Jamais alguém imaginava que a Chapecoense golearia o Fluminense sendo o mando de jogo da equipe carioca. E contrariando todos os prognósticos, previsões, palpites e suposições, a Chapecoense venceu de maneira contundente e categórica o time das Laranjeiras.
Com isso, se o Coritiba mesmo antes desse resultado acontecer, tinha que vencer o Palmeiras, agora, mais do que nunca, a vitória coxa-branca terá, de um jeito ou de outro, que ocorrer.
Entendo que Botafogo, Bahia e Criciúma já estão na Série B, mas falta um integrante para completar o bloco dos times rebaixados. Ao meu ver 4 clubes brigam, nessas 3 últimas rodadas, para não ser o quarto integrante da Segundona Nacional em 2015. Chapecoense, Palmeiras, Vitória e Coritiba, um desses 4 juntar-se-á à Botafogo, Bahia e Criciúma.
Caso o Coritiba vença o Palmeiras, dependerá exclusivamente de si nas duas últimas rodadas. Um empate diante do alviverde paulista e o Coxa não dependerá apenas de si nas duas últimas voltas do Brasileirão, com o complicado adendo de ter na sequência, em Minas Gerais, o bom time mineiro pela frente.
Vencendo Palmeiras e Bahia penso que o Coritiba estará na Série A em 2015. Um empate em qualquer um desses confrontos pode significar Série B no ano que vem.
O Bahia é ou será papo para daqui alguns dias. O adversário da vez é o Palmeiras e o Coritiba tem ou terá que enfiar bola ou bolas nas redes do time paulista, custe o que custar. Só que mesmo que a situação esteja complicada, desespero não levará a lugar algum, ou melhor, o desespero poderá levar o Coritiba para algum lugar, ou seja, Série B.
Fustigar o Palmeiras sim, com certeza, entrar com tudo para cima do Palmeiras sim, mas de modo consciente, equilibrado e com maturidade. Ir pra cima atabalhoadamente e tomar o 1 X 0 em um contra-ataque, será o pior e aí o "desespero" estará instalado.
Por isso, acho que o Coritiba precisa entrar com 3 zagueiros. Os Alas poderão ter, com essa formação, uma maior liberdade para tornarem-se os primeiros atacantes em "alguns lances". E, se entrar com 3 zagueiros, obviamente que não dá para escalar 3 volantes. Jogando com 3 zagueiros, quem sabe 1 volante apenas possa resolver o problema.
Essa vitória da Chapecoense não estava no script , mas já é passado, já aconteceu e agora não resta outra alternativa a não ser pensar e trabalhar corretamente, se preparar adequadamente para o futuro próximo. E o futuro próximo, bem próximo aliás, chama-se Palmeiras.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)