A forma que um time deve jogar depende das características dos atletas que integram um elenco.
Aquele célebre ditado antigo de que "a melhor defesa é o ataque" vale para alguns clubes, para alguns elencos e principalmente para algumas equipes.
Quando se possui no elenco jogadores com determinada técnica, pode-se optar em jogar com apenas 1 meio campista marcador em sua essência, e às vezes até nenhum.
Em 1989 o Coritiba tinha no "11" que "normalmente" entrava jogando um meio campo formado por Osvaldo, Serginho, Carlos Alberto Dias e Tostão. Qual desses 4 jogadores que citei possuía o cacoete de marcador?
Em 1985 o Coritiba durante o transcorrer do Brasileirão passou a ter no meio campo, "normalmente" no "11" que entrava jogando, Almir, Marildo e Toby. Dos 3, Toby é o que saía mais para o jogo, com Almir tendo uma excelente saída de bola(Almir dificilmente errava um passe)e Marildo era aquele jogador essencialmente marcador.
A formação do 11 titular de 1985 e a formação do 11 titular de 1989 possui diferenças e ninguém que entende de futebol vai discordar disso.
Os elencos de 1985 e de 1989, ambos eram muito fortes e não foi ou não é por acaso que permanecem na memória dos torcedores coxa-brancas.
Em qualquer campeonato, seja ele regional, nacional ou internacional, é preciso que se tenha "elenco" para poder almejar vôos mais altos.
O Coritiba do AtleTIBA foi bem diferente das 7 rodadas iniciais do Brasileirão 2015. O Coritiba da vitória de 1 X 0 sobre o Cruzeiro também foi bem diferente das 7 rodadas iniciais do Brasileirão 2015.
Hoje Ney Franco tem a sua disposição opções boas para a meiuca e acaba de passar a ter uma nova opção para a ala direita.
Algumas vezes você ter jogadores de forte marcação no meio não quer dizer que esse time é retranqueiro.
Algumas vezes você ter na meiuca jogadores sem forte poder de marcação não quer dizer que esse time vai jogar aberto, deixando o sistema defensivo vulnerável.
O futebol é interessante. Nem sempre aquilo que se pensa, aquilo que se tem no papel se configura na prática. E nem sempre aquilo que se pensa não ter traz obstáculos na prática. Basta que se movimente as peças de forma correta no tabuleiro chamado quatro linhas.
Minha preocupação é se alguns jogadores experientes que o Coritiba recém contratou vão suportar a carga de jogos do Brasileirão.
Caso alguns jogadores com idade já um pouco avançada suportem a carga de jogos, mais uma vez a "mescla" pode dar certo.
Em 2 jogos, em 6 pontos disputados, o Coritiba somou 4. Bem diferente dos 3 pontos que o Coxa somou nas 7 partidas iniciais, onde 21 pontos foram disputados.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)