à algum tempo sem participar dos jogos e deverá ficar de fora mais alguns, até que se recupere fisicamente.
Éverton Costa é outro que está sem poder participar das partidas.
E agora, para completar, Éverton Ribeiro está suspenso e não pode ir para o jogo frente ao time dos pampas.
Não vou nem citar outros atletas que estão fora de combate à um considerável tempo.
Dizer que isso não interfere seria não possuir poder algum de análise.
Dizer que outros times estão passando por isso também e que não justifica afirmar que o Coritiba sem esses atletas não poderia ou não conseguiria imprimir o mesmo ritmo, seria no mínimo, falta de bom senso.
Qual Comissão Técnica não queria ou não quer ter à sua disposição jogadores como Primão, Lucas Mendes, Émerson, Éverton Costa, Roberto ou Éverton Ribeiro e diria que não contar com eles não dificultam as coisas de modo algum.
Mas, o Brasileirão não vai parar, não terão rodadas adiadas em função do Coritiba não poder contar com meia dúzia de atletas. O Campeonato Brasileiro está em andamento e será dada a largada do segundo turno.
A única coisa que se pode fazer é somente lamentar as ausências desses atletas.
No mais, é quebrar a cabeça para mandar a campo um "11" competitivo e poder montar um banco de reservas com atletas que possuam condições de mudar o panorama de uma partida, caso isso seja necessário.
Facilidade em qualquer jogo do campeonato brasileiro não existe. Engana-se quem pensa que jogar contra a Portuguesa, contra a Ponte Preta, Náutico ou Atlético(GO) é mamão com açúcar. Além de não ser mamão com açúcar, tem que ficar atento para não pintar um tempero salgado demais.
E como disse, o brasileirão está rodando, está em pleno andamento e o próximo adversário é nada mais nada menos que o Internacional de Porto Alegre.
O Inter possui um elenco numeroso e com muita qualidade. Fazem parte do elenco do time gaúcho, alguns atletas que estão acima da média de muitos atletas que compõem os elencos de diversas equipes que disputam o brasileirão 2012. Se formos comparar o elenco do Internacional com o elenco do Atlético(GO) ou com o elenco do Sport, por exemplo, localizaremos que a discrepância é enorme, que as diferenças são inúmeras.
Será que o elenco atual do Coritiba hoje pode ser comparado ao elenco do Internacional sem deixar a sensação de desigualdade em nosso pensamento ou em nosso "peito".
Ainda bem que o futebol não é como a matemática. No futebol nem sempre 2 + 2 dá 4. O futebol é imprevisível. Se fosse previsível nós já poderíamos jogar a toalha e dizer para o Internacional nem se deslocar da capital gaúcha para a capital paranaense. Não haveria essa necessidade. Era simplesmente acrescentar mais "3" pontinhos na tábua de classificação a favor do colorado.
É um jogo difícil para o Coritiba. Claro que é. E aliás, já frisei acima que no campeonato brasileiro não existe jogo fácil. Então será mais um entre tantos e tantos jogos que o Coxa terá pela frente. E não tem essa de jogar a toalha. Jogar a toalha é coisa de "fraco". O mundo é dos fortes. E o Coritiba é "muito forte".
Mesmo com tantos desfalques quem vai afirmar que o Coritiba já perdeu o jogo para o Internacional e quem se arrisca a dizer que o Coxa não possui possibilidades de sobrepujar o próximo adversário na primeira rodada do segundo turno que se iniciará.
Eu não tenho bola de cristal, nem varinha mágica para afirmar que o Coritiba vence o Internacional.
E também não tenho poderes para afirmar que o Coritiba perde para o Inter no Couto Pereira.
Vamos fazer o seguinte: vamos deixar a bola rolar e torcer muito, mas muito mesmo, para que o Coxa reúna forças para ultrapassar esse grande obstáculo denominado Internacional.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)