Empatar em casa com clubes como São Paulo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Internacional e outros de maior envergadura pode ser considerado normal. Esses clubes que citei e alguns outros tidos como grandes com certeza podem vencer equipes como Chapecoense, Figueirense, Sport e alguns outros de menor porte na casa deles. Esse raciocínio explica porque empatar com grandes em casa não é tão ruim assim, quando se briga única e tão somente para permanecer na Série A.
Como o Coritiba dos últimos anos tem brigado apenas para não cair em se tratando de Campeonato Brasileiro o raciocínio é esse mesmo. Não pode é perder para São Paulo, Palmeiras, Atlético Mineiro e outros considerados grandes, em casa.
Vejo que o Coxa em 2016 vai ser novamente coadjuvante no Brasileirão e lutará com aquilo que tem, para permanecer na Série A e nada mais do que apenas isso.
Vencer em casa equipes do porte de Figueirense, Chapecoense(opa, pra esse o alviverde já perdeu em casa), Sport, Santa Cruz, Vitória, América(MG) e Ponte Preta, se o Coxa não quiser cair para a "B", é obrigatório.
Claro que não resolve ganhar apenas esses 7 jogos. O número mágico para um clube não passar a figurar na Segundona Nacional é 46. Mas se não ganhar essas 7 partidas em casa assina o atestado para o rebaixamento.
Até agora dos 3 jogos realizados em casa o alviverde paranaense venceu o Cruzeiro, empatou com o São Paulo e perdeu para a Chapecoense. O Coritiba foi derrotado justamente por aquele time que tinha que obrigatoriamente vencer em casa.
Com esse péssimo resultado diante da Chape em casa, o clube catarinense hoje soma 10 pontos na classificação e o Coritiba tem apenas 4. Caso o Coxa tivesse vencido a Chapecoense em Curitiba, a Chape teria hoje 7 pontos e o Coritiba teria os mesmos 7 pontos e não seria o vice lanterna da competição.
O Coritiba terá que recuperar esses pontos perdidos em casa para a Chapecoense de algum modo. Se não recuperar a coisa ficará mais difícil ainda quanto ao não rebaixamento. Ganhar lá da Chape torna-se praticamente obrigatório.
Bom, a derrota para a Chape em casa já aconteceu. Agora tem que pensar no que vem pela frente.
O próximo adversário é o Sport. Não precisa nem raciocinar para se escrever que ganhar do Sport é mais do que obrigatório. Um novo tropeço em casa diante do Sport complicará ainda mais o panorama.
"Aproveitar o fator casa é imprescindível para o Coritiba".
Ganhar de Santos, Grêmio, Corinthians e alguns outros fora de casa na atual conjuntura, com o elenco que temos teria sido um prodígio. E olha que contra a dupla paulista, com um pouco mais de experiência, mais esperteza, dois prodígios poderiam ter sido conquistados.
"A importância do fator casa" para clubes que lutam desesperadamente para não cair é indiscutível!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)