O Coritiba não jogou um belo futebol. Aliás, em 2015 o Coritiba jamais jogou um belo futebol. Fez algumas boas apresentações contra Grêmio pelo Brasileirão quando venceu, frente ao Cruzeiro e no ****TIBA.
Esse resultado magro do Coritiba frente a Chapecoense, com "uma vitória na conta do chá" fez o nosso alviverde somar mais 3 pontos na tábua de classificação e no atual momento é o que vale.
No primeiro tempo o Coritiba jogou razoavelmente e andou chutando algumas bolas em gol. Em uma delas, em uma boa jogada de Henrique Almeida(esse cara é bom jogador), o nosso Coxa abriu o marcador, placar que permaneceu até o apito final do árbitro.
No segundo tempo, a Chapecoense mandou no jogo e em um cabeceio do seu atacante quase chegou lá. Mas também não dá pra dizer que a Chape merecia o empate. O domínio da Chape foi mais territorial do que objetivo. Ruy poderia ter chegado ao nosso segundo gol. Carlinhos cruzou muito bem e Ruy teve o gol a sua frente, mas não foi feliz na finalização e acabou chutando por cima da meta.
Como escrevi, no primeiro tempo o Coritiba jogou razoavelmente e no segundo tempo a Chapecoense exerceu domínio territorial com mais posse de bola, porém não soube tirar proveito desse domínio.
Do jeito que a coisa estava, agora melhorou um pouco. O Coritiba conseguiu enfileirar 3 vitórias seguidas e para quem tinha ganho apenas 2 partidas em 17 rodadas, a performance melhorou.
A coisa estava tão ruim que mesmo com 3 vitórias seguidas o Coritiba não deixou a "ZR".
Hoje o Coritiba é o 17º colocado e está à 1 ponto do 16º e 2 pontos do 14º e 15º colocados.
Pela frente, 2 jogos frente ao Grêmio, um pela Copa do Brasil no meio de semana e outro pelo Brasileirão no próximo final de semana.
Como na Copa do Brasil, o Coritiba perdeu a chance de ir jogar nos pampas com alguma vantagem, apenas um milagre pode fazer o nosso Coxa avançar de fase na competição.
Já pelo Brasileirão, após essa reação iniciada com 3 vitórias de modo consecutivo, seria ótimo nosso Coxa vencer a quarta em cima do tricolor gaúcho.
O adversário será o mesmo tanto em uma como em outra competição, mas o clima para cada jogo é bem diferente.
O ideal, obviamente seria o Coritiba vencer os 2 confrontos. Mas, diante das dificuldades que teremos no Rio Grande do Sul, até um empate na segunda partida não poderá ser considerado ruim. Só não dá, claro, para entrar tanto na Copa do Brasil como e principalmente no Brasileirão pensando apenas em um empate.
A "vitória na conta do chá" sobre a Chapecoense foi importantíssima e com ela o Coritiba continua respirando na competição, servindo como um alento e como esperança para ainda continuarmos na Série A, bem diferente do Vasco por exemplo, que está afundado na lanterna do campeonato sem esboçar nenhuma reação.
Avante Coritiba!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)