O Coritiba nas próximas rodadas terá, obrigatoriamente que vencer. Ganhando de 1 x 0 já estará ótimo, pois o importante serão os 3 pontos conquistados de modo sequencial.
Por enquanto o Coxa ainda não depende só de si. A diferença de pontos para o Londrina, adversário da última rodada da segunda volta do paranaense dentro do Couto Pereira, é de 4 pontos. Qualquer tropeço do Londrina e do Jotinha nas próximas seis rodadas e o Coxa vencendo todas, deixará o Coritiba, de depender de resultados negativos de outras equipes. Vejam que lá no início do parágrafo usei a palavra "ainda". Acredito que dentro de mais algumas rodadas o Coritiba voltará a depender somente de si, pois tanto o time do Parque Barigui como a equipe do norte paranaense devem tropeçar.
O adversário da vez é o Paraná Clube. O Paraná já à algum tempo vem passando por situações inusitadas, difíceis e cheias de obstáculos. E para deixar o panorama deles mais sombrio ainda, vários atletas do Paraná Clube não poderão atuar contra o nosso Coxa em virtude de suspensões por cartões. É óbvio que isso torna o trabalho alvi-verde mais ameno.
Só que nada disso pode levar a qualquer tipo de esmorecimento por parte do Coxa. O pensamento deve estar focado unicamente na vitória. Independentemente do que está acontecendo do lado de lá é entrar no domingo e fazer a lição de casa, vencendo a partida e se possível com grande exibição e rendimento melhor do que foi apresentado no segundo tempo do jogo anterior contra o J. Malucelli, que pode ser considerado como bom.
Buscar um melhor rendimento, rumar no sentido de se conseguir um bom padrão de jogo, com ampla mobilidade dos atletas em campo, confundindo a marcação adversária, deve ser o objetivo. Estamos disputando o campeonato paranaense, cujo nível esse ano, está bem abaixo do que poderia ser, mas ao mesmo tempo vislumbra-se um futuro próximo. Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro estão se aproximando, e os jogos do nosso regional podem servir de base interessante para as competições nacionais. Assim, a produtividade precisa ir se acentuando de modo positivo jogo a jogo.
O elenco coxa-branca possui atletas de boa envergadura técnica e não tem como dizer que Victor Ferraz, Leandro Almeida, Émerson, Willian, Sergio Manoel, Gil, Robinho, Lincoln, Alex, Deivid, Rafinha, Keirrison, Botinelli e mais alguns são maus jogadores. Esses que citei e mais alguns atletas possuem condições amplas de vestir a camisa alvi-verde e podem nos dar muitas alegrias sob o comando da Comissão Técnica que aí está. Mas, mesmo assim, em função do Campeonato Brasileiro ser um campeonato longo e caso o Coxa consiga ir vencendo fases na Copa do Brasil, o número de partidas será enorme e com isso o desgaste dos atletas por si só já é inevitável e é preciso considerar ainda a possibilidade de contusões, gripes, complicações estomacais, viroses, problemas particulares e muitos outros.
A folha de pagamento coxa-branca hoje é alta para padrões paranaenses e sabemos que contratar atletas acima da média, a partir de agora, é complicado, mas o Coritiba precisa, na minha opinião de mais 3 atletas para compor nosso elenco. Prevenir é melhor do que remediar. Esses 3 atletas, logicamente, não poderão ser atletas de ponta do cenário nacional ou internacional, em função dos valores financeiros em voga, mas alguns atletas de bom nível podem ser encontrados ainda. É algo que precisa ser pensado e encaminhado na minha ótica, com vistas às competições nacionais.
Enquanto isso, a vitória do Coxa sobre o Paraná Clube precisa acontecer. Como ela acontecerá não sei, mas é condição imperativa que ocorra. É óbvio que se a vitória acontecer com um ótimo rendimento e uma bela exibição será muito melhor.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)