Em 1985, à quase 28 anos atrás, o CORITIBA FOOT BALL CLUB sagrou-se CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL.
Pouquíssimos torcedores do Coritiba acreditavam que aquela proeza poderia ser possível. Aliás, não somente os torcedores do Coritiba, não imaginavam que o Coxa poderia conquistar o cetro máximo, como também, a própria imprensa paranaense jamais sonhava que o inusitado fato pudesse vir a acontecer na época. Pois, pasmem os senhores, a coisa aconteceu mesmo e permanece viva na lembrança de todos que presenciaram aquilo tudo. E os que não presenciaram, que nasceram em 1985, 1986 e por aí vai, sabem que esse fato um dia ocorreu. Ficou para a história do futebol paranaense, brasileiro e mundial. O Coritiba Foot Ball Club foi o primeiro time, a primeira equipe, o primeiro "elenco", o primeiro clube do estado do Paraná a tornar-se Campeão Brasileiro de Futebol e isso ninguém mais consegue tirar. Isso ficou marcado para todo sempre. Existe sim outro time paranaense que sagrou-se Campeão Brasileiro de Futebol, mas o "primeiro" clube do estado do "Paraná" a sagrar-se Campeão Brasileiro de Futebol, foi o CORITIBA FOOT BALL CLUB.
Osvaldo Sarti e o Tio Mário foram os massagistas campeões, o "seu Adelino", o roupeiro campeão, e três técnicos foram campeões: Dino Sani, Krueger e Ênio Andrade. E o elenco do Coxa em 1985 e que se sagrou CAMPEÃO, foi composto por 25 atletas que os verdadeiros torcedores coxa-brancas sabem nominar um a um.
Mas sinceridade, ninguém dizia e ninguém imaginava que em "1985", o Coritiba seria Campeão Brasileiro de Futebol. E foi. Ou quem sabe alguns pouquíssimos torcedores, aqueles verdadeiros torcedores de alma, coração, cabeça, corpo e membros nutriam sim alguma esperança de que um dia o Coritiba pudesse ser Campeão Brasileiro de Futebol. E foi.
Mas como dizem alguns, isso é passado. Já foi. Já passou. Passou, foi, mas continua marcado na história do futebol paranaense, brasileiro e até mundial. Queiram ou não queiram alguns, admitam ou não admitam alguns, o CORITIBA foi e "É" o "PRIMEIRO" Campeão Brasileiro de Futebol do estado do Paraná.
E olha que o Coxa não ganhou de "timinhos". O São Paulo de Oscar e Companhia que o digam. O Cruzeiro com seus 5, 6 ou 8 craques da época que o digam. O Atlético Mineiro de Luisinho, Éverton, Edivaldo, Renaldo e mais alguns atletas de grande renome na época que o digam. O Corinthians não menos qualificado que o diga. O Grêmio e o Internacional com seus times guerreiros que o digam. O Fluminense(nosso próximo adversário no brasileirão atual que o diga). O Flamengo de Fillol e muitos outros gênios da bola. E por aí vai...um a um o Coxa foi sobrepujando a todos, até chegar a grande final contra o Bangu(que alguns querem desmerecer, mas que era um "timão") de Marinho, Arthurzinho, Mario, Ado, tinha um xerifão na zaga e outros e outros.
São apenas alguns poucos detalhes(existem outros e muitos e muitos outros)daquele campeonato conquistado pelo Coritiba com muita garra, perspicácia, dedicação, determinação e inteligência.
Alguém duvida que aquela história possa se repetir agora, depois de quase 28 anos(bom...quando o brasileirão terminar esse ano já terão passados os 28 anos)? Será que não dá, em hipótese alguma para o Coritiba ser campeão mais uma vez e tornar-se Bi-Campeão Brasileiro de Futebol?
Alguns dirão: o tempo é outro, a realidade é outra. A diferença de 1985 para 2013 em termos futebolísticos é enorme. O Marketing é outro. O futebol agora é diferente daquela época e por aí vai.
Pois olha pessoal. Com tudo isso, com todas essas diferenças, eu penso que é possível sim o Coritiba conseguir um novo título brasileiro de futebol.
