É difícil!
Mas não é impossível!
Vencer o Bahia lá nunca foi, não é e nunca será tarefa fácil, mas é perfeitamente possível!
Após termos entrado em campo diversas vezes pelo brasileiro com um time considerado não titular e por isso termos deixado de marcar mais pontos até aqui, agora acredito que começaremos a creditarmos mais pontos na contabilidade coxa-branca na tábua de classificação.
Após o aperto no coração e o sofrimento pela não conquista do título da Copa do Brasil e isso ter influenciado no rendimento da equipe nos dois últimos jogos do Coxa pelo brasileiro, acredito que o rendimento da equipe coritibana vai melhorar.
Nosso time, como a maioria das equipes que disputam o brasileirão 2012(salvo algumas poucas exceções), possui sim certas deficiências. Mas isso não quer dizer que mesmo com essas carências não possamos ter rendimento satisfatório e começar a colecionar vitórias.
Já estamos à 7 jogos sem vencer, computando partidas do brasileiro e mais as duas últimas pela Copa do Brasil.
Chegou o momento de acabar com essa sequência negativa e vencer.
Não podemos comparar nosso elenco à elencos como o do Atlético Mineiro, do Internacional, do Vasco ou do Corinthians na atualidade, mas se fizermos uma comparação do grupo coxa-branca com elencos como o do Flamengo, Portuguesa, Bahia, Náutico, Atlético(GO), e mais alguns, podemos afirmar que o Coritiba não está em níveis inferiores.
É óbvio que o torcedor quer sempre ganhar, ganhar e ganhar.
Time nenhum é invencível e vence todos os campeonatos que disputa. Exemplo maior que o do Barcelona não existe.
Um clube que nos últimos anos figurou em duas ocasiões na Segunda Divisão Nacional, foi apenado na última delas, tendo que jogar longe de Curitiba várias partidas(e mesmo assim conquistou o título) e como num passe de mágica retornou à Elite do Futebol Brasileiro, conquistando respeito e se projetando nacionalmente chegando à duas finais da Copa do Brasil de maneira consecutiva e aparecendo no cenário internacional como o time mais vitorioso do mundo no livro dos record com a sequência jamais alcançada por nenhuma equipe do mundo, perfazendo um total de 24 vitórias seguidas, não pode ser taxado de QUALQUER TIME, de QUALQUER EQUIPE ou de QUALQUER CLUBE.
É lógico que isso é passado, um passado recente e que deve ser respeitado. Já faziam alguns anos que o Coritiba não pintava em noticiários nacionais e internacionais de modo tão positivo. Pelo que sei isso aconteceu apenas em duas ocasiões. Uma quando abocanhou o Torneio do Povo e outra quando conquistou o título brasileiro em 1985(já lá se vão 27 anos).
Tudo isso faz parte da história coxa-branca. Uma história que é complementada pelo hexa-campeonato paranaense na década de 70 e pelo Tri-Campeonato Regional em 2010, 2011 e 2012 e por diversos outros títulos à nível estadual que alguns não valorizam muito, mas que eu valorizo bastante. Título é título e qualquer título conquistado demandou sacrifício, muita luta, inteligência e perspicácia.
Nos últimos dois anos ou dois anos e meio tivemos momentos de glória e comemoramos muito.
Agora todos imaginavam que viria mais uma conquista à nível nacional com um título da Copa do Brasil. Em duas ocasiões bateu na trave. Isso serve para demonstrar que conquistar títulos não é tão simples e tão fácil assim. Aliás, chegar a duas finais de maneira consecutiva na Copa do Brasil não é tão simples e tão fácil assim e merece pelo menos um registro e um reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos.
Ou alguém não se lembra que o Coritiba para tornar-se Campeão Brasileiro de Futebol em 1985 teve que sobrepujar adversários da grandeza de um Corinthians, de um Flamengo, de um Atlético Mineiro e de outras equipes com muito poder de fogo naquele ano, para depois decidir com o Bangu e levantar o caneco.
Alguém não cita o Bangu quando rememora o título de 1985. O Bangu com todos os méritos e com um timaço foi o vice-campeão de 1985. Não venham me dizer que o Bangu não teve méritos em tornar-se vice-campeão brasileiro de 1985. O Bangu mesmo tendo sido vice-campeão brasileiro será sempre lembrado por aquela façanha.
Pois o CORITIBA FOOT BALL CLUB também será sempre lembrado por ter sido vice-campeão da Copa do Brasil nos anos de 2011 e 2012. Também entrou para a história. Com certeza seria melhor ter conquistado pelo menos um desses títulos, mas chegar à final da Copa do Brasil de modo sequencial por 2 vezes constitui grande mérito sim.
Mas quero dizer que venceremos o Bahia lá. Não será fácil. Será com dificuldade. E muita dificuldade sim, mas marcaremos mais três pontos no Campeonato Brasileiro de Futebol de 2012.
Força Verdão!
Dá-lhe Coxa!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)