O empate conseguido a duras penas em Caxias, no Rio Grande do Sul, contra o Internacional, obviamente não foi, o que todos queríamos, mas ele não pode ser considerado péssimo. Dos males o menor, o Coritiba trouxe um pontinho na bagagem.
Dois atletas apenas, atuaram em patamares aceitáveis: Vanderlei, que com defesas importantíssimas, garantiu o "zero" no placar e Carlinhos que corre, se movimenta, parte pra cima dos adversários e luta como um "leão" em campo, apresentando uma técnica apurada, efetuando dribles nos adversários e indo em direção ao campo de jogo do oponente.
Dentro do que foi o jogo, com o Internacional finalizando mais de 30 vezes e o Coritiba apenas 5, o empate ficou de bom tamanho e foi até injusto. Na realidade, vários foram os lances de gol perdidos pelos atacantes do Inter. Em um desses lances, com Vanderlei totalmente batido, Leandro Damião sozinho, raspou de cabeça e a bola foi pela linha de fundo. O Coxa ainda levou uma bola na trave e Vanderlei, como dissemos, teve que intervir várias vezes, praticando defesas dificílimas. Se tivesse que haver um vencedor na partida, esse teria que ser o Internacional. O Coritiba pouco chegou e apenas em uma cobrança de falta de Alex, quando a bola raspou a trave e foi de encontro as redes pelo lado de fora e em um escanteio cobrado, também por Alex, quase que se configurou um gol olímpico. Mas foi só isso, nada mais além do que essas duas bolas e diga-se de passagem, ambas, de bola parada. Com a bola rolando, o Coritiba não consegue construir jogadas.
O pontinho conseguido, lógico, deve ser valorizado, ainda mais da maneira que esse "ponto" foi somado aos "41" anteriores. O Coxa, agora tem 42 pontos e está "cabeça a cabeça" com o Fluminense, porém perde em número de vitórias: o Flu tem 11, enquanto o Coritiba tem 10 e por isso o alvi-verde paranaense ainda está na ZR, ocupando a 17ª posição na tabela.
A Ponte Preta vencia o Grêmio, o que iria amenizar o estado agonizante do time de Campinas, porém a Macaca cedeu o empate e agora dificilmente escapa da degola. Bom resultado para o Coritiba. O Criciúma não conseguiu passar pelo Vitória e ficou no 1 X 1. Resultado que pode ser considerado bom para as pretensões alvi-verdes. O Fluminense perdeu para o Santos e também auxiliou o Coritiba. Já o Vasco, que vem rodada a rodada, conseguindo pontos importantes venceu mais uma vez e fez 2 X 1 no campeão brasileiro de 2013. Mal resultado para o Coxa. O Bahia fez 1 X 0 na Portuguesa e Fernandão guardou mais um e assim o time baiano vai conseguindo ficar um pouco mais longe da ZR. Mal resultado para o Coxa.
Diante desse panorama, a próxima batalha que será contra o Botafogo, que briga por vaga na Libertadores, dentro do Couto Pereira terá obrigatoriamente que ser o jogo do "ano" para o Coritiba. Não existe outro resultado, se o Coxa quiser permanecer na Série A, que não seja a vitória. Como marcar os 3 pontos? Se jogar como vem jogando, fatalmente a vitória não virá. Se esse é ou será o jogo do ano para o Coritiba, é preciso entrar em campo com "Sangue nos Olhos", com o "coração no bico da chuteira", com "motivação", com "vontade" e com "determinação", muita "raça" e "lutar" até o fim.
É "Vencer ou Vencer"!
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)