Na primeira rodada, tal e qual nos defrontamos nas semi-finais de 1985, o Coritiba jogou contra o Atlético Mineiro e venceu. Alguns dirão: ah...mas o Galo não jogou completo. Não atuaram Marcos Rocha, Leandro Donizete(opa...esse já jogou no Coxa), Ronaldinho Gaúcho e Jô. Mas e quais foram os atletas que participaram da partida em substituição a esses que citei? Um time, um clube para ser Campeão Brasileiro de Futebol precisa ter elenco. E o Galo tem esse elenco. Entraram jogadores qualificados. Não foi o Joãozinho da esquina que atuou no lugar de Ronaldinho Gaúcho ou de Leandro Donizete por exemplo. O fato é que o Coritiba ganhou. Foi no final sim. E aconteceu após a participação de 2 atletas que estavam no banco do Coxa. Lincoln cruzou e Arthur marcou. Só esse fato demonstra que o "banco de reservas" do Coritiba possui sim algum valor, que o elenco tem qualificação. Eu diria que o elenco coxa-branca é bom. Precisa, claro, de alguns ajustes, talvez de mais uns 3 ou 4 atletas, mas o elenco atual do Coritiba não é ruim. Possui sim qualificação.
Veio a segunda rodada e o Coritiba empatou com o Bahia lá em Pituaçu. Alguns desconjuraram e disseram: o Coritiba tinha obrigação de ganhar. Como assim? O jogo foi lá no estado da Bahia. Será que o empate fora de casa é tão ruim assim? Outros disseram: esse time do Bahia fede de ruim, perdeu de 7 X 3 para o Vitória. Pois é, na rodada seguinte o Bahia foi lá nos Pampas e abocanhou o Internacional "literalmente". Ganhou de 2 X 1. E olha que não fez o segundo gol quando o jogo estava em 1 X 1. O Inter foi fazer o seu golzinho bem após o Bahia já haver assinalado o segundo gol.
Veio o terceiro jogo. Também fora de casa. E lá contra o Goiás. O Goiás que na estréia havia tomado 5 "cocos" do Cruzeiro, mas que na segunda rodada vencia o Corinthians por 1 X 0 e acabou cedendo o empate no finalzinho do jogo. E olha que o gol do Corinthians não aconteceu assim, de jogada tão trabalhada, foi meio que no abafa.
O Coritiba conseguiu fazer 1 X 0 no Goiás. Antes disso, o Goiás perdeu 2 chances claríssimas de balançar a nossa rede. E cá entre nós: o Vanderlei ao meu ver foi o melhor homem em campo. Vanderlei fez defesas milagrosas. Mas, poderíamos sim ter segurado o resultado. Será que "se" o Coxa tivesse segurado a bola um pouco mais, tocado a redonda de pé em pé, procurando desestabilizar o adversário, não teria conseguido mais uma vitória? É...quem sabe. Só que o "SE" não joga. São hipóteses. Mas que talvez fosse possível...será?
Pois bem, mas onde quero chegar?
Entendo que o Coritiba, pode, quem sabe, como em "1985" que ninguém(ou "quase" ninguém) acreditava, ser novamente Campeão Brasileiro de Futebol sim.
Fácil, simples, todos sabemos que nunca foi, não é e jamais será ser Campeão Brasileiro de Futebol. Mas e quem arrisca dizer que isso é impossível?
Com alguns ajustes, entendo que dá. Vejam que o Coxa conseguiu uma grande vitória contra o Atlético Mineiro. O Bahia que todos davam como "favas contadas" surpreendeu o Internacional em pleno reduto dos homens, nos "pampas". E digo pra vocês: esse time do Goiás não é ruim não.
Quem sabe possamos fazer uma corrente "forte" e um "pouquinho" otimista e venhamos a contribuir positivamente com o sonho de vermos nosso time BI-CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL.
A certeza que seremos, mais uma vez, CAMPEÕES BRASILEIROS DE FUTEBOL, não temos, mas se nós que somos torcedores do Coritiba não acreditarmos que isso é possível, quem acreditará?
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)