Escrevi antes da façanha do Coritiba vencendo o Galo e com muita propriedade, que o Atlético Mineiro possui um dos melhores elencos desse Brasileirão. Quem, qual clube, qual time, qual elenco, qual técnico, pode se dar ao luxo de ter à disposição no banco de reservas, atletas do nível de Robinho, de Fred e de outros tantos, tendo no "11" que inicia a partida outros atletas de excelente qualidade.
O Coritiba, bem montado no gramado, não deu espaços para o Galo impor em campo a qualidade superior que possui analisando o elenco deles e o nosso.
O Coritiba se impôs nas quatro linhas, jogou com muita garra, com muita vontade e com inteligência.
Carpegiani teve coragem para mandar a campo um "11" bem diferente do que a maioria imaginava que pudesse ser o time que iniciaria a partida.
Rafhael Veiga surpreendeu a todos também, teve excelente atuação(bem diferente das suas últimas apresentações) e fez um golaço que abriu as portas da vitória alviverde.
Dodô, que venho escrevendo já há algum tempo, tem bom potencial, entrou fazendo uma nova função e deu conta do recado.
Kazim que entrou no segundo tempo, deu um outro tom ao jogo. Kazim não é craque, mas contra o Galo, fez um partidaço. No lance do 1º gol disputou a bola de cabeça e serviu ao Veiga e no 2º gol buscou a bola com sede, ganhou do adversário e sofreu o pênalti.
Em um jogo desses, com uma atuação acima da média do Coritiba como um todo, comparada com algumas atuações anteriores da equipe nesse Brasileirão que não convenceram ninguém, não seria indicado elogiar este ou aquele atleta individualmente, porque o Coritiba frente ao Galo jogou realmente como uma equipe e venceu com toda a justiça. Mas, alguns atletas do Coritiba se sobressaíram e de um jeito ou de outro a gente acaba comentando. A dupla de zaga esteve perfeita, os laterais/alas, tanto quem entrou jogando como quem entrou no decorrer da partida, não deixaram o Galo costurar algo no campo. O meio de campo a começar pelo volante Amaral(que não vinha bem no campeonato), fez o que tinha que fazer e os atacantes incomodaram o tempo todo a defensiva mineira. O Coritiba jogou no abafa e deu poucos espaços ao Galo. Certíssimo, pois quando se joga contra um time, frente a um elenco, que teoricamente é superior, é assim mesmo que precisa se buscar atuar. Vejam que usei os termos "precisa se buscar atuar". Existe uma grande diferença entre precisar atuar de tal modo e conseguir se atuar da forma que se almeja. Frente ao Atlético Mineiro o Coritiba conseguiu o objetivo. Quero crer que foi a melhor atuação do "elenco" do Coxa nesse Brasileirão.
Antes desse confronto, todos queríamos que o Coritiba vencesse o Galo, mas todos sabíamos, antes da partida que existia um obstáculo enorme a ser ultrapassado. O desafio era enorme. Agora, após os 2 X 0 impostos em cima de um dos melhores elencos do Brasileirão, estamos aliviados, 3 pontos importantíssimos foram conquistados.
Ocorre que esses 3 pontos só terão realmente importância se o Coritiba vencer na próxima rodada, o "Santa Cruz", que é o penúltimo colocado na competição até o momento. Esse alívio na questão rebaixamento veio, mas caso o Coxa não vença o Santa Cruz, o incômodo pode voltar. É hora de canalizar todas as energias para o próximo desafio. Assim como antes do jogo contra o Galo, todos imaginávamos que seria um confronto dificílimo, e a vitória veio, não é momento de pensar que o jogo frente ao Santa Cruz está ganho. Na teoria, claro, vencer o Santa Cruz seria, é e pode até ser mais fácil do que vencer o Galo, porém ninguém ganha jogo na véspera. O Coxa tem que buscar repetir a atuação que teve frente ao Atlético Mineiro e assim buscar vencer o clube pernambucano e espantar cada vez mais o fantasma do rebaixamento.
Os 3 pontos conquistados contra o Atlético Mineiro só tornar-se-ão realmente importantes caso o Coritiba conquiste também os 3 pontos frente ao Santa Cruz.
Não dá para relaxar. Não se pode relaxar e achar que porque venceu o Galo, tudo está resolvido quanto ao rebaixamento. Nada disso, ainda tem muita água para passar debaixo da ponte.
Parabéns Coritiba pela vitória diante do Galo, mas atenção Coritiba é momento de abrir o olho frente ao Santa Cruz, concentrar-se totalmente para esse próximo jogo!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)